Português (Brasil)

Ela expressa arte nas roupas de noivas e de festa

Ela expressa arte nas roupas de noivas e de festa

Sâmara Gualter traz para Venda Nova a sua sensibilidade e a sua experiência em designer de moda

Compartilhe este conteúdo:

Em breve o Atelier Sâmara Gualter estará de portas abertas em Venda Nova. Ela traz sua experiência de nove anos de atuação em Vila Velha, da faculdade até o seu próprio espaço para produzir moda.

O nome completo da artista à frente deste projeto é Sâmara Cristina de Souza Gualter Pedrinha, mineira de Itambacuri, de 33 anos de idade. Noivas, madrinhas, damas e convidadas de festas que exigem esporte fino têm agora uma nova opção em produção personalizada.

Sâmara despertou muito cedo pela profissão de designer, pois foi uma criança muito criativa e lúdica. “Desde que me entendo por gente, vivo inserida nesse universo da moda. Minha mãe trabalhou no varejo de moda por 28 anos. Acho que isso contribuiu bastante para aguçar ainda mais a minha paixão pelo design”.

Foi este sonho que a levou para fazer faculdade de designer de moda, na universidade Vila Velha- UVV e aos cursos paralelos de modelagem e produção de moda. “Eu poderia ter sido arquiteta, publicitária, artista plástica… mas escolhi a roupa para me expressar”.

Ainda na faculdade, Sâmara se arriscava a se envolver em projetos de moda e, assim que formada, começou a trabalhar a sua marca, produzindo vestidos de noiva e de festa.

 

Mudança de endereço

Em 2019, uma proposta de trabalho ao seu marido fez toda família mudar de planos. Ela continuou trabalhando no seu Atelier em Vila Velha por mais algum tempo e, teve adiados seus planos de reabri-lo em Venda Nova em 2020, com a chegada da crise sanitária provocada pela pandemia do novo Coronavírus.

Com o retorno da chamada normalidade e, consequentemente, das festividades, Sâmara retomou seu projeto de mudança e está inaugurando seu novo espaço agora, no início de 2023. Para se instalar ela escolheu um uma sala no Centro Comercial Deolindo Perim, estrategicamente localizado no Centro da cidade.

“Acho importante ter um espaço tranquilo e ao mesmo tempo de fácil localização, principalmente para as noivas. O estacionamento amplo também conta a favor na hora de atender uma pessoa, que está com a vida cheia de compromissos em razão de uma data especial”, comenta Sâmara.

Sâmara se envolve em todas as etapas de elaboração do vestido das suas clientes. Ela participa de todo o processo e já no primeiro encontro apresenta o croqui, bem como materiais (tecidos, bordados...). Seu envolvimento, como é de se esperar, continua nos momentos das provas até a entrega do vestido. “Pode acontecer de uma cliente desejar fazer alguma modificação na peça ou durante o processo a ideia inicial evoluir e ganhar novos contornos”.

Com o sucesso de vários vestidos em seu portfólio, Sâmara sempre se organiza para ter uma pausa, pois o processo criativo precisa de se alimentar de novas ideias e ao mesmo tempo de espaço para emergir. “Preciso sempre de um respiro, que pode ser uma viagem com a família, mesmo que curta. Não é nada simples, confesso. Brinco que todos são filhos (marido, crianças, coleções, equipe, noivas...) e todos têm que ter 100% da atenção na hora certa”, avalia.

Sâmara tem observado que a mulher que a procura em busca de uma roupa exclusiva tem o perfil de independente, culturalmente apaixonada, feminina e elegante. “Esta mulher acredita que a roupa expresse o seu conteúdo e ela espera isso da minha marca”.

Essas mulheres podem estar vivendo seu momento de noiva, de mãe da noiva ou do noivo, de debutante, de formanda... E até de dama de honra e de aniversariante, independente da fase da vida.

Sâmara define seu estilo como bem natural e espontâneo. “Gosto de layers, sobreposições, um toque boêmio e muito conforto sempre”, diz sobre seu gosto pessoal enquanto afirma que cada mulher sabe o que quer e isto precisa ser admirado e respeitado.

 

Um vestido para um corpo único

Consciente de que um vestido é uma construção coletiva, Sâmara afirma que o processo de colocar toda uma história em uma peça precisa ser feito por várias mãos. “As mãos que marcam, desenham, medem... As mãos que trabalham juntas, para resultado exclusivo e especial. Hoje nossa equipe é formada por uma estilista, uma modelista, uma bordadeira e três costureiras”.

Para Sâmara, estar perto de cada cliente, entendendo a necessidade e o sonho de cada uma, a remete a um novo recomeço. “ Transmitimos na peça a nossa paixão pela criação, pela troca.  Nossas trocas únicas são o que fazem o vestido tão belo”.

Para criar este espaço de interação entre a artista e a cliente, o atelier foi criado para ser o espaço onde a magia acontece. “Tudo foi pensado e criado a partir da nossa essência: raízes fortes, trazendo paz e leveza, exatamente como acreditamos que a vida deve ser. Nas minúcias de cada detalhe, temos o olhar lúdico da nossa arquiteta Tamires Gualter, que captou nossa essência de forma única”.

A cliente da Sâmara Gualter vai ter como resposta um vestido que conta a sua história. “Aqui no ateliê Samara Gualter criamos peças exclusivas feitas sob medida de forma artesanal com todo carinho que cada cliente merece”.

Sâmara conta que a história de cada mulher a inspira sempre. “Culturas e costumes de cada noiva, de cada mulher. Procuro entender bem a expectativa da noiva como um todo. Trata-se de um sonho e uma grande mudança na vida de uma mulher e eu tenho que surpreendê-la”.

Para que isto aconteça, dede o primeiro encontro a relação entre a designer é de pura entrega. “Busco captar todas as informações em ralação aos desejos das minhas clientes, como por exemplo as cores e a modelagem que elas mais gostam. A partir daí damos início as trocas dos detalhes da produção da peça. Elas me dizem o que desejam e, a partir daí, surge uma criação minuciosa construída nos detalhes. É uma verdadeira e maravilhosa surpresa a qual nos dedicamos de corpo e de alma”, finaliza Sâmara.

 

Compartilhe este conteúdo: