EVOLUIR - Fonoaudióloga há 15 anos e especialista em desenvolvimento infantil e linguagem
Cinthya Falquetto Mauro Altoé atualmente concentra seus atendimentos em crianças e adolescentes com alterações no desenvolvimento da linguagem e atraso de fala
![]() |
A comunicação vai muito além da fala
Os humanos começam a desenvolver a linguagem antes mesmo de nascer e as primeiras palavras surgem por volta de 12 meses. De forma geral quando isto não acontece, liga-se um alerta para que os pais desconfiem da possibilidade de que a criança tenha alguma alteração no desenvolvimento, o que torna o consultório da fonoaudióloga Cinthya uma das principais portas de entrada dos pequenos para o atendimento global na Clínica Evoluir.
Com um atendimento humanizado, Cinthya atua da prevenção até a reabilitação do paciente que apresenta diferentes diagnósticos. Essas condições vão desde atrasos devido à falta de estímulo adequado até deficiências como transtorno do espectro autista, paralisia cerebral e síndrome de down ou desordens como apraxia de fala, dislexia e outras.
Com o isolamento provocado pela pandemia, os casos de atraso de fala aumentaram muito e Cinthya pode comprovar o fenômeno em seu consultório. “A socialização é fundamental para o desenvolvimento da fala”.
Cinthya destaca sobre a participação da família na terapia. “Para que o resultado seja efetivo o envolvimento de todos é fundamental, pois seguindo as orientações em casa os resultados terapêuticos aumentam e muitas vezes o tempo de tratamento é encurtado”.
“Conheço muitas histórias de sucesso com esta integração, incluindo ex-pacientes que estão atualmente na faculdade”. Cinthya ressalta ainda que a família em seu momento de fragilidade encontra na terapia um conforto e uma criação de vínculo para partilhar as angústias, medos e conquistas.
Formando este tripé de apoio com a fonoaudióloga e a família está a escola. “É muito importante a integração com os profissionais da educação. Escuto o professor e passo as orientações para fortalecer o suporte necessário ao paciente junto ao neurologista e aos demais profissionais ligados ao caso, quando for necessário. Muitas vezes dou assessoria a todo corpo docente através de palestras e capacitação”.
Diagnóstico precoce garante sucesso na terapia
Cinthya afirma que o atendimento precoce aumenta a chance da criança se tornar um adulto funcional. “Hoje é possível fazer o diagnóstico com meses de idade. Atualmente o paciente mais novo que atendo tem um ano e sete meses”. A crença de que se deve esperar porque cada criança tem seu tempo faz com que se perca uma fase importante do desenvolvimento.
A incidência de autismo nos estudos atuais é de uma para cada 36 crianças, de acordo com o CDC – Centro de Controle de Prevenção dos EUA divulgado no dia 23/03/2023.
Com uma clientela formada por crianças e adolescente típicos e atípicos de Venda Nova e das cidades da Região Sul-Serrana, Cinthya calcula que 80% dos pacientes que chegam com atraso de fala são autistas. “A maioria não chega com o diagnóstico fechado”. À profissional cabe, muitas vezes, a tarefa de alertar os pais sobre a possibilidade de seu filho ser autista e fazer os encaminhamentos necessários para fechar o diagnóstico.
No caso de crianças típicas, com atraso de fala, ou com alterações na aprendizagem escolar, a ausência da intervenção adequada pode ocasionar outros problemas.
Para que os pais fiquem atentos, Cinthya dá as dicas: “com um ano e seis meses a criança deve estar falando palavras isoladas, numa média de 50; quando não fala sequer uma palavra é hora dos pais ficarem alertas, principalmente se somar-se a este quadro alterações comportamentais, dificuldades na socialização, alterações sensoriais e alimentares”.
![]() |
O diferencial no tratamento
Com brilho nos olhos Cinthya garante que um dos principais segredos da terapia é o amor por cada paciente e à sua história particular. Ela soma a isto a constante busca pelo conhecimento e capacitação e agregados a experiência. São fatores que fazem seu atendimento ser diferente com novidades a cada sessão, o que favorece a evolução do paciente.
Cinthya finaliza com sorriso no rosto falando sobre seu trabalho durante esses 15 anos “é muito gratificante acompanhar o desenrolar das primeiras palavras, e ver o desenvolvimento dos meus pequenos, um sentimento que não tem como explicar”.
Formação
Cinthya é formada em fonoaudiologia pela Faesa, Vitória, em 2007. Possui especialização em linguagem e saúde básica da família, pelo SUS, formação em audiologia ocupacional e capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), PECS nível 1, Manejo de Comportamentos Inapropriados e TEACCH.
A profissional tem na bagagem a experiência em atendimento clínico pelo SUS (na Unidade de Saúde) e na Apae de Conceição do Castelo e na Apae de Venda Nova do Imigrante, onde atuou por aproximadamente 12 anos.
Casada com Tiago Altoé e mãe de Benjamim, 8 anos, e Benício, 2, Cinthya além de sócia-proprietária da Clínica Evoluir, abriu espaço em sua agenda para também fazer exames de audição na Clínica Segmais e prestar consultoria a empresas na área de audiologia ocupacional.
Serviço:
Cinthya Falquetto Mauro Altoé
Fonoaudióloga
CRFA 66440 - ES
Atendimento na Evoluir
segunda à sexta, de 8 às 17h
(28) 99988-9431 (28)99916-4268
@cinthya.fono