Está mais fácil comprar um imóvel
Com crédito ou através de consórcio, associado do Sicoob pode comprar seu imóvel. As linhas são com recursos próprios captados através de contas poupanças
![]() |
Ciclo virtuoso - Tânia Uliana Torres fala das possibilidades de crédito
para compra de casas, apartamentos ou lotes, e de como a capitação
de poupança tem sido importante para criar
fundos de crédito para este fim.
|
O ramo de construção civil está de vento em popa em Venda Nova e Região, como bem mostra a reportagem sobre uma empresa familiar especializada em construir e vender parte desses imóveis publicada nas primeiras páginas desta edição. O que mantém essa atividade aquecida, é a oferta de crédito pelos agentes financeiros.
E o Sicoob tem ofertado o financiamento de crédito imobiliário aos seus associados para aquisição de imóveis residenciais novos ou usados, com prazos de até 30 anos para pagar. A Insti-tuição oferece vantagens, como financiamento de 80% do valor do bem, taxas atrativas e utilização do FGTS. As taxas de juros variam de acordo com o indexador, sendo a TR, poupança e IPCA.
Outra novidade sobre o crédito imobiliário do Sicoob em 2021 é a portabilidade, que é a transferência de uma operação de crédito, feita a pedido do cliente, de uma instituição financeira para outra. A vantagem da portabilidade para o tomador de crédito é a oferta de taxas mais atrativas, por isso é sempre importante acompanhar o mercado. Tânia Uliana Torres, diretora executiva do Sicoob Sul-Serrano, informou que os associados da Cooperativa podem fazer as simulações do crédito nas agências do Sicoob.
Lotes
Disponível também na linha do crédito imobiliário do Sicoob está o financiamento para aquisição de terrenos urbanos sem benfeitorias. Somente para pessoas físicas, a linha para compra de lotes tem prazos de até 120 meses para pagamento, não sendo possível a utilização do FGTS.
De acordo com Tânia, também há possiblidade de financiamento para construção, em imóvel residencial urbano, para mutuários pessoa física, com prazos de até 240 meses para pagar. Neste caso, é passível a utilização do FGTS, dependendo do sistema de financiamento.
Consórcios
Outra possibilidade de aquisição de imóveis e outros bens é o consórcio. Tânia explica que o consórcio é um sistema que permite a aquisição programada de bens com isenção de juros e taxas reduzidas. “Reunidos em grupos, os consorciados garantem, por meio do autofinanciamento, a soma dos valores necessários para a contemplação dos demais participantes do grupo, com o estabelecimento prévio de regras, prazos e valores”.
A aquisição de cotas do consórcio do Sicoob poderá ser feita junto às agências e Tânia ressalta que a modalidade está disponível para não associados também.
Recursos vêm da poupança
Tânia ressaltou a importância da captação de recursos pela Cooperativa, principalmente a poupança, cujo recurso é revertido para o crédito imobiliário e crédito rural, nas regiões onde estão instaladas as agências.
Desta forma, há uma reciclagem dos recursos nas próprias comunidades. “Chamamos essa engrenagem de círculo virtuoso do cooperativismo financeiro”, explica Tânia sobre a importância de associados fazerem suas aplicações junto ao Sicoob.