Maternidade: parto adequado gera segurança para parturientes
Direito a acompanhante, massagem, som e luz ambientes estão entre os benefícios que tornam o momento mais tranquilo para a mãe e para o bebê
![]() |
Eliana Modesto Teixeira (ginecologista e obstetra/coordenadora da obstetrícia e diretora técnica) entre as integrantes da equipe multidisciplinar de apoio: a enfermeira Fernanda Caliman Curbani,
as técnicas de enfermagem Josilane Aparecida Gomes, Carina Grecco, Lorraine Andrade Belonha e Maria Eduarda Rodrigues Perfeito e a ginecologista e obstetra Carolina Ferreira Lang.
|
Um projeto que começou em 2018, o parto adequado (ou parto humanizado) no Hospital Padre Máximo, em Venda Nova, veio para colocar em prática a Lei nº 11.108/2005, que dá a gestante o direito de um acompanhante de sua escolha nos períodos pré, durante e pós-parto. “Geralmente o pai fica durante o parto (normal ou cesária) e a mãe ou outro familiar a acompanha no pós, pois geralmente eles estão envolvidos no trabalho. Por isso também eles têm livre acesso ao Hospital para visitar o bebê, mesmo que não se mantenham como acompanhante”, explica Eliana Modesto, diretora técnica e obstetra do hospital.
Além de fazer valer a lei, o Hospital foi mais além ao reformular o espaço físico, instalar equipamentos de apoio, proporcionar luz e som ambiente e treinar a equipe para acolher a mulher em trabalho de parto.
Todas as pacientes - seja pelo Sistema Único de Saúde- SUS, por convênio ou particular - contam com um espaço especialmente preparado para elas. Bola para fazer exercício, cadeira de massagem, espaldar para segurar e fazer força, além da cama PPP, que se adequa aos diferentes períodos do parto (pré-parto, parto e pós-parto). Todo esse processo é conduzido por uma equipe multidisciplinar de apoio, que empregam técnicas não farmacológica de alívio da dor.
“Tem um banheiro espaçoso para a parturiente relaxar com um banho quente e ao mesmo tempo fazer exercícios na bola suíça ou receber uma massagem, diz Esla Borba, diretora geral do Hospital Padre Máximo. Ela explica que a equipe, além de aplicar as técnicas, orienta e ensina o pai da criança a participar do ativamente do processo, aplicando ele mesmo as técnicas de massagem com óleo, por exemplo.
Só entram naquela sala as mulheres em trabalho de parto. Antigamente, elas ficavam na sala de pré-parto (onde haviam quatro leitos), dividindo espaço com mulheres em fases e situações diferentes. Não havia consultório ginecológico, logo as pacientes eram atendidas no mesmo espaço, inclusive pacientes que sofreram abortos espontâneos, o que gerava enorme tristeza nas pacientes e na equipe. Hoje o setor tem consultório com banheiro, sala de observação e sala de PPP, com um fluxo organizado para o atendimento fluir com tranquilidade, além de uma equipe de enfermagem altamente treinada, qualificada e empática para realizar os atendimentos.
As obras finalizaram em dezembro de 2020, mas a inauguração só ocorreu no dia 30 de junho deste ano, a Maternidade renovada homenageou a ginecologista e obstetra Eliana Modesto Teixeira. “Ela concordou com esse projeto desde o início, mesmo estando à frente de um cargo técnico no Hospital. Quando começamos a desenvolvê-lo com a equipe da maternidade, ela se entusiasmou e usou sua experiência anterior na Grande Vitória para orientar todo o processo, acompanhar as obras de estruturação física, opinar, contribuir e auxiliar nos treinamentos e na sensibilização de toda equipe médica. Enfim, abraçou todo o processo. Ela até fez doações para compra de alguns itens e viabilizar a obra”.
E Esla conclui dizendo que o Hospital conta hoje com uma maternidade estruturalmente e assistencialmente mais organizada para que a parturiente seja de fato o centro das atenções nesse momento. Separados por cortinas, os dois leitos individualizados proporcionam conforto e privacidade à paciente e seu acompanhante, o posicionamento da cama ainda viabiliza à mãe a visualização dos primeiros cuidados do seu bebê pelo pediatra. “Com o bebê no seu campo de visão, elas sempre ficam mais tranquilas e satisfeitas, pois podem vivenciar plenamente esse momento tão importante”.