Irmãs farmacêuticas realizam o sonho dos pais ao administrarem projeto juntas
Data de Publicação: 24 de novembro de 2017 10:21:00 A farmácia de Venda Nova é referência no Estado da Rede Inova pela inovação das proprietárias, que trabalham afinadas com as estratégias de marketing
![]() |
Márdiore e Thaynara, ambas farmacêuticas, uniram anos de experiência em diferentes frentes
para agregar conhecimento e atender bem os clientes da farmácia.
|
Duas farmacêuticas muito jovens vêm construindo uma carreira de credibilidade em Venda Nova. Além de profissionais graduadas, elas são as proprietárias da franquia da Rede Inova em Venda Nova e a farmácia delas fica em Vila Betânea, o bairro mais movimentado da cidade, depois do Centro.
As irmãs Márdiore, 28 anos, e Thaynara de Lima Garonci, 31, são de Minas Gerais, mais precisamente de Conceição de Ipanema, de onde, em épocas diferentes saíram para estudar.
Thaynara saiu primeiro, em 2003, para fazer o ensino médio em Caratinga, e depois fez faculdade de farmácia em Itaperuna (Rio de Janeiro). Ela se formou em 2008. Já Márdiore saiu de casa aos 17 anos e fez o mesmo curso, na mesma faculdade onde sua irmã também se formou.
Para vencer o desafio de sair de uma cidade tão pequena e encarar os estudos fora do lar, assim como a irmã mais velha Karla, 35 (que é formada em fisioterapia e que atualmente é responsável pela mídia social da farmácia juntamente com a Rede Inova), Márdiore e Thaynara contaram com o incentivo do pais, que sempre priorizaram a educação e as educaram dizendo que o destino delas era fazer um curso superior. Desta forma, as filhas do agricultor e da costureira faziam parte da minoria que se aventurou a sair do lugar para estudar.
Depois de formada, Thaynara passou por diversas experiências profissionais na área de atenção farmacêutica e gerenciamento de drogaria. Ela enfatiza que em sua última experiência profissional na Rede Farmácia de Minas (um programa do Governo, atualmente denominado Farmácia Para Todos, onde pode aprimorar as práticas de assistência farmacêutica e atenção farmacêutica, que são distintas no campo farmacêutico. ”Nós somos responsáveis pela aquisição, organização, dispensação de todos os medicamentos dentro do nosso estabelecimento de saúde. Desta forma, podemos orientar o paciente quanto ao uso racional da medicação e adesão correta ao tratamento. Nossos atos profissionais fazem com que pacientes tenham êxito em seu tratamento”, concluíram as farmacêuticas.
Márdiore também acumulou experiências profissionais ao trabalhar numa drogaria em Lajinha (MG) e depois em Conceição do Mato Dentro (MG), onde era responsável pela farmácia hospitalar e por uma unidade de emergência que atendia ao Município. Ela também atuou em farmácia hospitalar e em outra drogaria.
Thaynara sabia desde criança que seria farmacêutica. “Eu ficava muito curiosa em saber como que o conteúdo de uma caixa tinha o poder de curar uma pessoa. Perguntei a professora qual era o profissional que saberia estas respostas, ganhei um livro e aos dez anos descobri a profissão que seguiria na vida”. Márdiore se inspirou na irmã e seguiu os passos em busca de sua realização.
Quando ambas adquiriram bastante experiência, elas perceberam que chegara o momento de elas usarem o que aprenderam em um projeto próprio. E assim tornaram realidade um sonho que nasceu primeiro na cabeça do pai agricultor, que visualizava as filhas trabalhando juntas num projeto. Elas decidiram abrir uma farmácia.
E o lugar? Elas eram encantadas por Venda Nova, cidade por onde passavam quando iam à capital capixaba, e também queriam ficar mais próximas da mãe. As irmãs procuraram assessoria do Sebrae e traçaram um raio de atuação e ao perceberem que Venda Nova estava incluída, decidiram onde fincariam as raízes de seu empreendimento.
Para verificar a possibilidade do êxito do negócio, as irmãs fizeram um estudo de viabilidade financeira e o resultado foi otimista. Em agosto de 2015, já estabelecidas na cidade, Márdiore e Thaynara abriram as portas da farmácia, uma franquia da Rede Inova.
![]() |
Com a atendente Danielly Bravim, as farmacêuticas Márdiori e Thaynara
formam um trio imbatível no atendimento.
|
Por se tratar de uma rede, a farmácia consegue adquirir produtos com preços mais competitivos, além de sempre terem novidades em medicamentos e em cosméticos. A rede favorece a identidade visual da farmácia e também mantém um jornal que divulga as novidades e as promoções.
As duas irmãs atuam no balcão, sendo que Thaynara agrega a função administrativa e Márdiore, a parte farmacêutica. Elas sempre atuam no atendimento e somam a isso as funções burocráticas e de marketing.
Por aliarem excelência no atendimento e ações de marketing a unidade delas é destaque na rede Inova. “Aqui o cliente tem dois farmacêuticos disponíveis, com experiências diferentes que se agregam e enriquecem o repertório de solução dos problemas”, relata Márdiore.
Este bom atendimento, conforme observa Taynara, melhora a eficácia dos tratamentos e reflete no fluxo do Pronto-Socorro do Hospital. “Um paciente que é bem orientado pelo seu farmacêutico e que tem sua receita dispensada corretamente, se medica adequadamente e evita voltar ao Hospital. O cliente gosta de sentir esta segurança”, observa Thaynara.
Nestes mais de dois anos de atuação em Venda Nova, as irmãs já conquistaram a fidelização de muita gente, moradores locais ou das redondeza. “Atendemos moradores da zona rural e das regiões limites de Venda Nova, bem como os locais, que já fizeram amizade com a gente', diz Márdiore.
Quem passa diante da farmácia observa o movimento crescente de clientes e logo percebe o sucesso do empreendimento. Tudo é resultado de muita dedicação. As proprietárias abrem as portas da farmácia às 7h30, encerram às 18 e dedicam mais duas ou três horas aos afazeres burocráticos e internos, numa média diária de 14 horas de trabalho.
O sucesso da Farmácia Inova, cuja inovações fizeram da franquia em Venda Nova um destaque na rede, tem no segredo a atuação das proprietárias. “Acredito que empreender é muito importante. Tanto a implantação de um negócio quanto a administração são fundamentais, mas o sucesso está no comportamento das pessoas que estão por trás do empreendimento, desenvolvendo o processo. Este é o diferencial e é o que deixa marcas para as futuras gerações”, conclui Thaynara.