Português (Brasil)

Especial HPM - Coluna: do tratamento clínico à cirurgia endoscópica

Especial HPM - Coluna: do tratamento clínico à cirurgia endoscópica

O ortopedista e traumatologista Antônio Alexandre Ferreira investiu em cursos no exterior e no Brasil em busca de novas técnicas minimamente invasivas

Compartilhe este conteúdo:

O ortopedista e traumatologista Antônio Alexandre Ferreira trouxe para Venda Nova e região novas técnicas para tratar as doenças da coluna como deformidades (cifose e escoliose), fraturas, doenças degenerativas (hérnias de disco e estenose). Ele, que atende no ambulatório e faz cirurgias de pequena a alta complexidade no centro cirúrgico do Hospital Padre Máximo, enfatiza as técnicas minimamente invasivas, como as cirurgias endoscópicas da coluna.

Dentro de sua especialidade, ele oferece atendimento de ortopedia, principalmente com tratamento de doenças da coluna, dores crônicas na coluna e nas articulações, que estão na sua área de atuação. “Nos casos mais graves ou que não respondem ao tratamento conservador, podem ser realizadas cirurgias de coluna. Temos estrutura no Hospital para fazer as cirurgias e o pós-operatório. Nos casos de o paciente ter  comorbidades, contamos com o aporte da UTI ”.

Ele reforça que o primeiro passo é prevenir doenças de coluna. “Meu objetivo é prevenir doenças de coluna naqueles que ainda não têm, melhorar aqueles que estão com dor e resolver os casos graves com todo arsenal de tratamento disponível”.

O ortopedista ressalta que num primeiro estágio tratamentos conservadores, como medicamentos, fisioterapia e exercícios, podem ser eficientes. “Num segundo estágio, podemos fazer infiltrações ou bloqueis, e em alguns casos, temos o caminho da cirurgia”, diz sobre a linha evolutiva da relação da medicina com as patologias relacionadas à sua especialidade.

Quando se faz necessária a interferência por meio cirúrgicos, os pacientes da região contam com a possibilidade de fazer uma cirurgia minimamente invasiva, que é a feita pela via endoscópica. “Trata-se de uma cirurgia com o menor corte possível, com menos agressão aos tecidos, o que permite o melhor resultado interno e uma recuperação precoce”.

Instalado há um ano na região, o médico e sua esposa Denise Rezende (médica otorrinolaringologista) saíram de São Paulo em busca de qualidade de vida. “Nossa ideia é oferecer um serviço de qualidade à população de uma forma humanizada e individualizada, melhorando a qualidade de vida e alívio às dores”, pontua.

 

Especialização

Formado em 1997 pela  Unicamp, o médico se especializou na mesma universidade. Natural de Campinas, onde fez residência em ortopedia e traumatologia., ele conquistou o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia- SBOT. Na sequência fez especialização em cirurgia de coluna na Unicamp.

Depois de concluir, ele foi para França fazer um estágio no Centre Aquitain du Dos, Bordeaux. Quando retornou, trabalhou pelo SUS no Hospital Estadual de Sumaré (HES Unicamp) onde foi responsável pelas cirurgias de coluna da ortopedia de 2001 até 2019.  Ele também fez consultório e cirurgias de coluna em Campinas e região de 2002 a 2021.

Compartilhe este conteúdo: