EVOLUIR - Em auxílio às crianças: todos podem aprender!
A psicopedagoga Norminda Dela Costa afirma que a intervenção precoce é o caminho certo na melhoria dos processos de aprendizagem
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Quanto mais cedo se detecta a disfunção no aprendizado e se começa as intervenções maior é a possibilidade de a criança superar ou minimizar suas dificuldades para se desenvolver. A afirmação é da psicopedagoga Norminda Dela Costa, que há mais de um ano reforçou o time de profissionais da Clínica Evoluir.
De acordo com a psicopedagoga, a dificuldade de aprendizado por estar ligada a transtornos do neurodesenvolvimento como a dislexia, discalculia, disgrafia, déficit de atenção com ou sem hiperatividade (TDA ou TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), ou outras condições que dificultam o desenvolvimento intelectual, acadêmico e social. Com o diagnóstico feito pelos especialistas, as terapias devem começar o mais rápido possível, pois aumentam as chances de sucesso das intervenções. “Os pais estão mais atentos ao desenvolvimento infantil e há mais conhecimento científico sobre o tema, o que possibilita o diagnóstico precoce”.
Para Norminda, embora as dificuldades de aprendizado sejam desencadeadas ou impactadas por fatores genéticos e biológicos, o excesso de estímulos ambientais e socioculturais tem sido um fator de perturbação na vida da criança e tem exacerbado os sintomas de algumas disfunções. Ela diz que os sintomas variam. Podem vir em forma de impulsividade ou passividade nos relacionamentos, dificuldades de comunicação e interação, problemas com leitura e escrita, dificuldade de concentração, de reter informações, questões motoras dentre outros.
Trabalho do psicopedagogo e a avaliação psicopedagógica
O trabalho clínico do psicopedagogo consiste em desenvolver ações para potencializar a aprendizagem. Geralmente esse profissional entra em ação quando a escola (ou a família) percebe que, mesmo com o uso de estratégias diferenciadas, o estudante avança em ritmo inadequado ao desenvolvimento esperado para a faixa etária, ou apresenta dificuldade na aquisição de determinadas habilidades. Para atuar como psicopedagogo é necessária especialização no curso de psicopedagogia.
Com a utilização de materiais e métodos específicos, a psicopedagoga realiza um rastreio para identificar os fatores que interferem no aprendizado. “Propomos construir uma rota de aprendizado em que os objetivos são traçados a partir da observação, da queixa inicial trazida pela família ou escola, das necessidades que a criança demanda, além das orientações/ encaminhamentos de outros profissionais”. Com objetivos traçados, o tempo de resposta depende de distintos e diversos fatores. “O ritmo e o tempo de resposta são únicos", afirma Norminda ao reconhecer que às vezes é preciso reajustar a rota diante da devolutiva da criança às intervenções.
Para Norminda, a participação ativa da família é fundamental para o resultado qualitativo das intervenções: "quando os familiares aderem ao acompanhamento e se dispõe a aprender novas formas de lidar com criança, seja propondo mudanças no ambiente doméstico ou realizando alterações na rotina, restringindo o uso de telas e ampliando o espaço para brincadeiras e interações, percebem as mudanças em situações do cotidiano”.
Cuidados com infância
Norminda vê que algumas atitudes familiares contribuem para a saúde integral da criança e para seu pleno desenvolvimento. “É preciso olhar para a infância com mais cuidado e estar atento às necessidades desta fase, tão fundamental na constituição do sujeito. A criança precisa de tempo para brincar, parceiros para suas brincadeiras e tempo para o ócio. Nem preciso afirmar que se faz urgente gerenciar melhor o tempo de uso das telas pelas crianças, pois o impacto das imagens digitais em um cérebro imaturo é muito negativo”.
Ao fazer tal afirmação, ela reitera a necessidade de buscar equilíbrio nos estímulos e no tempo que elas precisam ao lado dos pais ou de seus cuidadores diretos. “As crianças não precisam de muitos brinquedos ou agendas lotadas. Elas precisam de tempo para brincar e adoram fazê-lo com coisas simples: água, areia, terra, retalhos de madeira... Precisam de tempo para observar e sentir o mundo que as rodeia: o sol, o vento, a chuva... E, principalmente, brincar ao ar livre e junto à natureza: na rua, em parques e praças, no quintal, ambientes que oferecem muitos estímulos e possibilidades, na dose certa”.
Formação
Norminda traz em sua bagagem profissional a formação em pedagogia, psicopedagogia e psicanálise, além da longa experiência como pedagoga, formadora de professores e estudiosa da infância. E ela faz questão de frisar que sua experiência como mãe de Benjamin, nove anos, foi seu grande despertar na valorização do que é de fato importante no desenvolvimento de uma criança.
Serviço:
Norminda Dela Costa
Psicopedagoga
Atendimento na Evoluir
Segunda à quinta-feira,
de 07h30 às 11 horas
(28) 99988-9431
@normindadc