China Park se reorganiza para proporcionar lazer para as famílias
Com uma grande estrutura de hospedagem e de lazer, o complexo adotou protocolos de segurança para receber os hóspedes
![]() |
Quando a pandemia do coronavírus se fez realidade na região, logo a administração do Hotel Fazenda China Park percebeu que precisaria adotar protocolos de segurança. “Passados os 45 dias de paralização, a principal medida e mudança precisava partir primeiro da nossa conscientização, como proprietários, para que assim conseguíssemos passar todas as necessidades de cautela e atenção aos nossos colaboradores, na conscientização de cada um deles”, reflete Vânia Santos, sócia proprietária.
Vânia, que cuida da gestão junto ao pai, Valdeir Nunes, e do irmão Filipe Nunes, disse que a administração cuidou para que o distanciamento fosse possível de ser mantido. “Suspendemos por tempo indeterminado atividades que possam gerar qualquer tipo de aglomeração, como música ao vivo, cinema, academias e a utilização das piscinas maiores, assim como brincadeiras com a recreação só são permitidas em áreas abertas. É claro, o uso de máscara é obrigatório em áreas comuns e o álcool em gel passou a ser item essencial nos ambientes”.
Para tornar esses dias que o hóspede passa no complexo mais agradáveis e menos preocupantes, o lema do empreendimento junto a eles passou a ser 'que estar no Hotel Fazenda China Park é estar em casa, seguro'. Para estimular e facilitar a prática recorrente de higienização das mãos, foram construídas várias pias pela área externa do hotel, assim a qualquer momento o hóspede pode higienizar suas mãos, sem precisar procurar o banheiro mais próximo.
![]() |
Os atrativos, como as cadeiras do teleférico, pedalinhos e caiaques, são desinfectados na frente de cada hóspede, para que tenham a certeza do zelo do Hotel. “Temos muitas atividades que são feitas individualmente, como teleférico, tirolesa, arvorismo, ou em família, como pescaria e caminhadas ao ar livre. Também temos nosso 'Centro Termal' que conta com 20 ofurôs familiares, onde o hóspede pode aproveitar com tranquilidade”. Outra atividade feita em grupos, o passeio de trem, passou por modificações. Foram retirados alguns bancos do trenzinho para manter a distância necessária entre as pessoas.
As hospedagens estão passando por limpeza mais rigorosa e cautelosa. Vânia ressalta que a manutenção na unidade durante a estada do hóspede só é realizada, caso ele solicite e se sinta confortável e seguro com a entrada de um funcionário na sua suíte ou chalé.
O China Park recebe um público bem variado, mas no geral, predomina a frequência de famílias. Para permanecer com esse público alvo cativo, o Hotel mantém recreadores infantis e as crianças recebem carinho e cuidado especial. “Recebemos hóspedes de todo canto do Brasil e também estrangeiros, mas o nosso forte continua sendo as pessoas que viajam de carro, de dentro do nosso Estado e aqueles que estão no raio de até 400km do hotel, como interior de Minas e Rio de Janeiro. E é esse cliente, nesse momento de retomada, que será com certeza o nosso foco”, ressalta Vânia.
![]() |
Implantação das medidas
Quando o Estado anunciou o distanciamento social, o Hotel Fazenda China Park fechou suas instalações por 45 dias. A maior parte dos colaboradores foram para casa, de férias ou de folga, sem data certa pra retornar. Só permaneceram no hotel, os responsáveis pelos serviços essenciais e de manutenção. “Nesse período, procuramos orientação e buscamos todas as informações disponíveis para o enfrentamento e começamos a fazer adaptações no hotel, já pensando no momento da retomada”.
A administração começou a treinar a equipe do Hotel 15 dias antes da decisão da retomada. “O maior desafio era de 'abafar' o calor humano que sempre foi nosso lema. Reaprender que os apertos de mão e a aproximação no momento deveriam ser excluídos do manual, mas sem deixar a experiência ser fria e sem afeto”.
De acordo com Vânia, no início foi difícil para todos. “A mudança de comportamento ao receber um hóspede, controlar a vontade de uma recepção mais calorosa, a adaptação ao uso de máscara e do protetor facial e a necessidade de entendimento que os cuidados são, em primeiro lugar, pela saúde e segurança de cada um deles”.
Dentro dos novos protocolos, Vânia disse que também alerta sua equipe para cuidados na convivência entre os próprios funcionários, pois muitos são amigos. “Nos horários de refeições, momento onde todos se sentavam juntos para socializar, hoje seguem normas de segurança. Todos são instruídos, para segurança individual e, consequentemente, do coletivo, a fazerem suas refeições em mesas separadas. Além de tudo, o momento exige vigilância, afinal estão todos sendo analisados e cobrados, seja pelo próprio colega de trabalho ou por algum cliente. Hoje todos já estão mais familiarizados com os equipamentos e protocolos. Mas não acostumados”.
Todas as medidas são percebidas desde o momento da chegada dos hóspedes. Vânia percebe o quanto os clientes se sentem seguros ao notar os funcionários usando os equipamentos de proteção (máscara e protetor facial), ver os cartazes espalhados por todas áreas comuns alertando sobre a necessidade do uso de máscara, a disponibilidade de álcool em gel e pias, o espaçamento das mesas no restaurante e a limpeza constante de mesas e áreas comuns do hotel. ‘’Hoje o nosso lema é venha para o Hotel Fazenda China Park e sinta-se em casa!”.