Neila se divide entre os cuidados com a família e a administração de sua loja
Data de Publicação: 28 de fevereiro de 2020 20:51:00 Nutricionista por formação e empreendedora por paixão, assim é a dona da loja Mini Kilo, que inaugurou em Venda Nova um novo conceito em compras de roupas infantis
![]() |
Neila e o esposo Jocimar ladeiam os filhos Guilherme e Manuela. |
A comerciante Neila Lopes Benincá Canal, 40 anos, pega a estrada para acompanhar de perto o andamento da sua loja, em Venda Nova. Ela mora em Vila Velha, mas tem raízes na região: além da família de sua mãe ser oriunda de Afonso Cláudio, ela é casada com Jocimar Canal (filho da vizinha São Floriano, Domingos Martins), que é seu grande parceiro e incentivador.
Mãe de dois filhos,Neila divide sua rotina entre cuidar da família e administrar a loja. E, como ela e o marido têm uma propriedade em São Floriano, aproveita muitos finais de semana para curtir o sossego do lugar com a sua família. “Antes de decidir abrir uma loja em Venda Nova, eu já mantinha relação estreita com o lugar: frequentava casa de fami-liares e também o comércio local. E foi por perceber uma lacuna no mercado que eu decidi fazer valer minha veia empreendedora”, diz Neila.
Dona de um sorrisão largo, ela logo cativa os clientes que entram em sua loja. Neila gosta de reforçar o quanto lhe dá satisfação estar em contato com o público. “Eu me encontrei no comércio e adoro atender as pessoas. Ao mesmo tempo, me identifiquei com a área de administração e gosto de acompanhar e fazer as divulgações nas redes sociais, cuidando das vitrines virtuais e fazendo o mesmo com a apresentação da loja física. Prezo pelo setor administrativo, pois sei que é fundamental manter o equilíbrio das contas, trabalhando para reduzir custos e ter bons fornecedores”.
Entre centenas de itens, Neila demonstra o quanto as possibilidades são vastas, com uma grande quantidade de ofertas para cada fase da vida da criança, que tem diferentes necessidades nas distintas estações do ano. “Preparei a loja para atender as demandas de Venda Nova e localidades vizinhas, onde predomina o frio. Também trabalhamos com enxovais e outros itens mais procurados pelos moradores”.
Quando fala desse seu projeto empresarial, Neila demonstra grande empolgação. “Esperei meus filhos crescerem um pouco para colocar em prática a minha vocação”. Ela inaugurou a loja em outubro de 2016. Trata-se de um licenciamento da Mini Kilo que, diferente de uma franquia, é mais flexível a adequações à realidade local onde a unidade se instala. “Posso trabalhar com os itens que tenham o perfil da minha clientela”.
Talvez por perceber tão bem o que de fato a comunidade tenha carência que a loja administrada por Neila esteja fazendo tanto sucesso. Bem localizada na avenida principal da cidade, a Domingos Perim, a Loja Mini Kilo tem conquistado cada vez mais clientes.
“Escolhi empreender em Venda Nova por vários motivos: por não ter outro empreendimento parecido na cidade, por ter uma agroindústria forte, pela localização estratégica em relação à região e pela população flutuante elevada. Atendo pessoas de diferentes localidades. A cada dia percebo como a região escolheu Venda Nova como referência no comércio”, explica.
Neila disse que a qualidade de vida de Venda Nova foi um fator importante considerado na sua decisão. “Como divido minha semana entre Vila Velha e Venda Nova, a cidade passou a ser o segundo lugar onde vivo. Convivo com moradores locais, consumo o alimento produzido aqui, abasteço meu carro, fiz novas amizades. A cidade passou a fazer parte de minha vida. Gosto muito do lugar”.
Também antenada com o perfil altruísta do vendanovense, Neila se sentiu motivada a aderir aos movimentos beneficentes, como os em benefício do Hospital Padre Máximo. “Sempre gosto de participar dos acontecimentos da cidade. Acho importante estar sintonizada com os movimentos locais”.
![]() |
Neila com sua equipe Eliana, Taís e Daniele Falqueto. |
Por ser um lugar onde as pessoas dão valor à qualidade de serviços e produtos, a primeira barreira que Neila encontrou foi a de quebrar o paradigma de que produto cobrado no quilo não é de qualidade. “As pessoas têm percebido que a Mini Kilo trabalha com peças de bom padrão, com qualidade na matéria-prima e no acabamento. Até as acostumadas com roupas de marcas têm se rendido às nossas ofertas ao perceber que trata-se de um bom custo benefício. São roupas com boas modelagens, em cores e modelos de acordo com as tendências da moda”.
Com a evolução dos negócios, Neila entendeu que seria interessante agregar às ofertas os produtos da linha de enxoval de bebê. Bolsas, mantas, cobertores, além de calçados, acessórios, entre outros itens, passaram a fazer parte do portfólio de produtos. A ampliação das ofertas se deram pelas conclusões de Neila, que sempre gosta de observar o comportamento dos clientes. “Pelos sinais deles, percebo o que tenho que mudar ou acrescentar, se cabem novos projetos na loja”.
Neila segue animada, pois sabe que o sucesso de seus negócios (bem como o andamento de sua vida pessoal) depende de sua energia. E ela busca vitalidade conservando boas amizades, assim como bons hábitos alimentares (afinal ela é nutricionista) e atividade física. Ela malha quatro vezes na semana, faz aula de 'fit dance', renova suas energias no mar e gosta muito de acampar.
Os cuidados com a mente vem com o hábito de leitura (minha meta é ler dois livros por mês) e o de se dedicar ao 'patchwork', um artesanato feito com vários tipos de tecidos (de padronagens e cores diferentes) que costurados formam figuras geométricas. “Tudo ajuda para colocar o corpo e a mente em equilíbrio. Adoro o mar, a terra e os trabalhos manuais, dentre tantas outras oportunidade de reverenciar a vida”.
Para conciliar tantos compromissos (com os negócios, com a família e com ela própria), Neila conta com uma equipe treinada e comprometida com a proposta da loja. “Só consigo equilibrar tudo e, principalmente ser presente em casa, porque tenho uma boa equipe, que é liderada por Daniele Falqueto, meu braço direito na loja. São funcionárias que amam o que fazem e isso transparece para os clientes. São mulheres e, por isso, acredito que entendem minha luta. É a luta entre conciliar fazer o que amo com o compromisso com as pessoas que eu amo”.
Uma das formas de estar junto é reunir toda família na propriedade em São Floriano. No cantinho onde se acomoda quando está em Venda Nova existe conforto para ficar ao lado dos filhos e do marido. “Eu aproveito para emendar o serviço com o prazer de estarmos juntos”.