Português (Brasil)

Metodologia Científica: Com seminário, professora leva teoria para a prática usando Metodologias Ativas de Aprendizagem

Metodologia Científica: Com seminário, professora leva teoria para a prática usando Metodologias Ativas de Aprendizagem

Data de Publicação: 29 de novembro de 2019 19:54:00 Sob a coordenação da professora Mônica Costa, alunos do segundo período de Direito já têm artigos produzidos

Compartilhe este conteúdo:

Na noite do próximo 3 de dezembro os alunos da disciplina de Metodologia Científica do curso de Direito da Faveni vão irão participar do I Seminário Científico de Metodologia Científica promovido por Mônica Costa, professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis. O seminário começará às 19 horas, com previsão de término às 22 horas.

Em apenas um semestre os alunos já têm produzidos artigos, o que, na avaliação da professora Mônica, demonstra maturidade e envolvimento com as propostas acadêmicas da disciplina. Os alunos vão ser examinados pela banca composta por professores convidados e a experiência, acredita a professora, vai ajudar no desenvolvimento de outras disciplinas.

Para Mônica Costa, o evento é uma realização profissional, tendo em vista sua paixão pela disciplina. Ela é a primeira professora dessa disciplina na Faveni a ministrar suas aulas em metodologia ativa, que é levar para a prática um projeto através do método.

Mônica destaca que, devido às dificuldades de vários acadêmicos em elaborar textos científicos, a metodologia científica colabora para que o universitário aprenda: conceitos fundamentais de planejamento, organização, análise e identificação de materiais adequados ao seu tema. “Ao cumprir as exigências descritas pela metodologia, o aluno deverá organizar as etapas necessárias à produção de seu texto ou artigo, as quais deverão agregar saberes e técnicas que o acompanharão ao longo de sua existência”.

Mais do que desenvolver técnicas, o ensino da metodologia fornece subsídios aos alunos para que desenvolvam sua opinião social e política, dentro do contexto em que vivem.  “Ao analisarmos os especialistas em Educação, observamos que os cursos visam conduzir seus alunos a aprender a refletir sobre os conceitos e teorias existentes sobre determinado assunto. Com isso, desenvolver suas competências e habilidades, tanto de observação, interpretação de conceitos e opiniões e à produção de textos, quanto ao seu posicionamento em debates acadêmicos, desenvolvendo sua capacidade de argumentação favorável ou contrária às situações e às ideias expostas”.

Trajetória

Mônica Costa atua desde 2015 na Faveni, mas tem 13 anos de docência, tendo em vista sua atuação anterior numa faculdade em Manhuaçu, Minas Gerais. A mineira, nascida em Lajinha, é formada em contabilidade, com pós graduação em controladoria e é mestre em contabilidade. “Dos 13 anos de docência, 11 são como coordenadora de curso, sendo que sou professora de contabilidade geral, controladoria e contabilidade internacional. Mas minha paixão mesmo é metodologia de pesquisa”, relata.

Mônica já escreveu e tem mais de 60 artigos publicados, atividade que sempre concilia com a rotina de orientar alunos nos projetos de pesquisas e TCCs. Ela se orgulha de na sua gestão como coordenadora da Faveni, a faculdade ter alcançado a nota máxima no Enade.

Desafios

Consciente da importância de que o perfil de um coordenador de curso, antes de tudo, seja um líder capaz de incentivar e favorecer a implementação de mudanças que propiciem a melhoria do nível de aprendizado, Mônica vê no seminário um estímulo à crítica e à criatividade de todos os envolvidos no processo educacional.  “Penso que tanto o coordenador quanto o professor deve ser proativo, com o perfil de um gestor de oportunidades, contrapondo-se ao de gestor burocrata, com atitudes apenas reativas”, pontua.

Como uma pessoa de amplo relacionamento, tanto no meio acadêmico como na área profissional, Mônica se vale de contatos com profissionais para facilitar a promoção de intercâmbios e palestras para os alunos de seu curso e de suas disciplinas como professora. “Penso que o empreendedorismo cabe em qualquer carreira profissional ou em cargo que possamos ocupar. A vida acadêmica é construída na busca de conhecimentos teóricos e também na prática com os alunos e no relacionamento com a comunidade onde a instituição de ensino está inserida”, finaliza.

’Metodologia Científica é considerada por muitos especialistas como a ciência que ensina a pesquisar a partir de métodos científicos, ou que conduz à iniciação científica”, explica a professora Mônica Costa. Ela, que é formada em ciências contábeis, tem pós em controladoria e é mestre em contabilidade, se diz apaixonada por metodologia científica e se realiza com esse seminário a ser promovido no início de dezembro.

Compartilhe este conteúdo: