Coronavírus: propriedades e empreendimentos estão preparados para receber os turistas
Com a retomada das atividades não essenciais os empreendimentos turísticos também voltaram ao atendimento seguindo os protocolos de segurança em saúde
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Carla Caliman, secretária de Turismo: todos estão adotando os protocolos de segurança sanitária e alguns indo além.
Em visita à propriedade da família de Leandro Carnielli.
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A não degustação de produtos, o uso de máscara, a disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos estão entre os procedimentos adotados nas propriedades e nos empreendimentos ligados ao agroturismo e turismo rural em Venda Nova. Agora, um dos setores que já sentia a retração econômica no País há alguns meses e os primeiros efeitos do isolamento social, já está preparado para receber os turistas, que aos poucos vão retomando a frequência de visitas.
Atualmente estão registrados no site Descubra Venda Nova (www.descubravendanova.es.gov.br) mais de 80 empreendimentos ligados ao Turismo, em sua maioria voltada para o Agroturismo. No período de quarentena a maioria ficou fechado respeitando as orientações e decretos vigentes.
Por iniciativa própria e seguindo as orientações da Secretaria de Turismo de Venda Nova, os estabelecimentos adotaram protocolos vigentes em vigilância em saúde para maior segurança dos colaboradores e clientes/visitantes que começam a chegar de forma tímida. A informação é da secretária Municipal de Turismo e Cultura, Carla Caliman.
Mesmo que a orientação ainda seja o isolamento social, a retomada das atividades não essenciais coloca na lista os empreendimentos turísticos. De acordo com a secretária, neste momento o fluxo de turistas está muito baixo e alguns empreendimentos relataram que ainda não receberam turistas. “Acredito que isso aconteça aos poucos e esse ritmo pode ser positivo para que todos (visitantes e propriedades) se encontrem nesse novo jeito de se relacionar. Nossos produtores estão preparados e acredito que tudo retome com o passar dos meses”, observa a secretária.
Para que a atividade retome com o máximo se segurança, o Ponto de Informações Turística de Venda Nova funciona também como um local de orientação aos turistas. “O atendimento reforça as medidas de prevenção ao coronavírus, que devem ser seguidas por todos, como o uso obrigatório de máscaras, por exemplo”, ressalta. De acordo com Carla, os últimos atendimentos realizados até então foram de pessoas que estavam de passagem pelo município e, não de turistas que estavam passeando e visitando o município. “Ali também é um dos locais onde a Prefeitura realiza a barreira sanitária, que é uma ação de orientação à população e também aos visitantes para reforçar as medidas de prevenção”.
Carla Caliman explica que cada estabelecimento tem protocolos específicos, como é o caso de hotéis e restaurantes. Os restaurante, por exemplo, precisam espaçamento específico entre as mesas, enquanto os hotéis tem rigores na higienização.
Exemplos
O Restaurante Quinta dos Manacás, que se localiza em São José do Alto Viçosa, ficou com as portas fechadas nos meses de março e abril. “No final de abril promovemos o treinamento da equipe dentro dos protocolos de segurança sanitária e de higiene e as portas foram reabertas no dia 1 de maio. Os colaboradores estão treinados, usam máscaras, fazem frequente higiene nas mãos para evitar qualquer possibilidade de contágio. A equipe da cozinha submeteu-se ao mesmo treinamento e vem cumprindo os requisitos de higiene necessários nesse momento de coronavírus”, declarou Cida Gomes, proprietária.
“Vivemos num lugar tão lindo e as pessoas estão vindo de Vitória dizendo que estão cansadas da situação e que precisam respirar esse ar puro. As pessoas estão com medo e até as crianças se dizem assustadas. Estamos até exagerando nos protocolos, mas eu prefiro assim”. Cida explicou um pouco desse excesso de cuidados. Os garçons não usam luvas (pois só protegem a eles mesmos), mas vão servir com paninhos de linho, que são descartados (para posterior esterilização) depois do atendimento. Eles lavam as mãos novamente para entregar os segundos pratos ou atender outra pessoa. Um único garçom com luvas recolhe os pratos, talheres, taças e copos que vão para as recipiente separados onde ficam imersos em produtos descontaminantes. Só depois serão lavados. Cida contou com a assessoria do irmão médico cirurgião, que está lá em quarentena. “Fazemos tudo para mostrar para as pessoas que podem vir pra cá para desfrutar de nossa tranquilidade”, pontuou.
A pousada do Nono, na comunidade da Tapera, além de todas as medidas previstas criou alternativas. A equipe do Turismo passou por lá e soube que os quartos são ocupados de forma alternadas pelos hóspedes. Quando um quarto é desocupado é feita higienização e a preferência de ocupação vai para outro, de forma que um hóspede só vai para as acomodações sem uso recente.
Já a lojinha da indústria da Venturim Conservas, no distrito de São João de Viçosa, está terminando de se organizar. No entanto todo o sistema de produção e de atendimento ao público já garante as medidas básicas, como uso máscaras por todos os funcionários, uso de álcool na desinfecção das mãos e as sempre e frequentes medidas de higienização, já adotadas pela rotina.
“A pandemia ocasionou um aumento do uso do nosso sistema de venda online, que já existia e ganhou mais sentido nessa nova realidade’’, pontua Lorenza. Esse sistema funciona para os clientes de compras para revenda (no atacado) e pode ganhar um novo destino ou ampliação diante de tudo que está acontecendo.
Oportunidade
Em março, no início da quarentena a Prefeitura e os representantes de associações turísticas do município elaboraram uma 'Carta de Recomendação para o Setor Turístico de Venda Nova'. Carla informou que esse documento foi atualizado agora no mês de maio, contemplando novas medidas, como o uso obrigatório de máscaras. “A carta de recomendação foi elaborada considerando as particularidades locais, principalmente o agroturismo. Dentre várias medidas, está recomendado, por exemplo, a suspensão da degustação de produtos, que é uma prática muito comum em empreendimentos locais”.
O momento é adotar medidas de segurança e também de aperfeiçoamento, considerando que o turismo no Estado seja retomado aos poucos com preferências para locais de forte apelo às atividades junto à natureza.
“Os empreendedores devem aproveitar esse momento para buscar aperfeiçoamento em seus negócios, já visando um cenário pós-pandemia.
As consultorias online gratuitas oferecidas pelo Sebrae são uma ótima oportunidade”. Carla Caliman, secretária de Turismo de Venda Nova
“Nossa preocupação neste momento é que os empreendimentos possam retomar suas atividades, mas que essa ação seja realizada de forma consciente, garantindo a segurança de empreendedores, colaboradores, visitantes e, consequentemente, de toda a população”. Carla explica que por esses motivos, a Secretaria iniciou neste mês visitas aos empreendimentos turísticos reforçando as medidas de prevenção ao coronavírus. Essas visitas “in loco” dão oportunidade de se fazer uma orientação e colaboração mais precisa, já que assim a equipe pode analisar as particularidades e realidade de cada estabelecimento.
Durante as visitas, a equipe do Turismo tem incentivado os empreendedores a aproveitar este momento para buscar o aperfeiçoamento de seus negócios, já visando um cenário pós-pandemia. “Uma boa oportunidade são as consultorias online que o Sebrae está oferecendo gratuitamente, contemplando diversas áreas. Nós estamos divulgando essa oferta e informando ao Sebrae os empreendimentos interessados”.
A equipe do Turismo também está reforçando a importância de utilizar as redes sociais neste momento. “É uma excelente forma de manter contato com os clientes, ouvir sugestões, tirar dúvidas e conhecer as reivindicações do setor”, observa Carla.
A previsão de organizações e conselhos ligados ao Turismo é que a retomada das viagens de lazer em um primeiro momento aconteça dentro do próprio Estado, e que os segmentos turísticos que estarão em alta serão o turismo Rural, de natureza, de bem-estar, de aventura, de gastronomia e o ecoturismo. “Diante dessas considerações nossa expectativa é que Venda Nova e a Região das Montanhas Capixabas neste momento de retomada estejam entre os destinos mais procurados pelos turistas em nosso Estado, já que nós temos a oferta desses atrativos. Se este cenário se confirmar será uma oportunidade para o início da recuperação do Setor de Turismo”, prevê a secretária.
Carla observa que as incursões pelos empreendimentos têm resultado em surpresas positivas, pois cada visitado até o momento já está empenhado em seguir os protocolos e as medidas de prevenção e até inovando em algumas ações para oferecer mais segurança aos colaboradores e visitantes. “Mesmo neste momento de pandemia mundial e de tantas dificuldades para o setor, Venda Nova está conseguindo manter o seu padrão de excelência, o que será essencial para conquistarmos novamente os visitantes no momento em que for seguro retomar o fluxo turístico”.
De acordo com a secretária, desde o início da pandemia a Secretaria buscou trabalhar em conjunto com as associações que representam o Turismo em Venda Nova, como a Agrotur e a Assocol, e também atua em ações conjuntas com os municípios da Região das Montanhas Capixabas. “Essas ações estão sendo coordenadas pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, que é um grande parceiro do Município. Nosso planejamento é realizar um plano conjunto de retomada do turismo, para ganharmos mais força enquanto região turística”.
Selo
Outra ação muito importante, conforme destaca Carla, será o lançamento nos próximos dias do 'Selo Montanhas Capixabas” pelo Convention, com o apoio do Sebrae. O selo vai indicar os estabelecimentos da região comprometidos com as medidas de segurança contra a Covid-19. “Isso vai contribuir muito para os turistas se sentirem seguros em escolher a Região das Montanhas como primeiro destino após a quarentena.
Grupo Venturim se antecipou nas medidas
As atividades do Grupo Venturim, por estarem entre os serviços essenciais (hotel, posto de combustíveis e restaurante de beira de estrada) foram mantidas em funcionamento durante o isolamento social decretado pelo Estado. “Parece sorte, mas nos trouxe uma carga maior de responsabilidade não só em nível de empresa, mas regional e até nacional”, pontua Ana Venturim, uma das sócias.
Antes mesmo do fechamento do comércio e serviços no Estado, e empresa começou a reunir sua equipe para transferir o conhecimento que já havia conseguido obter. “Daí pra frente, são reuniões a cada dois dias, pois no terceiro dia, tudo pode estar diferente, frente aos decretos estadual e municipal. E nossa equipe sempre nos trazendo sugestões e soluções para melhorias aliadas à segurança”.
Com os protocolos estabelecidos, máscara e álcool 70% passaram a ser tratados como EPIs. E a administração focou em três linhas de atuação: segurança interna dos colaboradores, segurança dos clientes e reestruturação/adaptação das atividades e atuação.
Foi desativado o self service do restaurante e do café da manhã. No primeiro, adotaram o serviço à la cart com todos os pratos com preços promocionais, mas com afastamento das mesas, limpeza especial e muito álcool 70% para uso dos clientes. No hotel, passaram a servir os clientes, entregando nas mãos deles o cardápio escolhido.
“Seguidores da Lei que somos, temos adotado, com critério, as determinações dos Decretos”, pontua Ana. Atualmente, o movimento, que havia caído em 90%, já está retornando e agora muitas pessoas já têm as informações de prevenção. “Isso nos ajuda e nos dá suporte que estamos fazendo bem feito”.