Fotografar partos é eternizar um dos momentos mais sagrados da vida
![]() |
Se a vida é um milagre por si só, o parto é, então, quando o milagre toma forma. Sem dúvida, fotografá-lo é eternizar um dos momentos mais sagrados da vida humana e, consequentemente, as imagens são de uma força tamanha: singelas, mas ao mesmo tempo impactantes.
Já com certa experiência em registrar partos em outros municípios, Wanda Ferrera, fotógrafa há mais de quinze anos, viveu recentemente mais uma experiência na maternidade do Hospital Padre Máximo. Ela considera uma grande conquista realizar seu trabalho na sua cidade natal: “consegui a autorização necessária da diretora Esla, que foi muito amável e solícita ao abrir as portas da maternidade para que eu fotografasse o parto de Ayla, primeira filha de Bruno e Juliana” disse ela.
Wanda Ferrera e Jean Davies são parceiros de vida e de profissão, fazendo trabalhos que abrangem temas variados: ensaios corporativos, sensuais, infantis, newborn, de gestantes, além de cobertura de eventos em geral. Os partos, porém, são apreciados especialmente por Wanda “Já fotografei algumas dezenas, sendo eles normais ou cesárias, e agora os chamados 'partos adequados' ou 'humanizados'”, diz a fotógrafa, que vai para essas empreitadas sozinha. Ela acrescenta “esse momento sempre foi de uma emoção incrível para mim, independentemente de serem cirúrgicos ou naturais. Sempre me tocou fundo na alma estar presente em um instante tão único na vida de uma família... Observar toda aquela mistura de ansiedade, medo, alegria, amor e tantos outros sentimentos que envolvem um parto”.
A profissional já pegou em muitas mãos maternas nos momentos que antecedem o nascimento, durante a gestação. Neles, ela é a amiga que conforta e encoraja, destacando a beleza das formas femininas em plena transforma
ção e transmitindo os vínculos que se enraizam entre pais e filho através das imagens. No parto, contudo, ela tenta se tornar “invisível”, buscando não atrapalhar os médicos e enfermeiros e deixando que os pais vivenciem o máximo daquele instante sem se preocuparem em “posar para a foto”. Porém, às vezes não tem jeito, e uma palavra amiga sempre é bem-vinda “Em alguns momentos que antecedem minha entrada no centro cirúrgico, já precisei acalmar muitos pais. Inclusive, percebi que eles podem ficar infinitamente mais nervosos que as mães” afirmou Wanda.
Faltam palavras capazes de descrever o quão mágico é ver um serzinho chegando ao mundo, e, por isso, as imagens cumprem bem esse papel que a oratória falha em executar “O primeiro choro, o primeiro toque na mãe, a emoção que brota dos olhos... O sorriso que não cabe nos rostos de ambos! São expressões faciais incríveis e verdadeiras, impossível de encontrar em outra ocasião”. Mas nem tudo são flores: mesmo no momento mais especial da vida de um casal, dificuldades podem acontecer “A dor física, a exaustão, a tensão quando uma cirurgia de emergência é necessária... Tudo isso fica presente nas fotos, e, devido a isso, os registros carregam uma força materna imensa!”
Apesar dos eventuais obstáculos, Wanda reafirma: “fotografar parto é fotografar cheiro, amor e dor... é estar de frente a um dos maiores milagres de Deus”
Serviço: Fotografia Wanda Ferrera (28) 99955-6319
![]() |