Português (Brasil)

Para vestir a sua casa e morar com conforto

Para vestir a sua casa e morar com conforto

Data de Publicação: 22 de dezembro de 2017 10:47:00 Com três gerações atuando na moda casa, Modelândia Venda Nova é especialista em cortinas e tapetes

Compartilhe este conteúdo:
Rose com a mãe Zeni Satler de Aquino e a filha Érika Falqueto, representando
 as três gerações que trabalha com a moda casa.

O clima da Região das Montanhas é um convite ao conforto. Se o setor de construção já percebeu que tirar partido da temperatura e da paisagem é oferecer imóveis compatíveis, o setor da moda casa está muito alinhado com as necessidades específicas de quem mora a mais de 700 metros de altitude.

Pioneira em Venda Nova, a Modelândia  está envolvendo a terceira geração da família Satler de Aquino. Rose de Aquino Falqueto intermedia, ao continuar um projeto que começou com seus pais e tios e agora agrega o trabalho da filha Érika Aquino Falqueto.

Antenada, Rose enaltece o carro-chefe da loja: as cortinas. “Temos desde modelos simples, pré-fabricados, aos mais sofisticados e personalizados”, diz a empresária na intenção de reforçar a ideia de que vestir e deixar a casa bonita está ao alcance de todos.

Cortinas e persianas

Para tornar a casa um lugar mais confortável e atraente de se viver, a Modelândia em Venda Nova oferece cortinas pré-fabricadas, que podem passar por ajustes no atelier da Casa. São modelos com ou sem blackout, de diferentes tons e comprimentos.

Já o atelier produz peças sob medida e no modelo que o cliente precisa e quer. As produções personalizadas também oferecem um grande leque de  modelos e de preços, todas com a qualidade, que é a marca da Casa. “Primeiro temos que saber qual a necessidade da cliente: se busca conforto, quebrar a incidência do sol, decorar ou a junção de tudo. Identificando isso, apresentamos as opções”, explica Rose.

Como a produção de cortina é personalizada, Rose ou alguém de sua equipe visita o local onde a cortina será instalada para tirar medidas e também para sugerir qual é o modelo mais adequado para atender o objetivo da cliente, indicando o acessório adequado.

Dentre os acessórios que a Loja dispõe, têm os suportes de fixação, que podem ser varão ou trilho. O varão é mais popular, por se mais simples. Já o trilho pode ser único, duplo ou triplo, dependendo da utilização de forros e cortinas. O serviço de instalação é terceirizado e é executado por um profissional especializado, que tem parceria com a loja, que acompanha o resultado e faz os ajustes, se necessários.

A variedade de tecidos é uma grande aliada dos clientes na hora de compor a decoração da casa ou do espaço de trabalho (lojas e escritórios). São tecidos translúcidos ou comuns, com estampas ou lisos, como organza, voil, cambraias, linho... Têm ainda os mais pesados, com bloqueadores de luz parciais ou completos, os blackouts.

Quem exige mais praticidade e conforto pode contar com estruturas motorizadas para o manuseio, desde as cortinas de tecido às persianas especiais, como os modelos 'rolô', a romana e painel.

A rolô é uma opção muito comum para quem mora em Pedra Azul e algumas localidades de Venda Nova, onde as janelas são voltadas para as paisagens, utilizando tecidos com as tramas mais abertas, que protegem da radiação solar, deixam o ar passar, agregando conforto térmico, e ainda possibilitam que o morador aprecie a paisagem. São os chamados 'tela screen'. ‘’Temos ainda persianas com modelos mais convencionais (vertical e horizontal) e com variedade de materiais (PVC, tecido e madeira)’’, salienta Rose.

Para quem prefere produzir sua própria cortina, Rose lembra que a loja oferece uma grande variedade de tecidos. “Trabalhamos também com tecidos para estofamentos, revestimento de parede e de colchas, assim como vendemos enxovais em geral: cama, mesa e banho. Sem esquecer dos cobertores, tão necessários no frio da região.”

Enxovais

A Modelândia em Venda Nova trabalha também com itens de enxoval. “Temos dos produtos mais simples aos mais sofisticados, como lençóis comuns até os de 300 fios. As almofadas (só a capa ou cheias), tecidos de parede, toalhas ... Em fim, com poucos recursos, pode-se arrumar a casa toda com os itens da Loja”, destaca Érika, que atua mais na parte administrativa e está estimulando a mãe a incorporar novidades. “Somos referência na moda casa e temos itens para vestir todo o lar, o que pode significar muito aconchego numa região que o frio predomina a maior parte do ano.”

 Tapetes sob medida

Desde os pequenos, os capachos usados nas entradas das casas e os de banheiros e lavabos, até os de grande dimensões, os tapetes formam o segundo produto mais importante da loja. A grande novidade é a venda de tapete sob medidas fracionadas, o que facilita na decoração da casa. Temos opções com espessura fina (pelos mais baixos) aos mais grossos e felpudos, com estampas lisas e geométricas.

Três gerações

A família morava em São Paulo onde possuía um comércio de confecções e o patriarca José de Aquino, o Juca, a convite de seu cunhado José Albino Satler, veio montar uma sociedade em venda Nova.

Em setembro de 1979 inaugurou então a loja Modelândia com a oferta de tecidos, confecções e vestuário, cama, mesa e banho e variedades. Já nos primeiros anos Rose e sua irmã Zeneide se revezavam para ajudar o pai no comércio.

Como decidiu não estudar fora, Rose se dedicou ao comércio e com uma máquina de costura fazia algumas peças artesanais. "Um dia chegou um cliente à procura de tecido para cortina e, ao ver a máquina de costura, perguntou se eu confeccionaria. Minha mãe, costureira experiente incentivou e se dispôs a me ajudar na confecção e assim fizemos as primeiras cortinas", relembra Rose, como tudo começou.

A loja, hoje com 38 anos de existência, teve ponto na Av. Evandi Américo Comarela e na Domingos Perim. Com a vinda do Plano Cruzado e algumas dificuldades, os cunhados resolveram desfazer a sociedade e, em seguida, Juca decidiu se instalar na rua São Pedro, próximo à Igreja Matriz, onde possuía uma propriedade. "Meu pai vendeu o estoque da loja para começar de forma improvisada",  descreve.

Nesta nova fase, a loja Modelândia  em Venda Nova se especializou em cortinas sob medida e seu Juca ia junto ao prestar o serviço de instalação. "Eram só duas máquinas e eu e minha mãe não tínhamos hora para parar de trabalhar.     Quando meu pai faleceu no ano de 2000 eu assumi a direção da loja com o apoio do meu esposo José Helder Falqueto e da minha irmã Renata , que nas horas disponíveis  me auxiliava, pois trabalhava em outro ramo. Tinha o apoio de mais duas funcionárias.

A partir de 2015 minha filha Érika se formou em administração e veio se juntar à empresa.

Aos poucos, a Modelândia Venda Nova foi entrando cada vez mais no mercado de design de interiores, variando e indo muito além da produção de cortinas, devido à demanda dos próprios clientes.

A chegada de Érika está revigorando a Loja, que passa por reformulações. “A última palavra é sempre de minha mãe. Eu cheguei para aprender, ganhar prática e colaborar, agregando meus conhecimentos teóricos“, diz a jovem.

Novos produtos já estão na vitrine e mais novidades estão chegando. A reforma e ampliação, uma nova vitrine também faz parte do planos da Loja, que continua com o apoio de primeira geração. A avó de Érika e mãe de Rose, a senhora Zeni Satler de Aquino, continua circulando pelo atelier, dando suas dicas e ensinando o que sabe para as novas gerações de costureiras.

“Hoje agradeço à Deus, aos clientes e amigos e a minha família nesta feliz caminhada“, finaliza Rose.

Compartilhe este conteúdo: