Especial HPM - Cirurgias plásticas e reparadoras com Henrique Tristão atraem pacientes de toda região
![]() |
Em junho último o cirurgião plástico Henrique Tristão completou um ano de atuação no Hospital Padre Máximo. Neste período em que compõe a equipe de especialidades da Instituição, ele registra pelo menos 60 cirurgias plásticas de grande porte, além dos pequenos procedimentos.
As cirurgias mais procuradas pelos pacientes são as de abdome, lipo e mama. São mulheres em diferentes fases da vida, com predominância daquelas que já passaram pelos números de gravidez desejadas e que decidiram investir em sua autoestima, recuperando sua imagem diante do espelho. “Mulheres de idades mais avançadas também estão descobrindo que há tempo de vida de qualidade e querem estar bem consigo mesmas”.
As cirurgias reparadoras também são comuns. Henrique tem feito pequenas cirurgias de lesões de face, geralmente ocasionadas por câncer de pele. “Faço estes procedimentos em pacientes encaminhados por dermatologistas na sala de procedimentos do Ambulatório de Especialidades do Hospital Padre Máximo”.
Henrique explica que na maioria das vezes, são tumores de pele, que precisam de retalho e enxerto. “Alguns pacientes, já diagnosticados, me procuram diretamente sem encaminhamento dos dermatologistas. No quesito procedimento, geralmente a solução da lesão em face está mais próximo da área do cirurgião do que da área da dermatologia”, observa.
Pacientes de Venda Nova, de Afonso Cláudio, de Conceição do Castelo, de Pedra Azul e de diferentes localidades da região formam a clientela que procura pelo atendimento do cirurgião no HPM. Esses pacientes são atraídos pela facilidade de acesso ao Hospital e pela segurança que a Instituição inspira. “Eles comentam que conhecem o HPM e sentem a confiança na Instituição’’.
Para Henrique a estrutura do Centro Cirúrgico, o suporte da UTI e a equipe de profissionais preparada estão entre os fatores que geram segurança no paciente. Quando faz cirurgias mais complexas, ele sempre conta com o colega cirurgião plástico Manoel Zambrano, que vem do Rio para auxiliá-lo. “Dois cirurgiões plásticos atuando no mesmo procedimento é outro benefício que deixa o paciente mais confiante. Sempre tenho uma conversa esclarecedora sobre os resultados possíveis, pois trabalhamos com expectativas”.
Os tipos de cirurgias plásticas mais comuns
Abdominoplastia:
É uma das cirurgias mais realizadas e muito procurada pelas mulheres que passaram por gestações ou que tiveram perda substancial de peso. O procedimento consiste na retirada do excesso de pele do abdome, além de corrigir a diástase (afastamento dos músculos), e quase sempre está associada à lipoaspiração, o que leva a uma significativa melhora da silhueta feminina.
Lipoaspiração:
Consiste na aspiração de gordura através de cânulas. Seu objetivo é melhorar o contorno corporal, eliminando os depósitos de gordura de áreas específicas do corpo (abdome, braços, coxas, pescoço) que não se perde com dieta ou na academia. Quando associada ao enxerto da gordura em outras áreas, como nos glúteos, recebe o nome de lipoescultura. Outras técnicas muito realizadas são: lipo LAD (Lipo de Alta Definição), lipo associada às tecnologias que melhoram a retração da pele, tal como laser e Renuvion.
Mamoplastias:
Termo que designa as cirurgias das mamas; possuem caráter tanto estético quanto reparador (como nas reconstruções da mama após câncer ou acidentes). Podem ser realizadas para aumentar o tamanho das mamas (mamoplastia de aumento); para reduzir o tamanho (mamoplastia redutora) como nos casos das mamas gigantes, que trazem grande desconforto, dor nas costas e alterações posturais; e também para reposicionar as mamas caídas (mastopexia).
Blefaroplastia:
O procedimento devolve o contorno dos olhos, melhorando a aparência das pálpebras superiores e inferiores. Retira o excesso de pele e gordura que causam o aspecto de “olhar cansado”.
Rinoplastia:
O procedimento cirúrgico corrige e modifica a estrutura nasal, e pode ser realizado com diferentes aplicações, como aumentar ou diminuir o nariz, dando projeção a ponta, afinar as asas nasais e diminuir a giba óssea. Ela pode ser realizada para fins estéticos ou funcionais, como para corrigir e melhorar a respiração da pessoa.
Lifting Facial:
Visa melhorar os sinais de envelhecimento da face, tais como flacidez da pele, vincos (rugas profundas) e queda dos tecidos moles (gordura).
Otoplastia:
Cirurgia realizada para corrigir as alterações anatômicas das orelhas, sendo que a mais comum é a “orelha em abano”.