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Mariana e Amélia lançam a marca Dona Martha Delícias

Mariana e Amélia lançam a marca Dona Martha Delícias

Data de Publicação: 22 de fevereiro de 2019 13:52:00 Filha e mãe juntas no projeto em homenagem à saudosa Dona Martha

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Três gerações de mulheres compõem a história da marca Dona     Martha Delícias. E falar desse projeto é enaltecer a força e a sensibilidade feminina no modo de viver em diferentes épocas. E por onde começar contar esta bela história de amor fami-liar?

Um antigo caderninho de receitas é o talismã e o testemunho de muitas experiências culinárias e familiares inspiradoras. Ali estão muitas receitas preparadas pela saudosa Martha Altoé  Zandonadi, que tinha como hábito ensinar     seus segredos da culinária às filhas e às noras e às suas ajudantes. Em várias ocasiões, ela também gostava de envolver os netos no preparo de algumas receitas de seu caderninho.

Os momentos proporcionados pela matriarca ficaram na memória da filha Marta Amélia e da neta Mariana, que criaram a marca Dona Martha Delícias. Além de trazer o afeto em sua essência, a marca é a expressão da experiência feminina da família que, em épocas diferentes, venceram desafios próprios da condição feminina.

Natural de Boa Esperança, ela casou-se com o então viúvo Máximo Zandonadi, com três filhos na época. “Depois de poucos encontros, eles se casaram e minha mãe veio morar em Venda Nova com os sogros e teve mais cinco filhos, sendo eu, a mais nova”, conta Marta Amélia, que casou-se com Washington Luiz Bissoli, o Tim, e teve três filhos: Luis, Ângela e Mariana.

Habilidosa e visionária, Dona Martha incentivava os estudos e ensinava bordados, costura e culinária a todas as mulheres da família e as auxiliares que passavam pela sua casa. Durante as férias, ela costumava reunir os netos que gostavam de cozinhar e preparava com eles as receitas tradicionais, como o crôstole, pastel, bolinho de mandioca... “Ela gostava muito e dedicava o dia aos netos, ensinando a fazer e a abrir a massa, preparar os recheios... E o caderninho de receita estava lá, sempre ao lado”, recorda-se Marta Amélia.

Marta Amélia lembra que sua mãe preparava compotas de diferentes sabores, colocava em potes e presenteava as pessoas. Ela plantava muitos pés de frutas, como pera, maçã, carambola, marmelo e jabuticaba. Esta última, que tinha em grande quantidade, deixava algumas pessoas colherem para vender, incentivando o crescimento pessoal de cada um.

E era aproveitando as frutas de seu quintal e de sua propriedade, que Dona Martha fazia goiabada, pessegada e bananada, além de doces em pedaços cristalizados e em compotas. E é inspirada nessa experiência que Marta Amélia também cultivou o hábito de produzir doces, os acondicionando em vidros. O destino, além do consumo próprio, foi o de presentear os amigos e familiares.

Livro de receitas de Dona Martha: inspiração e legado.

Assim, Marta Amélia desenvolveu novas receitas, aprimorou algumas e reproduziu outras. Tudo, sempre inspirada na vivência com sua mãe. Ela fazia picles para degustar com os amigos e depois vieram os antepastos e as geleias.

Há mais ou menos três anos, Marta Amélia e Mariana começaram a vender os produtos como presente de Natal. A demanda veio das pessoas que os conheciam das degustações entre amigos e familiares, ou os que ganhavam de presente.

Como resultado dessa experiência veio a compilação de novos produtos com a etiqueta da marca Dona Martha Delícias e mais alguns em fase de experiência. A marca que nasceu de um sonho cultivado durante anos por ela ganhou força quando sua filha Mariana entrou no projeto.

A terceira geração

Mariana Zandonadi Bissoli tem na bagagem uma história anterior a marca Dona Martha Delícias. Ela, que se formou em direito em 2013, resolveu retornar para Venda Nova não para abrir um escritório, mas para fazer funcionar uma cozinha e produzir alimentos saborosos e saudáveis. Foi uma decisão corajosa, pois contrariava o destino imaginado depois de anos de investimentos nos estudos.

Com a iniciativa de Mariana nasceu então a Life Fit, com uma linha de produtos naturais, tendo como carro chefe as marmitas saudáveis e os pratos prontos e congelados, além de bolos sem glúten e sem lactose. Numa cozinha própria e charmosa, a produção continua, com exceção das marmitas.

Após um estudo minucioso, viu na marca Dona Martha Delícias um grande potencial. Foi então que a Life Fit passou a produzir os produtos Dona Martha em sua cozinha, mantendo também sua produção de bolos, pratos prontos congelados e outros que vão todas as sextas para a Feira da Agricultura Familiar. “Vendo os produtos da linha Life Fit na feira ou atendo por encomenda”, disse Ma-riana, que nesse período se casou com Evandro Rosa Falqueto, passou a morar em Alto Bananeiras, onde está também envolvida em outro projeto, uma agroindústria do socol.

Marca nasce forte

Dona Martha era mulher elegante e culta e a culinária era a forma de demonstrar o seu afeto.

Com a experiência de Mariana, o projeto de Marta Amélia ganhou um novo rumo e mais notoriedade. Inicialmente em um bate papo entre cunhadas, ela comentou com  Marlene Piazzarollo Zandonadi sobre seu projeto, que prontamente se dispôs a redigir um texto sobre a história da saudosa dona Martha. Com a ajuda da filha Lívia, Marlene redigiu um belíssimo texto, que posteriormente foi reduzido para que coubesse em tags, presente em todos os produtos da linha. Marta Amélia ressalta que Marlene e sua família são grandes divulgadores dos produtos e da marca.

 Em um dos cursos de culinária que atuou como instrutora, Mariana conheceu o designer Carlos Bao, que criou a apresentação gráfica da marca. “Ele entendeu o projeto, viajou na nossa história e conseguiu passar a mensagem que a gente queria com a marca. Ele conseguiu transmitir nos rótulos e na marca todo o nosso sentimento e valorizou nossa avó ao criar o desenho inspirado numa foto dela ”, conta Mariana.

E o peso da marca construída sob uma história de afeto das relações e no preparo dos alimentos faz jus à qualidade dos produtos. E tudo começa na seleção da matéria-prima que é cuidadosamente escolhida para valorizar a produção da agricultura familiar da região e garantir o melhor que se possa extrair de um produto. ‘’Podemos destacar que inicialmente a marca conta com nove tipos de produtos, entre eles tamanhos, modelos e sabores diferentes. Sendo a grande novidade o kit de geleias para doces e para salgados, que tem em suas caixas as combinações perfeitas de como usá-las’’, explica Mariana.

As geleias, por exemplo, além de serem feitas de frutas selecionadas, também têm na base a pectina natural, preparada por Mariana e Marta Amélia. Sim, as duas põem a mão na massa! Elas querem e garantem produtos com cores e sabores que vêm da natureza e são transformados com muito carinho em geleias, antepastos, picles e outros...

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