Especial MORADIA e CONSTRUÇÃO - Vidraçaria FIORESE: de Conceição do Castelo para toda Região
Há dez anos Tobias Maretto Fiorese colocou os seus talentos à serviço do próprio negócio e agora colhe os frutos da credibilidade construída
![]() |
Amplamente utilizado nas obras para uma vasta gama de finalidades, o vidro está entre os itens mais desejados por quem quer construir com funcionalidade e beleza. Tobias Maretto Fiorese, que há dez anos é proprietário da Vidraçaria Fiorese e um dos profissionais integrados ao negócio da construção civil da região, vê a procura pela instalação de vidros crescer junto com o padrão de exigência do setor.
“O vidro pode embelezar ambientes, aprimorar a incidência de luz natural e até mesmo gerar sensação de amplitude em ambientes pequenos. Poucas pessoas sabem e até duvidam quando escutam que o vidro pode ser um material de segurança”. Fiorese cita o vidro temperado e o laminado, como exemplos de itens que vão além da beleza. “O vidro temperado oferece excelente nível de resistência mecânica e térmica. Justamente por isso, ele costuma ser utilizado em aplicações como tampos de mesa, divisórias, janelas, box de banheiros, vitrines e afins. Já o laminado é feito em camadas, que são unidas por uma fina película de polivinil butiral (PVB); quando o vidro quebra, os fragmentos colam nessa película, o que evita que eles se espalhem e, por conseguinte, que acidentes aconteçam. Esse vidro é bastante utilizado em guarda-corpos, mezaninos, fachadas e afins”, explica.
Ao exemplificar a aplicação dos dois tipos de vidro, Fiorese retrata um pouco de sua função como vidraceiro. “É fundamental que conheçamos a aplicabilidade de cada tipo de vidro para orientar bem nosso cliente. Assim, ele investe o necessário: nem a mais e nem a menos do que o necessário”.
Com esse perfil de profissional atento, Fiorese conquistou o mercado regional, extrapolando seu atendimento para os municípios vizinhos, com uma grande concentração de clientes em Venda Nova e em Pedra Azul. Além de portas, muros, janelas e pergolados de vidro, a empresa também monta portões de alumínio e vidro e trabalha com cortinas de persianas.
Histórico
![]() |
Tobias nasceu em Conceição do Castelo e desde menino trabalhava ao lado do pai, que era dono de comércio. Muito curioso, sempre fazia os serviços de serralheria de casa, como portões, corrimões e o que fosse necessário. “Eu comprava os equipamentos e fazia porque gostava muito”.
Em 2012 surgiu a oportunidade de colocar a sua vocação em prática em um negócio próprio. Já casado há dois anos com Anielle Maria Jubine, ele teve o apoio da esposa para comprar o empreendimento que funcionava há apenas um ano. “O dono tinha outros negócios e resolveu se desfazer da vidraçaria. Eu comprei e no início funcionava num ponto pequeno, ao lado do comércio de minha mãe”.
Três anos depois, Fiorese alugou um espaço nas proximidades para colocar todo o setor de produção e manteve o escritório no ponto original. Antes disto, em 2012, sua esposa deixou de lecionar e passou a trabalhar com ele e, como boa administradora, ajudou a impulsionar os negócios.
Em 2018, eles compraram uma área para construir um galpão, espaço que a vidraçaria está até hoje. “De cinco anos para cá crescemos muito e isso se revela na nossa crescente clientela e também na nossa equipe. Começamos eu e mais um funcionário e hoje somos eu, minha esposa e mais cinco colaboradores”.
Fiorese atribui a sua credibilidade junto aos clientes o seu maior patrimônio. “É uma relação de confiança que construí ao longo dos anos. A instalação dos vidros é uma parte sensível da obra, que vem no final, quando muito já foi gasto. Existe um outro fator: precisamos entrar dentro da casa das pessoas. Ou dentro do escritório. Então é fundamental trabalhar com uma equipe de confiança. Meus funcionários são os mesmos, nunca precisei trocar. Isso é muito vantajoso, pois eles estão afinados com o que desejamos ser como profissionais”.
Para Fiorese, a relação de confiança com o cliente é construída desde o primeiro contato, quando vai conhecer a obra para tirar medidas. “Precisamos orientar sobre a espessura e é fundamental seguir os parâmetros para cada medida de extensão. Quando falamos em vidro sabemos que estamos tratando de um item cuja função vai muito além de embelezar um ambiente”.
![]() |