Na área administrativa e financeira dos negócios da família
33 anos de Emancipação Política de Venda Nova
![]() |
Os irmãos Felipe e Sara Venturim Pansini estão entre os jovens que escolheram estudar sem sair de Venda Nova e atuar profissionalmente nos negócios da família, no distrito de São João de Viçosa. Ele se formou em administração na Faveni em 2017, mas já vem trabalhando desde 2014, quando começou a faculdade.
Ele explica que a decisão em estudar no próprio município se deu justamente pelo interesse em continuar os negócios da família, “entendendo que os maiores aprendizados já são na prática”. A família trabalha nos ramos de posto de combustível, restaurante, fábrica de produtos alimentícios, hotel, plantio e torrefação de café.
Felipe atua na área administrativa do grupo Família Venturim e põe fé na evolução dos negócios, assim como do próprio Município. “Penso que o município tem grande potencial para ser uma referência em turismo, podendo cada vez mais se desenvolver, criando mais empregos e mantendo a boa qualidade de vida que temos. Imagino Venda Nova como uma cidade organizada para o turismo, com estrutura e programas/atividades para atender quem a procura”.
No Posto Venturim converge uma loja de conveniência, com restaurante e lanchonete, onde também funciona uma fábrica de massa e a torrefadora dos cafés produzidos pela família. “Estamos sempre em busca de melhorar e complementar nossos processos, com objetivo de otimizar os recursos já existentes, e atender de forma completa o turista e os que buscam nosso estabelecimento”, completa o rapaz.
Sara, sua irmã mais nova, está no sétimo período de administração, na mesma faculdade que o irmão estudou. Ela se forma este final de ano e, a exemplo do irmão, já trabalha com a família, mais especificamente na área financeira do grupo de empresas.
Como as empresas familiares têm o foco no atendimento ao transeunte e ao turista, a expectativa de Sara em relação ao município é que cada vez mais aumente o fluxo de turistas, “considerando que nossa região entrega às pessoas o que elas procuram: tranquilidade, contato com a natureza, lugares maravilhosos e produtos artesanais, vindo do nosso agroturismo”.
“Venda Nova está crescendo a cada dia, com o ingresso de novas empresas, novos cursos nas faculdades, atraindo novos moradores e criando maior visibilidade também. Imagino que vamos ter muitas inovações, temos muitas pessoas com diversas visões que podem acrescentar muito, mas creio que sempre teremos essa característica de tranquilidade”, finalizou Sara.