Dia de Campo do Sicoob: informação de qualidade faz toda a diferença para o produtor
![]() |
As programações de Dia de Campo promovidas pelo Sicoob em 2024 foram tão bem-sucedidas que a Cooperativa de Crédito voltou com o projeto este ano. De oito municípios contemplados no ano passado, o projeto envolveu 12 este ano, abrangendo mais produtores e fortalecendo ainda mais essa conexão entre a Cooperativa e o agronegócio local.
De acordo com Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano, o Dia de Campo surgiu como parte da estratégia da Cooperativa de estar cada vez mais próxima dos produtores rurais, entender as suas demandas e fazer o possível para contribuir de alguma forma para a melhoria das suas condições de trabalho, garantindo mais eficiência e sustentabilidade na produção.
“Sabemos que informação de qualidade faz toda a diferença no campo e queríamos proporcionar um espaço onde o produtor pudesse trocar experiências, conhecer novas tecnologias e aprimorar suas práticas. Como temos uma forte atuação na cafeicultura, os eventos são focados nessa cultura, trazendo temas que vão desde estratégias para a colheita até o período pós-colheita, sempre com o objetivo de melhorar a gestão e a produtividade”, explica Venturim.
Para participar, basta que o produtor faça a inscrição por meio do link disponibilizado pela sua agência de relacionamento, onde a equipe está sempre à disposição para auxiliar nesse processo.
Com o objetivo de enriquecer ainda mais o conteúdo do evento, o Sicoob buscou e conta com parcerias estratégicas. “Em 2025, contamos com o apoio de instituições renomadas como a Natercoop, Coocafé, Ifes- campus Venda Nova, Senar e Sebrae, além de especialistas do setor que compartilham conhecimentos práticos e aplicáveis ao dia a dia do produtor”.
Venturim explica ainda que o Sicoob prioriza as propriedades de associados que tenham uma estrutura adequada para receber o evento, para desta forma garantir conforto e a melhor experiência possível para os participantes.
Para fazer as palestras, o Sicoob faz questão de trazer profissionais que realmente fazem a diferença no setor agro. “Buscamos especialistas reconhecidos, com ampla experiência e credibilidade, que possam oferecer con-teúdo relevante e aplicável à realidade do produtor”, reforça o presidente.
Os temas das palestras são escolhidos com base em uma pesquisa prévia com os produtores. “Queremos atender às reais necessidades do campo. Então, ouvimos os participantes para entender quais são os principais desafios e interesses em cada região. Dessa forma, conseguimos preparar um evento que realmente agregue valor ao dia a dia do produtor”.
Já os municípios preferenciais são onde a atividade rural tem maior representatividade. “Em 2025, vamos alcançar 12 dos 15 municípios atendidos pela Cooperativa, ampliando o acesso à informação e fortalecendo a conexão com os produtores”.
Cleto Venturim finaliza dizendo que o feedback tem sido extremamente positivo. “Ao destacar a qualidade das palestras e a relevância do conteúdo para a prática no campo, os produtores reconhecem o valor do evento. Além de contribuir para o aumento da produtividade e a redução de perdas, o Dia de Campo tem incentivado a adoção de práticas mais sustentáveis, que agregam valor à produção. No fim das contas, essa troca de conhecimento fortalece a Cooperativa e, principalmente, gera resultados concretos para quem está no campo todos os dias”.