Doenças relacionadas aos sistemas genital e reprodutor masculino e do sistema urinário de ambos os sexos é com o urologista
Data de Publicação: 27 de setembro de 2019 18:13:00 Em Venda Nova, o urologista Renato Gargano Fabris atua para oferecer atendimento de alta qualidade para tratamentos dos problemas relacionados aos sistemas genital e reprodutor dos homens e ao sistema urinário de homens e mulheres
![]() |
Desde 2014, o urologista Renato Gargano Fabris atua em Venda Nova do Imigrante, em consultório próprio e no Hospital Padre Máximo, onde as cirurgias são realizadas. Venda Nova é sua cidade principal de atuação, mas ele também atende à Região Sul Serrana com consultas nas cidades vizinhas de Afonso Cláudio, Ibatiba, Iúna e em Domingos Martins.
“Eu me estabeleci na cidade atraído pela cultura da população. As pessoas são comprometidas e atenciosas, levam o tratamento muito a sério. Desta forma, o acompanhamento fica mais próximo e humanizado e os tratamentos trazem bons resultados, gerando grande satisfação”, diz o profissional.
Quando diagnosticada a necessidade de tratamento cirúrgico, o urologista conta com a infraestrutura do Hospital Padre Máximo e opera em conjunto com seu parceiro, o também urologista Gotardo Zini. As intervenções cirúrgicas são realizadas com aparelhos de tecnologia avançada, que proporcionam a realização de cirurgias complexas, minimamente invasivas, através da técnica de laparoscopia, popularmente conhecidas como “cirurgias a laser”.
Sobre a especialidade
Urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao sistema urinário de homens e mulheres e ao sistema genital e reprodutor dos homens.
A especialidade trata de uma enorme quantidade de doenças dos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos e pênis, em homens e em mulheres de todas as idades, incluindo infecções, inflamações, cálculos, problemas de próstata, infertilidade, disfunção erétil, ejaculação precoce, tumores, incontinência urinária.
O importante papel do urologista na saúde dos homens
Engana-se quem pensa que a consulta com o urologista é recomendada apenas para homens acima de 40 anos. A especialidade também pode ser consultada na infância, e deve ser consultada na fase jovem da vida masculina, conforme reforça a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Conforme a faixa etária:
3 e 5 anos – detecção da criptorquidia (ou testículos não descidos ou a ausência de um ou dos dois testículos no saco escrotal), avaliação quanto à necessidade de uma cirurgia de fimose
12 aos 18 anos – avaliação do desenvolvimento dos órgãos genitais, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), orientações sobre a vida sexual masculina
20 aos 49 anos – prevenção ou tratamento de DSTs, prevenção contra o câncer de testículo, que pode surgir nesse período
45/50 anos – o homem deve ir anualmente ao urologista para avaliação individualizada e prevenção do câncer de próstata
A partir dos 50 anos – tratamento do crescimento benigno da próstata, problemas na bexiga e rins, prevenção e tratamento de disfunções sexuais
Sinais e sintomas de alerta nas vias urinárias
- Ardência ao urinar; - Urgência para urinar e dificuldade de segurar a urina; - Vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia; - Presença de sangue na urina
Nos testículos
- Dor; - Mudança no tamanho (aumento ou diminuição); - Sensação de peso na região; - Endurecimento; - Aparecimento de nódulo ou caroço; - Aumento de sensibilidade; - Coceira persistente.
Na próstata
- Dificuldade ou dor ao urinar; - Demora em começar e terminar de urinar; - Sangue ou outra mudança de cor na urina; - Diminuição do jato de urina; - Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite ; - Cheiro forte e desagradável na urina.
No pênis
- Dor; - Manchas escuras, avermelhadas; ou esbranquiçadas; - Verrugas, ferida e caroço; - Saída anormal de líquido pela uretra; - Coceira persistente; - Cheiro forte e desagradável
Dicas para prevenir cistite de repetição
- Beber líquidos em quantidades apropriadas; - Evitar ficar longos períodos sem urinar;
- Combater a constipação intestinal (“intestino preso”); - Fazer higiene adequada da genitália;
- Praticar atividades físicas
Algumas das doenças tratadas pelo urologista
Doenças da próstata
As doenças da próstata são bastante frequentes no homem, e as principais são a hiperplasia prostática benigna, o câncer de próstata e as prostatites
A hiperplasia prostática benigna, um dos problemas mais comuns da próstata, é o seu crescimento benigno que, com o passar do tempo, pode comprimir a uretra e causar dificuldade para urinar.
O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum do homem. Homens a partir dos 50 anos de idade devem procurar o urologista para investigar a saúde da glândula. Para aqueles com histórico de câncer na família recomenda-se investigação a partir dos 45 anos.
As prostatites são processos inflamatórios e infecciosos da próstata, muito comuns e doloridos.
Infecções urinárias
A infecção do trato urinário (ITU) é extremamente frequente e pode ocorrer em todas as idades, em ambos os sexos, podendo acometer desde os rins até a bexiga e a uretra, é causada por microorganismos.
Cálculo (pedra) nos rins
Enquanto estão localizados nos rins os cálculos podem passar despercebidos por meses ou anos.
A cólica renal (crise de dor) ocorre quando o cálculo se desloca pelo ureter, a caminho da bexiga. A crise é marcada por dor nas costas, que irradia para a barriga (baixo ventre), podendo aparecer sangue na urina.
Impotência sexual
A disfunção erétil é a incapacidade de obter e manter ereção suficiente para uma atividade sexual satisfatória. Até 52% dos pacientes entre 40 e 70 anos apresentam algum grau de disfunção erétil, e é frequente a associação com outras doenças.
A procura de um especialista deve se dar não apenas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, mas também porque algumas doenças têm na disfunção erétil o seu primeiro e único sintoma.
Varicocele
Varicocele é a dilatação anormal das veias do testículo e possui uma associação direta com a infertilidade masculina. A varicocele é a causa tratável mais comum de infertilidade masculina.
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
As DSTs ocorrem pelo contato sexual vaginal, oral ou anal, sem o uso de preservativo, com uma pessoa infectada. Algumas DSTs também são transmissíveis por contágio sanguíneo. Essas doenças costumam se manifestar por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Novembro Azul
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um urologista para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com histórico familiar de câncer de próstata devem começar aos 45 anos.