Paixão de adolescência, maquiagem inspira investimento das irmãs Salete e Inês
Data de Publicação: 22 de fevereiro de 2019 13:46:00 A loja, que surgiu com um perfil de revenda externa, foi se transformando à medida que o mercado indicava mudanças. O foco é o consumidor final
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Já em sua adolescência, Salete Viçosi revendia cosmético através de catálogos de várias marcas. O esforço era embalado pelo sonho do acesso a mais itens de maquiagem e de perfumaria. “Era uma forma de ter os produtos, pois a cidade era carente de ofertas e a vida por aqui era muito simples”, declara Salete, se referindo a mais ou menos duas décadas atrás.
Em 2012, quando surgiu a oportunidade de revender os produtos da Yes, Salete embarcou novamente na oportunidade de uma renda extra. Ela, que é formada em administração de empresas, trabalhava em sua área, dentro do setor de saúde.
Uma amiga de Castelo a convidou para revender os produtos da Yes e ela passou a representar a marca em Venda Nova. Seis meses depois Salete vislumbrou uma oportunidade de negócio: abrir uma loja da marca em Venda Nova.
Salete ainda era revendedora quando observou que os produtos tinham uma boa aceitação na cidade e percebeu o crescente mercado de cosméticos. Diante disso, decidiu deixar o seu emprego para dedicação exclusiva ao empreendimento. Foi preciso muita coragem para largar o certo e se aventurar num mundo completamente diferente.
Ela convidou a irmã Inês, que tem a mesma formação em administração para ser sua sócia. Com emprego fixo em uma escola particular há 13 anos, Inês resolveu fazer sociedade, mas sem largar o vínculo empregatício. Assim, atuava mais aos finais de semana, nas férias e nos feriados. “Aos sábados e quando estava de férias na escola, eu ia para a loja trabalhar. Também ia cobrir Salete nos horários de almoço e até aos domingos trabalhava. Nesse dia, nós íamos conhecer pessoas com perfil de revendedoras. Geralmente eram mulheres com necessidade de renda extra e que já tinham alguma experiência”, recorda-se Inês.
Quando Salete engravidou e saiu para a licença maternidade, foi a vez dos papeis se inverterem. Inês pediu demissão e passou a ficar mais à frente da empresa, que nesta altura já era multimarcas, apostando de vez e integralmente no projeto. “Também foi uma experiência completamente diferente da minha trajetória profissional vivida até então. Mas todas elas foram importantes para minha formação e me encorajaram a arriscar. Trabalhei numa gráfica e numa escola e em ambos locais fiz muitas amizades. Estas pessoas nos prestigiam ao se tornarem nossas clientes. Ao passo que hoje, minhas clientes se agregaram às minhas novas amizades”.
Com empreendimento próprio, as irmãs Viçosi inauguraram o empreendedorismo da família, que tem um perfil de carreira acadêmica. A proposta inicial era revenda exclusiva e o desafio foi manter o cliente sempre comprando as ofertas da mesma marca, com diversidade reduzida de linha de produtos de beleza. As irmãs concluíram então que a venda de multimarcas era uma saída para manter o fluxo na loja.
Passados dois anos, elas continuaram a parceria com a Yes, mas passaram a abrir espaço para outras marcas de cosméticos, variando dos produtos mais simples aos de alto luxo, o que oferece possibilidade para todos os tipos de bolso e disposição para o investimento na beleza.
“Independente da classe social, todas as mulheres podem se cuidar. Há produtos e informações disponíveis para que, dedicando um pouco de tempo diário ou semanal, elas se cuidem e se sintam melhor nesse turbilhão de responsabilidades e compromissos que vivemos na atualidade”, observa Salete.
E é pensando em preparar essas mulheres, que querem introduzir a maquiagem no dia a dia ou mesmo se tornarem profissionais, que a Yes oferece cursos de automaquiagem. “Nosso foco é a maquiagem e todos os dias o mercado oferece novidades que facilitam a vida das mulheres. Para nos preparar para abrir a loja, fizemos quatro dias de cursos na sede da Yes em Recife, lá eles ministram treinamento para quem quer ter o próprio negócio. Foi ainda naquela época que aprendemos que dar curso de automaquiagem seria a essência do sucesso da nossa loja. Começamos a oferecer os cursos ainda em 2012, fazíamos gratuito e no horário comercial, nossa funcionária foi preparada e ela ministrava os cursos. Era bem diferente do que é passado hoje, pois o mundo da maquiagem está sempre em constante evolução!! Hoje fazemos parcerias com maquiadoras para que elas usem nosso espaço para dar cursos e também utilizem os nossos produtos para demonstração. Tem funcionado muito bem”, conclui Inês.
Também é feito na loja demonstração de produtos de limpeza de pele e toda a linha de maquiagem o cliente pode provar, assim ele leva a certeza de que fez a escolha certa da cor da base, do pó ou até mesmo do batom. “Não basta comprar o produto, tem que usufruir de todos os benefícios que ele pode trazer para a vida da mulher”, diz Inês. Assim as irmãs, mais do que vender itens de beleza, incentivam as mulheres a introduzir práticas que elevam a sua autoestima.
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Atentas ao novo comportamento feminino, cada vez mais valorizando a maquiagem como recurso de apresentação pública na vida real e nas redes sociais, as irmãs sempre estão de olho nas novidades e também investem na comunicação com as clientes.
Parcerias, como as feitas com o Senac local, e a participação de movimentos como o 'Outubro Rosa' aproximam as proprietárias das mulheres de diferentes segmentos da sociedade, ampliando o relacionamento e aumentando o campo de visão quanto às necessidades da nova mulher. Ambas concordam que não basta abrir as portas e oferecer produtos, é preciso estar conectada e enxergar o que as mulheres realmente querem.
“A maquiagem sempre foi a nossa maior linha’’, reforça Salete ao lembrar-seque este é o carro chefe e a identidade da loja, que há pouco mais de um ano está em novo endereço. A loja saiu de uma rua secundária para a avenida principal do Centro de Venda Nova, ocupando um espaço mais amplo. E, ao observar o interesse das clientes, a variedade de produtos foi aumentando sempre, agregando também novos itens para a linha de ambiente e para presentes.
“Quando veio a ideia de montar uma loja, as irmãs entraram em contato com a matriz da Yes no Recife, onde foram fazer treinamento. Lá elas se prepararam para a parte administrativa e marketing e conhecerem todo o potencial dos produtos e formas de negócios. No início, os cursos de automaquiagem eram gratuitos e praticamente os únicos oferecidos na cidade. A profissão de maquiadora entrou em alta alavancando também a necessidade de novas ofertas de produtos profissionais”.