Loreda e Lubiana no comando do Hotel Esmig, o mais tradicional de Venda Nova
Data de Publicação: 22 de fevereiro de 2019 13:57:00 O ponto é referência entre os transeuntes da BR- 262, que liga as capitais do Espírito Santo e Minas Gerais
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As irmãs Loreda e Lubiana. |
Em 1971, quando o avô Euzaudino Venturim comprou o conglomerado do Esmig em sociedade provavelmente não imaginava que a administração do hotel fosse parar nas mãos de duas netas ainda jovens. Loreda e Lubiana estão à frente do Hotel Esmig, o mais antigo empreendimento do ramo em atividade em Venda Nova. Quando adquirido também por Máximo Zandonadi, Anísio Venturim e Vicente Perim, o complexo tinha o posto de gasolina e o restaurante, que foram renegociados entre os sócios e, posteriormente, divididos entre seus herdeiros.
Anos mais tarde, Euzaudino ficou com o hotel e o restaurante, que com a partilha foram para os filhos Cleto e Lucas Venturim. Cleto, que toca outros empreendimentos além de dividir sua rotina com a presidência do Sicoob Sul-Serrano e com a direção voluntária do Hospital Padre Máximo, entregou nas mãos da esposa Bernadete Falchetto a administração do hotel, agora sob a responsabilidade de Loreda, 32 anos, e Lubiana, 25, respectivamente suas filhas mais velha e caçula.
Ajudante da mãe desde a adolescência, Loreda assumiu mais responsabilidades quando completou 18 anos e começou a fazer administração de empresas numa faculdade local. “Fiquei mais à frente do empreendimento, pois antes assumia pequenas responsabilidades, como serviço de banco, preparar um misto, fazer um suco ou pesar a comida na balança do self service, quando o restaurante ainda estava sob a responsabilidade de minha família. Minha irmã era ainda muito nova”, relembra Loreda.
Com a saída de sua mãe, em 2012, Loreda assumiu a frente da administração do Hotel Esmig, que tinha passado por ampliações e carecia de algumas modernizações. Atualmente são 69 apartamentos com 130 leitos, o que lhe dá o posto de hotel com maior capacidade nesse trecho da rodovia e nessa modalidade de hospedagem. Ela, que nesse período se casou e teve dois filhos, coordena o trabalho de 12 pessoas.
Em 2012 a irmã Lubiana completou 18 anos e se incorporou ao comando em tempo integral, pois também começou a faculdade de administração de empresas em Venda Nova. Lubiana, assim como Loreda, foi assumindo responsabilidades gradativamente, ficando cada dia mais a par das necessidades de tocar o empreendimento com equilíbrio.
Dentre as conquistas de Loreda está a informatização do sistema de controle de entrada e saída dos hóspedes. “Assim, além de controlar melhor o fluxo também tenho um parâmetro do perfil do cliente, como sua origem, frequência e preferência. Além de ajudar na previsão do faturamento, essa leitura ajuda a definir os principais investimentos e melhorias no serviço”, explica.
Os representantes comerciais e os empresários que necessitam fazer a rota da BR-262 formam a clientela que se hospeda nos dias úteis ou os dias da semana, como muitos falam. Já os finais de semana, o hotel se favorece dos festejos promovidos em Venda Nova, com alta temporada na Festa da Polenta (dois finais de semana de outubro), seguido da Serenata Italiana (um final de semana em julho) e Festa do Município (maio). Pessoas em eventos familiares, como encontros, festas de casamento e de aniversário estão descobrindo no Esmig uma forma prática de hospedagem. “Fazemos valores diferenciados para convidados de casamentos”, reforça Loreda.
O controle do uso da Internet pelos usuários é outra inovação que traz segurança para a administração do Hotel Esmig. Com o gerenciador de velocidade, a oferta do serviço fica mais democrática entre os clientes e caso haja uso indevido da rede com acessos inadequados, o Hotel tem como comprovar (caso seja questionado pela polícia) a identidade do usuário.
Para manter o frescor e a qualidade, o Hotel faz renovações constantes e em forma de rodízio de itens importantes na hospedagem. Roupas de cama, colchões, travesseiros, cobertores e outros itens têm vida útil curta e o Hotel faz compra durante todo o ano, pois quando termina de trocar um item já está na hora de comprar outro. Têm ainda as reformas estruturais, como na rede elétrica e hidráulica, além da renovação de equipamentos como aparelhos de televisão e ar condicionado.
Loreda, que desde 2015 faz parte da diretoria da Associação Festa da Polenta, sabe bem a importância de manter a cultura e os valores históricos locais. Isso vale para a vida em comunidade e também na particular. “O Hotel é uma herança familiar que precisa ser bem cuidada. De valor estimado até para a história de Venda Nova, também precisa ser renovado para continuar a ser uma referência local”.
A convivência com diferentes clientes do Hotel ajudou Loreda ser uma pessoa mais comunicativa e também a fazer novos e bons amigos. “Conhecemos muitas pessoas aqui no Hotel, que apesar de ser um lugar de passagem, acolhe todos com muito carinho. O que fica é a amizade, umas mais próxima e outras menos, mas sempre uma relação de muito apreço e consideração. Para cultivar essa boa relação, somos ouvintes, e o mesmo acontece no relacionamento com os fun-cionários, com quem convivemos diariamente. A empatia precisa estar presente, assim como o respeito e o compromisso, em ambas as partes”.