Especial MORADIA e CONSTRUÇÃO: A arquitetura da casa após a maternidade
![]() |
A maternidade me ensinou a ver o lar como um espaço diferente, muitos são da teoria que o bebê precisa se adaptar à casa e não a casa se adaptar ao bebe.
Acredito que precisamos encontrar o equilíbrio, pois existem coisas que depois de prontas dentro da casa não podem ser mais modificadas.
Quando possível, ainda em fase de projeto, conseguimos pensar em várias soluções para melhorar o ambiente para receber uma criança.
Na área de serviço, por exemplo, o indicado são armários altos para colocar os produtos de limpeza na parte superior.
Na cozinha, sempre que possível, optamos por colocar o forno o mais alto e armários com puxadores mais difíceis de acessar.
Uma casa sem desníveis ou escadas evita o risco de quedas dos bebes.
Os objetos de decoração por um período precisarão ser realocados ou optarem por objetos que não quebram.
Outro ponto importante é observar que com o passar o tempo os bebês vão crescendo e os brinquedos só aumentando. Pensar em um local seguro e arejado para os pequenos brincarem é fundamental, além de planejar armários ou caixas para guardar os brinquedos contribui para a organização da casa.
Outra orientação é sobre a escolha do quarto que receberá o bebê. Isso parece bobo, mas é uma escolha importante. Escolher um quarto amplo, de preferência com sol da manhã, evitará a necessidade de instalação de ar condicionado.
Um quarto mais distante do barulho, seja de vizinhos ao lado ou de vizinhos do andar superior, caso você more em um apartamento, trará mais conforto. No início da vida os bebês têm sono leve e acordam com facilidade.
O mobiliário deve ser escolhido de acordo com o tamanho do quarto e deve ser planejado pensando no crescimento do bebê. Como por exemplo, no armário das roupas, opte por cabideiros removíveis que possam ser retirados para receber roupas maiores. As gavetas também podem ter profundidades normais e os espaços mais altos como nichos para armazenar os itens que com o passar do tempo já não vão sendo mais utilizados.
O trocador, item necessário nos primeiros anos, pode ser utilizado futuramente para apoio de objetos de decoração e na parte inferior, com aproveitamento de gavetas e nichos.
A poltrona de amamentação pode ser utilizada na sala futuramente.
O tema do quarto é algo bem particular escolhido pelos pais. Meu conselho sempre é optarem por algo mais neutro ou não tão infantil, assim o quarto poderá ser utilizado mais tempo sem precisar de uma reforma.