Missão apresenta ao mundo trabalho de pesquisa na área de café do Ifes Venda Nova
A viagem foi uma experiência de observação e compreensão da dinâmica das pesquisas de grandes universidades da Europa que trabalham com café
![]() |
Uma missão técnica, formadas por professores e estudantes do Laboratório de Análise e Pesquisa em Café- Lapc, do Ifes Venda Nova, foi para Europa em setembro. O objetivo foi promoveu ações de divulgação de resultados científicos, intercâmbio técnico científico, estabelecer parcerias e realizar um processo de estudo da cafeicultura do Vietnã e da Índia. Em ambos países foi possível encaminhar convênios com diversas entidades que trabalham com a temática da cafeicultura.
Os professores e pesquisadores do Ifes Venda Nova, Emanuele de Oliveira, Aldemar Polonini Moreli e Lucas Louzada Pereira, e os doutorandos da Ufes Bárbara Zanni Agnoleti (química) e Willian dos Santos Gomes (melhoramento genético) compuseram a missão. A primeira parada foi no Vietnã para participar da 29th ASIC Conference on Coffee Science, em Hanoi Vietnã, e na 5th World Coffee Conference, que ocorreu em Bangalore, Índia.
O evento no Vietnã congregou cientistas de diversas partes da Europa e visou reunir mente proeminentes em torno da temática do café, com foco em estudos sobre química, agronomia, melhoramento genético e consumo. Foram três semanas de muito trabalho, pois o grupo saiu do Brasil no dia 7 de setembro e retornou no dia 30 do mesmo mês.
Os trabalhos dos brasileiros foram apresentados em ambos os eventos, tendo como foco as pesquisas sobre os cafés do Espírito Santo, os recentes avanços da qualidade do café canéfora do Brasil, com destaque para os Estados de Rondônia e Espírito Santo, maior produtor de conilon no país, bem como nos processos de ensino, pesquisa e extensão que o Ifes vem realizando no Estado.
A 29th ASIC Conference on Coffee Science é promovida no intervalo de dois em dois anos, sendo a próxima agendada para Portugal em 2025. De acordo com o professor Lucas o evento está fazendo parte da história do café no mundo há 60 anos. “Os principais trabalhos relacionados à cafeicultura são apresentados lá”, disse o professor que foi convidado para fazer a apresentação de abertura do evento.
Lucas apresentou os resultados dos projetos de química e qualidade desenvolvidos pelo Coffee Designer, todos na área do conilon. “Um dos nossos objetivos foi estabelecer relações com os grupos de pesquisa das universidades da Europa. Também cadastramos o Brasil para sediar o evento em 2027, mais especificamente em Venda Nova”. Também teve visita às lavouras no Vietnã e uma incursão técnica pela Índia.
Resultados e intercâmbios científicos
Durante as semanas no Vietnã e Índia, os professores visitaram centros de pesquisa no Vietnã e na Índia, regiões de cultivo de café em sistema agroflorestal, tendo como foco os processos de cooperação e colaboração entre as instituições visitadas, visando aprendizagem mútua.
O coordenador do grupo de pesquisa Coffee Design, o professor e doutor Lucas Louzada Pereira destacou que a conferência ASIC e WCC “é um evento importante para validação dos trabalhos de pesquisa que são conduzidos no Brasil, visando maior integração com a comunidade internacional”.
Já a professora e doutora Emanuele de Oliveira destaca que as aplicações químicas que foram observadas nas pesquisas apresentadas demonstram que as instituições públicas do Espírito Santo estão conseguindo desenvolver métodos e processos para auxiliar a cadeia produtiva do café no controle de processos e estudos de composição química dos cafés brasileiros.
Os estudantes de doutorado pela Ufes, Bárbara Zanni Agnoleti e Willian dos Santos Gomes, destacam que a oportunidade de conviver com as maiores referências em cafés é de extrema importância para a formação acadêmica e profissional.
Por fim, o professor e doutor Aldemar Polonini Moreli destacou que o papel educacional das instituições públicas, em parceria com empresas chave do setor, como Sicoob, OCB-ES e Cooabriel, valida o papel de integração da cadeia produtiva, compartilhando recursos, saberes e competências em prol da cafeicultura capixaba.
![]() |