O Café no Turismo de Experiência - CONILON de altitude ao lado do tradicional arábica
![]() |
Com seis variedades de café arábica (25 mil plantas) e 25 clones de café conilon de altitude (500 plantas), o Khas Café, no Alto Caxixe, em Venda Nova, faz um estudo aprofundado de cafés arábica e conilon. Das experiências que oferece ao turista, dar a oportunidade ao visitante conhecer as diferentes características entre o conilon e o arábica é a validada pela assessoria da Bumerangue, via Sebrae, para entrar na rota de turismo de experiência ligada ao café.
De acordo com Roberta Aguilar, uma das sócias do Khas, o estudo com o conilon faz parte de um projeto em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes, campus São Mateus. Este estudo técnico irá validar quais clones de conilon de altitude se adaptarão melhor às condições climáticas, terroir, dentre outras peculiaridades do estudo.
A possibilidade de conhecer o arábica e o conilon faz parte do diferencial do Khas na apresentação da lavoura na experiência com cafés especiais. Após a visita no campo o turista fará uma imersão no laboratório do Khas para participar do 'cupping', ou teste da colher, e conhecer as diferenças sensoriais destes dois cafés (aroma e sabor). Essa ação ainda faz parte da fase técnica, que é seguida da apresentação dos métodos de filtragem.
Seis métodos são apresentados aos turistas que escolhem dois para provar a bebida. "Trata-se de uma oportunidade de fazer uma análise mais aprofundada para entender as diferenças entre os dois cafés", diz Roberta sobre o roteiro que está programado para ser cumprido em uma hora e 20 minutos. O khas, possui três sócios: o engenheiro agrônomo Júlio Aguilar, a publicitária e barista Roberta Aguilar e a artista plástica do projeto Daniela Aguilar. A paisagem do Khas Café é de tirar o fôlego. Plantios de lavanda e muita arte em cada detalhe se harmonizam com a visão deslumbrante da Pedra Azul e Forno Grande.