Português (Brasil)

Pandemia, home office e dor lombar

Pandemia, home office e dor lombar

Neste momento atual de pandemia muito se alterou na rotina diária sendo que algumas mudanças ainda persistem

Compartilhe este conteúdo:

Alguns profissionais largaram os escritórios onde dispunham de ambiente adequados e iniciaram na nova modalidade de trabalho chamada ‘home-office’. Algumas outras pessoas incorporaram atividades que antes não faziam parte da rotina diária de trabalho e, agora, pela sobrecarga ou pela mudança de atividade, apareceram os sintomas.

A dor na coluna lombar é também conhecida pelo termo de lombalgia. É a segunda maior causa de consultas médicas e afastamento temporário do trabalho, sendo que a grande maioria apresenta uma auto resolução e, apenas, 1-2% necessitam de tratamento cirúrgico.

As causas mais comuns que propiciam os sintomas incluem o levantamento de peso de maneira inadequada, má postura ao deitar, sentar ou realizar qualquer atividade do dia a dia, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, envelhecimento e até fatores emocionais podem estar relacionados.

 

A dor é um sinal primário, mas pode estar associada:

- Dor que inicia de maneira súbita na região lombar;

- Irradiação ocasional para os glúteos e/ou coxas, até os joelhos ou até mesmo os pés;

- Dor que se agrava com o movimento, ao sentar-se, inclinar-se, levantar e outros;

- Dor é aliviada no repouso;

- Pode haver antecedentes de fatores psicológicos e laborais estressantes.

É preciso criar um ambiente de trabalho preparado com ergonomia e, além disto, é preciso estabelecer uma rotina de trabalho no ambiente domiciliar. Já no âmbito do trabalho externo, deve-se atentar para a postura adequada e cuidados com levantamento de pesos ou sobrecarga da coluna.

"A cadeira deve ter apoio para os braços, regulagem de altura e, preferencialmente, um apoio para a coluna lombar. Ombros e pescoço devem se manter relaxados e o monitor do computador, ajustado para que fique na altura da direção dos olhos. Isso irá evitar que a pessoa tenha que esticar, distorcer ou mexer no pescoço", comenta o ortopedista e traumatologista Lucas Almeida Campagnago. "No caso de notebooks, pode usar livros para elevar altura da tela e acessórios periféricos para substituir o teclado e o touchpad. Os pés devem estar apoiados no chão e os joelhos levemente abaixo do quadril. Promover intervalos regulares e alongamentos durante a jornada também podem ajudar a evitar quadros de dor nas costas ", completa o ortopedista e traumatologista Eduardo Galvani.

As pausas de curta duração no serviço para realização de alongamentos e relaxamento auxiliam na prevenção.

Segundo Lucas, a postura adequada, ambiente de trabalho com ergornomia e exercícios físicos regulares irão propiciar uma melhor qualidade de vida e prevenção de dores na coluna e em inúmeras outras doenças. Essas são as bases principais do tratamento conservador.

"Apesar de, em sua maioria, tratar-se de alterações benignas em sua origem, é sempre prudente uma avaliação com o médico ortopedista. Ele poderá fazer o diagnóstico precoce de eventuais doenças que se apresentam inicialmente com dor lombar, para então instituir o tratamento adequado e eficaz", acrescenta Eduardo.

Mas uma coisa é certa e ambos profissionais afirmam: bons hábitos de vida e prática regular de exercícios físicos continuam sendo grandes aliados na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida e bem-estar.

 

Ortoclínica em pleno funcionamento

Os ortopedistas Eduardo Galvani e Lucas Campagnaro iniciaram suas carreiras na cidade de Venda Nova em março de 2018. Com a proposta de, não apenas prestar bons serviços na sua especialidade, mas se tornarem acessíveis diariamente aos seus pacientes, os profissionais passaram a residir no município. Em Venda Nova eles vêm desenvolvendo suas atividades médicas trazendo soluções em ortopedia e traumatologia com o que há de mais moderno na medicina.

Nessa visão de oferecer um serviço de excelência, os especialistas vislumbraram a necessidade de um ambiente de atendimento dedicado para as particularidades do paciente ortopédico. Desta forma, se lançaram como pioneiros na região na fundação de uma clínica especializada em ortopedia e traumatologia, a Ortoclínica Venda Nova.

Com ambiente confortável e moderno, a Clínica atende às mais rigorosas exigências de acessibilidade a deficientes físicos, cadeirantes e idosos. A Ortoclínica se dispõe ao atendimento diário da população e encontra-se em fácil localização: às margens da BR-262, mais especificamente na Avenida Ângelo Altoé, número 20, do outro lado da rodoviária.

A proposta é disponibilizar total resolutividade no cuidado quando a demanda é em ortopedia e traumatologia, desde consultas, pequenos procedimentos, imobilização gessada, etc... As cirurgias, quando indicadas, os médicos Eduardo e Lucas desenvolvem em conjunto no Hospital Padre Máximo. Este é mais um diferencial que os dois colegas se dispuseram a oferecer à cidade. Em parceria com o Hospital e considerando o crescimento deste, a dupla tem realizado um número cada vez maior de cirurgias e a da mais ampla complexidade.

A clínica dispõe de atendimento ortopédico com consultas particulares e são conveniados a Unimed, dispondo de uma nova opção para os pacientes que contam com este plano de saúde. Além de atendimento ortopédico a clínica oferece consulta nas áreas de nutrição e psicoterapia.

Com dedicação e afinco em seu trabalho os ortopedistas se empenham em fazer da Ortoclínica a referência em ortopedia e traumatologia da Região Sul-Serrana, pautados na ética, satisfação dos seus usuários e inovação. Os médicos fazem de cada atendimento um cuidado único, com o máximo de esmero e comprometimento na promoção da saúde de seus clientes e amigos.

Compartilhe este conteúdo: