Português (Brasil)

O caminho é iniciar o ano com o pé direito!

O caminho é iniciar o ano com o pé direito!

Compartilhe este conteúdo:

Estamos finalizando mais um ano e corriqueiramente ocorrem reflexões sobre as promessas que fizemos a nós mesmos lá no início do ano e que eventualmente não cumprimos. “Mudar o ano” renova a esperança de que poderemos sempre mudar e recomeçar novamente e isso é extremamente valioso.

Sei que você que está lendo esta coluna se interessa em saúde e já sabe, pelas linhas que escrevo aqui, que movimentar-se é parte fundamental e o caminho mais simples para alcançá-la.

Praticar exercícios físicos é uma das melhores formas de obter saúde. Autores inclusive (HE, et al. 2005; ELEKUND, et al. 2015) a definem com a excelente ferramenta para aumentar a longevidade.

Outras pesquisas confirmam essa afirmação e destacam que praticar exercícios regulares torna as pessoas mais autônomas com o autocuidado físico e com diminuição da (quase nenhuma) incidência de doenças.

Praticar exercícios físicos é uma das melhores formas de obter saúde. Inclusive essa é a recomendação de TODAS as organizações voltadas à saúde no mundo.

Praticar exercícios físicos é uma das melhores formas de obter saúde (estou repetindo propositalmente essa frase pra ficar bem claro isso). Mas então, por que a maioria que inicia uma atividade acaba desistindo após algumas semanas?

LIZ (2015) fez uma pesquisa relacionada à musculação e apontou os três principais motivos para a desistência:

1 "falta de tempo"; 2 "falta de atendimento profissional"; 3 "poucos aparelhos para a prática".

Olhando daqui é possível definir que você pode "matar os três coelhos com uma cajadada só" se você tentar resolver o problema “2”.

Um profissional qualificado saberá como considerar seu interesse pessoal e organizar a melhor rotina de exercícios. E isso independe do espaço onde a prática ocorrerá. “Treinar em casa” ou na academia pode produzir ganhos similares bastando para isso dedicação e o estímulo adequado.

A questão da falta de tempo será facilmente resolvida pelo professor visto que não é necessário permanecer dentro da academia (ou em casa) por mais de 1h/dia. Aliás, se você fica mais que isso, as chances de você não alcançar seu objetivo lá ou até mesmo lesionar-se, aumentará consideravelmente.

Ainda sobre tempo, é possível conseguir bons resultados despendendo poucas horas em sua semana. Três a quatro horas por semana podem ser suficientes para isso! Basta que o exercício seja executado com qualidade e fazer inúmeros e infindáveis tipos não é melhor que fazer poucos, mas bem feitos.

Em se tratando de musculação, qualidade deve sempre prevalecer em relação à quantidade. À grosso modo, é melhor fazer poucos exercícios, mas executá-lo com perfeição do que fazer vários de maneira errada.

Assim, sei que sair do sedentarismo é “promessa” de quase todas as pessoas quando um novo ano se inicia, mas é importante que esse novo hábito – praticar exercícios – faça realmente parte da sua rotina de vida. Aderir ao exercício é mais importante que o exercício em si. A orientação de um profissional ajudará nessa aderência e tornará mais fácil incluir esse hábito em sua rotina. Então você conseguirá os benefícios que movimentar o corpo proporciona e experimentará uma nova maneira de viver já que praticar exercícios físicos é uma das melhores formas de obter saúde.

 

Dudu Altoé

Personal Trainer

CREF.: 002126-G/ES

Especialista em treinamento físico para grupos especiais

 

Compartilhe este conteúdo: