EVOLUIR - Psicóloga especialista em neuropsicologia e terapia infantil e da adolescência
A psicologia como possibilidade de acesso ao autocuidado e à saúde mental das crianças e dos adolescentes, por Juzana Pinto Moreira
![]() |
O início de uma paixão
Ainda na faculdade de psicologia, o contato com as crianças e os adolescentes durante os estágios fez nascer em Juzana Pinto Moreira a paixão por esse público. Já graduada, ela teve a oportunidade de trabalhar e vivenciar a realidade de sua paixão atuando em instituições que acolhiam crianças e adolescentes em situação de violência e vulnerabilidade social e posteriormente com crianças com atrasos globais do desenvolvimento. Atualmente ela se dedica aos atendimentos clínicos para crianças e adolescentes consolidando toda sua trajetória. “Sinto-me privilegiada por ajudar as crianças e adolescentes a atravessarem com facilidade momentos difíceis de sua vida”.
Abrindo portas e construindo vínculos
O primeiro passo para estabelecer o atendimento é feito através da família. São os pais e/ou cuidadores que percebem uma necessidade por meio de dificuldades no comportamento, no relacionamento interpessoal, na aprendizagem e nos marcos do desenvolvimento de seus filhos, barreiras limitantes em relação à socialização, à convivência familiar e ao aprendizado.
Para criar a conexão com a criança, a psicóloga Juzana desenvolve um trabalho baseado na ludicidade, por meio da terapia cognitivo comportamental. Brincadeiras, jogos e livros direcionados estão entre as vias de motivação para engajar a criança no processo de autoconhecimento. “O tipo de recurso a ser utilizado irá depender do interesse da criança, da idade ou da fase do desenvolvimento e do objetivo e da meta terapêutica”.
Na adolescência já é possível travar o diálogo e como recursos terapêuticos utilizamos jogos, livros, filmes e dinâmicas, o que também traz um pouco da ludicidade para a relação terapêutica. “O lúdico auxilia na conexão do vínculo com o adolescente e no engajamento motivacional”.
Família como parceira de sucesso
Ela salienta que todas as intervenções são feitas em conjunto com a família, que sempre está inserida no processo. “A regulação socioemocional da criança ou do adolescente necessita ser continuada fora do consultório. A família é uma extensão da ajuda terapêutico, assim o trabalho de orientação parental dá suporte para a família na continuidade das intervenções”.
Da avaliação neuropsicológica à intervenção terapêutica
Na infância podem surgir dificuldades emocionais que se contrapõem ao desenvolvimento natural, tais como baixa autoestima, agressividade, ansiedade, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, isolamento social, depressão, dependência tecnológica, transtornos alimentares, autismo, transtorno desafiador de oposição, dificuldade de aprendizagem, dentre outros. São dificuldades que se expressam em vários contextos desde a família à escola.
Dentre os muitos serviços prestados pela psicóloga Juzana, a avaliação neuropsicológica vem assumindo uma crescente dentro das demandas do consultório. A avaliação veio para auxiliar no diagnóstico médico, no tratamento medicamentoso, na identificação das potencialidades/limitações da criança ou do adolescente, na orientação para a escola de planejamento das atividades acadêmicas e no auxílio à família sobre as condições de seu filho.
Ela ressalta que na avaliação neuropsicológica recebe indicação das mais diversas áreas, como das escolas, dos profissionais da saúde e até das próprias famílias. Este atendimento tem como objetivo realizar o mapeamento sobre as áreas cognitivas, comportamentais, emocionais e da personalidade, e com isso conduzir intervenções mais precisas, visto que a fase de desenvolvimento e maturação neurocognitiva é de grande importância dada as janelas de oportunidades cerebrais.
A psicóloga observa que as famílias estão mais preocupadas em proporcionar recursos para que seus filhos cresçam com mais saúde socioemocional. “As famílias querem obter recursos para lidar com a situação e estão disponíveis ao processo terapêutico do seu filho”.
Juzana vê com otimismo as mudanças pelas quais o conceito da psicologia está passando. “As pessoas procuram ajuda para ter melhor qualidade de vida, através do autoconhecimento, fazendo a gestão dos conflitos. A psicologia passou a extrapolar o conceito de saúde/doença e se apresenta como ferramenta de autocuidado, prevenção para enfrentar as novas fases da vida”.
Formação e trajetória
Juzana é formada em psicologia pelo Centro Universitário de Vila Velha- UVV (2008). Possui especialização em terapia cognitivo comportamental na infância e adolescência pela Famaqui. Especialista em neuropsicologia pela Unyleya. Especialista em gestão de saúde pública pela Faculdade FINOM. Facilitadora do método “Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF)”. Formação básica em terapia EMDR. Atualmente está cursando formação em terapia dos esquemas pela Wainer e Terapia ABA pela CBI of Miami.
Sua trajetória profissional se iniciou na Sollo Brasil, empresa de telemarketing na área de recursos humanos. Atuou como psicóloga no serviço de enfrentamento à violência sexual, exploração e abuso sexual na área de assistência social e na Apae de Conceição do Castelo, no qual ficou cerca de dez anos. Também atuou como professora de psicologia no curso de administração da Faculdade Faveni durante mais de três anos. Atualmente se dedica à Clínica Evoluir como psicóloga e sócia-proprietária. É casada e mãe de dois meninos e uma menina.
Serviço: Juzana Pinto Moreira
Psicóloga CRP 16/2243
Atendimento na Evoluir
Segunda, das 13 às 19h
Terça, das 8 às 13h,
Quarta e quinta, das 8 às 18h
(28) 99988-9431
(28)99987-5366