Português (Brasil)

Engenheiro volta a Venda Nova para vivenciar sua vocação

Engenheiro volta a Venda Nova para vivenciar sua vocação

Data de Publicação: 23 de dezembro de 2016 08:18:00 Eymard Minette está à frente da Ítalo Engenharia, que faz projetos e consultorias em várias especialidades da construção civil

Compartilhe este conteúdo:

Quando o assunto é construção civil, a Ítalo Engenharia, com seu escritório localizado estrategicamente no Centro de Venda Nova, é capaz de apresentar soluções em várias especialidades: projetos arquitetônicos e estruturais, hidrossanitários, elétricos, fundação profunda, barragens, loteamentos e muitas outras demandas ligadas à realidade da região.

O know-holl de Eymard é resultado de sua própria experiência e de sua inquietação em sempre pesquisar, buscando as soluções quando é desafiado. “Nosso escritório presta diversos tipos de serviços ligados à engenharia, dos projetos até a execução da obra, contratando e administrando. Fazemos obras públicas e privadas, de pequeno, médio e grande porte, além de sondagem e estaqueamento de obras”, diz numa demonstração da dimensão dos trabalhos prestados. Além da ampla gama de atuação, a Ítalo também atende aos outros profissionais, fazendo plotagens.

Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes, em 1992, Eymard atuava como bancário: trabalhava de madrugada no setor de compensação e estudava durante o dia. Durante alguns anos, conciliou o trabalho noturno no banco com algumas atividades profissionais até que, em 1997, resolveu se dedicar exclusivamente à profissão que escolheu, montando um escritório em Vila Velha, onde morava. Em 1999, ele decidiu retornar para Venda Nova, sua terra natal, e montar seu escritório bem no Centro, onde a família é dona de um terreno.

A ideia de montar seu escritório em Venda Nova era oferecer aos moradores locais e da região uma ampla oferta de serviços. “Assim, as pessoas não precisariam mais buscar fora várias tipos de serviços”, diz Eymard. E assim aconteceu. Desde então, ele passou a executar várias especialidades, pois atuando no interior, o profissional já tinha a consciência da necessidade da versatilidade, o que o fez procurar especializações e também estudar por conta própria.

De 2007 para 2008, o escritório fez um dos projetos mais importantes, o prédio do Ifes de Venda Nova, que se tornou um divisor de águas ao mostrar a sua capacidade profissional. Em seguida, vieram os projetos do Ifes Centro Serrano, que atende Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina, o Ifes de Piúma (no litoral do Espírito Santo), e de Ibatiba, do qual fez uma parte.

Com esses projetos de grande vulto, a Ítalo Engenharia passou a ser ainda mais conhecida e a demanda por projetos cresceu. “Estamos dando conta do recado, e a projeção é de crescimento. Temos capacidade de fazer toda concepção dos projetos no nosso escritório, do arquitetônico até executar a obra. Estamos antenados com as novas exigências, principalmente no quesito acessibilidade e de cunho ambiental”. Eymard também é sócio de outra empresa, a Projeto Pré-moldados, que fabrica blocos e pisos para pavimentação com responsabilidade ambiental, contribuindo para a preservação dos recursos naturais. 

Recentemente, Eymard concluiu um curso de especialização em estrutura de concreto e fundações na UCL, em Vitória, que foi ministrado pela Unicid, de São Paulo. “Logo que me formei fiz um estágio na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e a prática, aliada às minhas constantes pesquisas por conta própria, vêm me dando cada vez mais segurança para atuar. Tenho certeza que vou estudar pelo resto de minha vida.”

Eymard também já trabalhou como responsável técnico na área de engenharia no serviço público. De 2001 a 2011, ele atuou em várias prefeituras da região, o que lhe deu uma visão geral da realidade regional, principalmente das necessidades dos municípios, além de uma visão profissional diferenciada ao trabalhar em projetos de naturezas e portes diferentes. Apesar de ter nascido em Venda Nova, ele viveu em Vila Velha, na Grande Vitória, e vivenciar a região o ajudou entender essa realidade que ele deixou para trás aos seis meses de idade.

“Sempre visitei os meus pais, tanto aos finais de semana quanto nas férias. Já voltei formado e casado pra Venda Nova, onde criei os meus três filhos. Vim em busca da qualidade de vida, e o meu trabalho, da forma como eu o conduzo, vem justamente para gerar qualidade de vida. E onde vamos morar é uma das primeiras questões que queremos resolver em nossa vida.”

Ao longo de sua experiência em Venda Nova, Eymard ainda traz no currículo a construção de mais de 70 apartamentos e vários pontos comerciais, divididos em quatro prédios. “Todo nosso trabalho é executado dentro das normas, visando segurança e bem estar”.

Compartilhe este conteúdo: