Português (Brasil)

Escola Liberal Zandonadi faz 50 anos

Escola Liberal Zandonadi faz 50 anos

Compartilhe este conteúdo:
A equipe escolar retornou no dia 3 de novembro com as aulas presenciais para os
alunos que as famílias optaram por esta modalidade. O retorno às aulas presenciais
está facultativo até o final deste ano letivo.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Liberal Zandonadi completou 50 anos de fundação no dia 1º de outubro de 2020, conforme publicação da Portaria Nº 397-E  no Diário Oficial desta data em 1970. A unidade, que passou a existir sete anos depois que Vila Betânea foi fundado, é um dos símbolos e referência do bairro.

Criada como Escola Singular Rui Barbosa, classificação rural no município de Conceição do Castelo, funcionava onde fica hoje o campo de bocha Dom Bosco.  Pela Portaria E Nº 843 de 13 dezembro de 1977 se transforma em Escola de 1º Grau Rui Barbosa.

Com a Portaria E Nº 870 de 27 de março de 1978 denomina-se Escola de 1º Grau Liberal Zandonadi e,  em 11 de abril de 1978, torna-se unidade completa de 1º Grau com classes de 1ª a 8ª séries, funcionando de 1ª a 6ª séries, com implementação progressiva das demais séries. Conforme publicação no Diário Oficial do dia 14 de junho de 2002, passa a se chamar Escola Estadual de Ensino Fundamental Liberal Zandonadi.

A escola recebeu este nome em homenagem ao pai de Máximo Zandonadi, Liberal Zandonadi que foi o doador do terreno para a construção da escola que, na ocasião, foi construída pela Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo, na gestão de Benjamim Falchetto.

Devido à pandemia do novo coronavírus não foi possível comemorar de forma presencial e, para celebrar, a instituição lançou uma logomarca alusiva meio século de atividades. O jubileu de ouro foi também comemorado com a  instalação de uma placa na entrada principal da escola com a logomarca alusiva aos 50 anos e por meio das redes sociais da escola, com postagens de fotos, vídeos e informações da trajetória.

Atualmente, a unidade escolar é dirigida por Solimar Giestas Paiva Lopes. De acordo com a gestora, a escola se tornou ao longo dos anos referência pela qualidade do ensino, podendo ser comprovada através dos índices do Paebes (Avaliação externa em nível estadual) e IDEB (avaliação externa em nível nacional), e pelo desenvolvimento integral dos alunos, fruto do trabalho de excelência desenvolvido pela equipe.

“Depois de 40 anos de trabalho, sendo 38 a serviço da educação pública, me sinto privilegiada e grata por poder contribuir para a história desta escola. Me orgulho da reputação da unidade, que tem como base uma trajetória de outras gestões e também construída pela atual e dedicada equipe”, disse a diretora Solimar.

 
 
Compartilhe este conteúdo: