Em sua terceira geração, Modelândia é comandada por mulheres empreendedoras, sensíveis e entusiasmadas
Especializada em produtos para “vestir a casa”, Modelândia atua há mais de 40 anos na Região Sul Serrana do Espírito Santo, ofertando aos clientes produtos para adornar ambientes com funcionalidade e beleza
![]() |
Quando falamos em itens de home decor, conectados às principais tendências de decoração e com um atendimento de alto padrão, a Modelândia é referência. A loja, que faz parte da história de Venda Nova, já está em sua terceira geração, sendo comandada hoje pela administradora Érika Falqueto, e, conta um pouco da trajetória da família de seus fundadores.
Em 1979, quando foi fundada pelo comerciante José de Aquino - conhecido na cidade como Juca – com o auxílio de sua família, a Modelândia comercializava um vasto portfólio de produtos, que incluía tecidos, artigos de cama, mesa e banho, utilidades domésticas, calçados e vestuário.
A especialização na confecção artesanal de cortinas surgiu na década de 80, momento em que o Brasil passava por uma crise financeira, em decorrência do Plano Cruzado. Nesse período, Juca percebeu a necessidade de vender todo seu estoque de produtos, bem como passar o ponto comercial onde a Modelândia estava instalada.
Ao vender os tecidos disponíveis no estoque, um cliente solicitou à filha de Juca, Rosemeire, que confeccionasse uma cortina com o material adquirido. A partir daí surgiu para a família uma nova possibilidade de negócio.
A mudança deu certo e foi o elemento que ajudou a família a superar a crise financeira. Os empreendedores investiram então em um novo ponto de vendas, contrataram novos colaboradores e agregaram novos produtos ao seu portfólio.
![]() |
Uma nova gestão
A partir de 2017, a Modelândia chegou a sua terceira geração, passando a ser gerenciada por Érika, neta de seu Juca. Com a mudança de gestão, a empresa ganhou ainda mais vigor, contando com uma equipe exclusivamente feminina.
Priorizando a evolução da marca, a nova gestão passou a dedicar o portfólio exclusivamente ao home decor, associando-se à grandes marcas, implementando tecnologia ao processo produtivo, padronizando os processos, ampliando a curadoria de produtos e a oferta de serviços.
“Passamos a colocar em prática algumas ideias e incorporamos novas também”, relata a mãe de Érika, Rosimeire sobre a presença da filha de forma mais efetiva nos negócios da família.
De dentro para fora
A partir das mudanças implementadas, os objetivos da empresa mudaram e hoje são focados em melhorar a qualidade do atendimento, estabelecer um relacionamento ainda mais próximo com o público de interesse e ampliar a percepção de valor da marca.
Para que os novos objetivos sejam concretizados, a Modelândia passou por um reposicionamento de marca e está se empenhando para colocar em prática ainda em 2023 as estratégias estabelecidas.
“Para evoluirmos, foi fundamental investir nos bastidores”, ressaltou a gestora.
Renovação da marca e presença digital
Para se reposicionar no mercado, a empresa contou com a orientação técnica do escritório Balaio Design + Estratégia, responsável também pela nova identidade visual e planejamento da gestão dos pontos de contato digitais e físicos da empresa, que culminará na modernização da loja. Gradativamente as mudanças podem ser percebidas pelo público, por meio das redes sociais e do novo site da empresa - wwww.modelandia.com - também desenvolvido pelo escritório.
“Tanto o redesenho da marca quanto uma nova forma de trabalhar as redes sociais fazem parte do reposicionamento da marca. A concepção da nova loja está inserida dentro do projeto de comunicação visual. Temos que comunicar ao nosso cliente nossa expertise conquistada em anos de experiência e o quanto somos capazes de inovar”, explica Érika.
Relacionamento com o cliente
De acordo com Érika, olhar para dentro possibilitou a Modelândia perceber seu verdadeiro propósito: “Adornar ambientes contemporâneos com praticidade, conforto, funcionalidade, personalidade e conexão com as tendências do design de interiores. Para transformar espaços em lar”.
A gestora enfatiza que isso significa saber ouvir o cliente e, sobretudo, traduzir seus desejos por meio dos produtos e serviços ofertados. Ela explicanda ainda que o conceito de “lar” diz respeito ao lugar onde a pessoa deseja estar, seja ele sua casa, seu local de trabalho ou mesmo um hotel onde passará uma temporada.
“A palavra final é sempre do cliente, pois é ele quem vai conviver e olhar todos os dias para as cortinas que foram instaladas. Cabe a nós pontuar as vantagens e as desvantagens de cada modelo. Temos colhido bons resultados de nosso trabalho e um dos termômetros é o retorno do cliente com novas demandas”, completa.
Considerando esse pensamento como premissa, a Modelândia disponibiliza um serviço consultivo e personalizado. Isto inclui ajuste de cortinas prontas e, no caso dos produtos de confecção própria, oferece ainda a visita técnica para levantamento de medidas, suporte na escolha da matéria-prima e acabamento, instalação e manutenção.
“O tamanho da janela ou do painel de vidro, a posição em relação ao sol e toda composição do ambiente são fatores essenciais na hora de considerar qual proposta é mais viável para solucionar a necessidade do cliente. Muitas vezes ele deseja um determinado tipo de cortina e podem existir outras soluções mais próximas da ideal”, reforça.
A tecnologia como carro-chefe
Ao longo dos anos, as cortinas e persianas se tornaram o carro-chefe dos produtos e serviços oferecidos pela Modelândia. “Temos uma linha ampla que oferece opções para todos os bolsos e gostos. Fazemos desde pequenos trabalhos até grandes projetos de decoração, que envolvem meses de trabalho”.
Dentro do portfólio da Modelândia, o diferencial está na oferta de produtos de qualidade, práticos e adequados ao projeto de cada cliente. “São tamanhos, tecidos, modelos... A cada dia a indústria oferece tecidos mais eficientes, sejam para embelezar ou para bloquear em diferentes graus a luz solar”, explica.
Érika chama a atenção para os avanços nos tipos de trilhos e de outros assessórios que compõem as cortinas. “A cortina motorizada, que abre e fecha por controle remoto, está entre as novidades. Vamos instalar uma na loja para que o cliente possa conhecer de perto a tecnologia. Já atendemos clientes que fizeram este investimento e agora vamos demonstrar esses recursos para os que vierem em nossa loja”.
![]() |
Serviço
Sua casa do seu jeito!
*Confecção têxtil e comércio de acessórios de home decor para adornar e vestir espaços confortáveis, afetuosos e funcionais.