Português (Brasil)

Fitoterapia e muito amor bem no coração do Bairro

Fitoterapia e muito amor bem no coração do Bairro

Compartilhe este conteúdo:

Lusia Cassandri Morosini, Arcília Rébuli Betini, a Cila, e Denise Nobre da Costa.

A Pastoral da Saúde, que faz história há mais de 32 anos em Venda Nova, produz cápsulas, xaropes, pomadas, tinturas, farelos e chás. Estes itens estão entre os medicamentos entregues com uma palavra de carinho ou uma dica saudável.

O bairro Vila Betânea tem riquezas difícil de mensurar. Dentre elas está a Pastoral da Saúde, localizada bem no início da Avenida Beira Rio e ao lado da Escola Liberal Zandonadi, outra grande referência local. Dentre os remédios mais populares e pioneiros e preparados pela Pastoral até hoje estão a “pomada milagrosa” e o xarope de angico.

Devido à pandemia do coronavírus, houve muita procura pelos medicamentos de ansiedade oferecidos pela Pastoral. No entanto, os xaropes continuam entre os campeões de venda, seja no inverno ou para combater as alergias em outras estações.

Arcília Rébuli Betini, a Cila, coordenadora da Pastoral, explica que além dos fitoterápicos, antes da pandemia, as voluntárias faziam visitas nas casas, orações, doações aos carentes e muito mais. Este ano fizeram muita doação de fraldas geriátricas, itens adquiridos com os recursos advindos de duas lives.

Desde o início de fevereiro de 2014, a Pastoral se instalou na sede construída especial para abrigar seu projeto de promoção da saúde a um valor simbólico. Num prédio de cerca de 300 m², funciona toda produção de fitoterapia, manipulação de cápsulas, chás e produção de xaropes, pomadas, tinturas e farelos (multimistura alimentar).

Dentre os grupos de fitoterapia e do serviço dimensão solidária, se dividem as 86 voluntárias.  O primeiro grupo cuida da produção dos remédios, dos cuidados com a matéria-prima e do atendimento; enquanto o outro é responsável pelas visitas domiciliares aos doentes, atividade que está suspensa devido à pandemia.

A equipe conta com três funcionárias e uma prestadora de serviço, sendo que o cuidador da horta é mantido pela Prefeitura. Todo esse trabalho, que tem o acompanhamento de um farmacêutico voluntário (Thales Guimarães de Oliveira), alivia o sistema público de saúde.

Para manter a qualidade dos trabalhos, a Pastoral conta com o apoio da Prefeitura, Incaper, Rotary Clube, Afepol e outros colaboradores, como as roletas de sorteio de frangos promovidas na 'Missa das Dez'.

Compartilhe este conteúdo: