Cultura e Turismo de Conceição do Castelo/ES
![]() |
A Secretaria Municipal de Administração, Cultura e Turismo promove políticas de incentivo e preservação à cultura do município, em suas diversas formas de manifestação e suas múltiplas linguagens artísticas e proporciona meios para sua difusão na comunidade.
Também é dever da Secretaria administrar a Biblioteca Municipal e os Centros de Cultura. A Secretaria de Cultura possui um calendário de eventos recheado de programações interessantes que incluem as tradicionais festas da cidade, além de dar apoio às festas do interior do município e a diversos eventos culturais.
Eventos
Durante o ano, diversos eventos são realizados pela Secretaria. Em fevereiro ocorre o melhor evento carnavalesco da Região das Montanhas, o Carnaval da Família, tradicionalmente realizado na Praça Osvaldo de Melo Rigo.
No início de maio ocorre a tradicional Festa da Emancipação Política de Conceição do Castelo/ES, sempre com uma programação completa, composta por músicos conhecidos nacionalmente e regionalmente.
No final de agosto e início de setembro, a maior festa da cidade é realizada, a Festa do Sanfoneiro, que este ano completa 32 anos de tradição. O evento é realizado em dois finais de semana, um fim de semana cultural, realizado na Praça Osvaldo de Melo Rigo, onde reúne artistas consagrados regionalmente, e outro no Centro de Eventos Joaquim Pinto Filho (Sanfonão), composto por artistas conhecidos nacionalmente e internacionalmente e também artistas locais da região.
No evento, ocorrem concursos de Marcha Regional e Municipal, Concurso Leiteiro, Concurso do Sanfoneiro e Projeto Cantar com diversas premiações para os inscritos. Ainda, a Festa do Sanfoneiro elege todo ano uma rainha e duas princesas através do “Concurso Rainha do Sanfoneiro” que reúne moças entre 16 a 25 anos para concorrer aos títulos.
Em dezembro ocorre o “Natal Luz” no município com o acendimento das luzes decorativas na Praça da Matriz e Cantata de Natal.
História, belezas naturais e religiosidade
![]() |
No que concerne ao turismo da cidade, ressalta-se que Conceição do Castelo é um dos 14 municípios capixabas pertencentes à Rota Imperial – uma rota que relembra os caminhos abertos no século XVII das Minas Gerais ao Espírito Santo. Um caminho repleto de histórias, lendas, curiosidades, belas paisagens e turismo de aventura. O município apropriou-se desta história e um circuito inspirado na Rota Imperial foi criado: Circuito Caminhos do Imperador. Passando por propriedades rurais e trajetos que fazem parte, tanto do circuito do município, como da Rota Imperial.
O Vale do Emboque fica situado a 15 KM de sede na comunidade de Monforte Quente. É realmente um dos mais belos pontos do turismo de aventura no município e é considerada uma das paisagens mais lindas do Espírito Santo.
A Trilha Imperial, também conhecida por Trilha do Jequitibá, em homenagem a um exemplar centenário que encanta a todos. A árvore, que precisa de pelo menos nove pessoas para abraçá-la, fica próxima a um trecho marcado por pedras, feito por escravos durante o período do Brasil Imperial.
A trilha abrange trechos da Mata Carolina, que faz parte da mata atlântica, e os visitantes conseguem ir de carro até certo ponto, depois é preciso caminhar até o jequitibá. A caminhada na Trilha Imperial prossegue por várias propriedades rurais, com passagens entre florestas nativas, remanescente da mata atlântica, grandes pedras, pastagens, lagos e estradas vicinais. A visita ao Jequitibá Centenário, localizado na propriedade da família Oliveira, é considerado o ponto alto.
O Jequitibá Centenário faz parte do percurso onde passava o trecho da Estrada Real, hoje parte do Projeto Rota Imperial, é a via por onde passou o imperador Dom Pedro II com sua comitiva, com destino às minas de ouro, em Minas Gerais.
O Pico do Urubu fica localizado no ponto mais alto do município de Conceição do Castelo, na comunidade de Estreito (a aproximadamente 09 KM da sede), e tem 1.400 metros de altitude. O acesso até o local é bastante íngreme por meio de estrada de chão. No local também encontra-se a torre de televisão que dá acesso a toda a região conceiçoense, e exibe uma vista maravilhosa sobre toda a Cidade. É realmente um cartão postal do município.
A Cachoeira Racha Bunda é um local que na temporada de verão recebe pessoas do município e também da região em busca de se refrescar e passar um dia em família. Bem próximo dali, aproximadamente 3 km se encontra a bela Cachoeira da Fumaça, uma das quedas mais lindas.
![]() |
![]() |