Centro de Treinamento Pedro Cassaro inaugura espaço e aumenta capacidade de treino
![]() |
Tudo caminha para que no dia 3 de novembro o Centro de Treinamento Pedro Cassaro esteja atendendo no novo espaço. Numa estrutura mais ampla e mais adequada, a nova sede é na Tapera, logo no início da Avenida Tapera, com dois salões amplos (um com medidas oficiais de campeonato, proporcionando uma vivência ainda mais próxima dos eventos – única em Venda Nova) que poderão treinar duas turmas simultaneamente. “Com nossa nova estrutura, vamos oferecer mais vagas e horários e ainda ampliaremos as modalidades esportivas que estamos escolhendo com muito carinho”, explica Pedro Cassaro, treinador e proprietário do empreendimento.
Karateca medalhista, Pedro sempre quis ter um espaço para dar aulas de karatê, mas o sonho sempre lhe pareceu distante demais. “Com a chegada da pandemia eu praticamente parei de trabalhar, pois as academias fecharam e com isso eu precisei inovar com aulas online. Assim que as coisas foram melhorando, decidi arriscar e abrir meu próprio espaço”, disse sobre o empreendimento que em setembro completou um ano.
As propostas iniciais se mantêm: proporcionar a prática do karatê e reativar as turmas de funcional que ele tinha antes da pandemia, assim como atender os seus alunos de personal. “O Centro de Treinamento- CT também surgiu para aquelas pessoas que não gostam de frequentar academia, que preferem um espaço só para elas, com menos pessoas (ou às vezes ninguém) circulando e sem precisar revezar aparelho ou ficar esperando. Com três modalidades (karatê, funcional e personal) e com a crescente chegada de alunos, precisamos sair do endereço inicial para atender melhor os atuais alunos e acolher os novos”, explica Cassaro.
Graduação
Pedro Cassaro é graduado em educação física bacharelado pelo Centro Universitário São Camilo/ES, porém fez o curso quase completo na Universidade Metodista de Piracicaba/SP. “Fiz meu curso praticamente todo no estado de São Paulo, onde adquiri a base de todo o conhecimento que tenho”. Ele ressalta que desde pequeno falava em atuar na área da saúde, fisioterapia ou nutrição, mas que com a paixão pelos esportes e com uma ajuda gigantesca do karatê, acabou escolhendo a educação física. “Quando fui contratado para competir em São Paulo, me ofereceram uma bolsa na faculdade como forma de pagamento e, é claro, eu aceitei. Estou indo para meu quarto ano de graduado”.
Um atleta do karatê
Pedro sempre amou os esportes em geral, praticava qualquer um que as oportunidades lhe apresentassem. Um pouco gordinho, segundo ele, seu empenho era razoável em todos, mas em nenhum com excelência. “Conheci o karatê no meu bairro e me apaixonei. Lembro que nunca faltava às aulas, mesmo quando estava doente ou quando a energia acabava. Comecei mesmo quando eu tinha oito anos e já se foram 20 anos que me apaixonei por essa arte marcial”.
Nessa trajetória, Pedro coleciona vitórias, sendo que muitas delas pontuadas por medalhas. Sua principal conquista foi mesmo ter se encontrado como atleta, pessoa e profissional. “Eu tinha apenas oito anos quando iniciei a prática no meu bairro, uma academia particular sem filiação com as confederações que regem as competições oficias. Treinei lá um pouco mais de dois anos, até desistir de fazer karatê. Minha mãe, muito sábia, não permitiu que eu desistisse e para me animar, me levou para o Instituto Caminhos da Razão- ICR, num projeto social da Prefeitura que acontecia no Centro de Eventos”.
Logo que completou 10 anos, Pedro começou a competir e ganhou sua primeira medalha. Em 2005, com 11 anos, já estava disputando seu primeiro Campeonato Brasileiro, se tornando o pri-meiro atleta de karatê local a ganhar uma medalha numa competição de nível nacional. Foi um bronze.
A primeira prata no Brasileiro veio em 2006, mesmo ano que trouxe o título Capixaba. No ano seguinte, ele repetiu a vice-liderança em sua categoria no Brasileiro e também ganhou um bronze na Copa do Brasil
Em 2008, Cassaro voltou a conquistar uma medalha de prata no Brasileiro, um bronze na Copa do Brasil e voltou a trazer o título Capixaba. A cereja do bolo foi a de bronze no Sul-americano, na Argentina, o que fez dele o único atleta de Venda Nova até hoje a integrar a Seleção Brasileira de Karatê e a conquistar uma medalha em campeonatos internacionais oficiais.
Sua trajetória de medalhista brilhou ainda mais em 2009, quando foi campeão Capixaba, Brasileiro e da Copa do Brasil e vice-campeão do Sul-Americano na Colômbia. Ano de muita glória e também de frustrações: perdeu a vaga para o Mundial, em Marrocos, na semifinal, quando caiu na luta e lesionou o cotovelo. Em 2010, Cassaro conquistou novamente o título do Capixaba e ficou em terceiro na Copa do Brasil. Ele repetiu as colocações em 2011, ano que também ficou em quinto no Sul-Americano, no Paraguai.
Os leques de competições foram se ampliando e em 2012 Cassaro foi campeão paulista em duas categorias diferentes, trazendo duas medalhas de ouro de uma mesma competição. Também neste ano, foi campeão Brasileiro, se tornando bicampeão nacional e sétimo no Open de Las Vegas/EUA, expandindo seu currículo para as américas.
Em 2013 ele repete o ouro no Paulista, é vice no Sul-Americano, no Brasil, além de participar no Open de Las Vegas e o Ibero-americano, na República Dominicana. Já em 2014, devido as lesões e doenças, Pedro precisou dar uma parada com as competições, retornando apenas em 2018, quando voltou a ser campeão capixaba. Representou o Espírito Santo em mais duas oportunidades no Brasileiro de 2018 e 2019. Devido a pandemia 2020 foi um ano atípico, sem competições.
* A equipe do CT Pedro Cassaro, juntamente com o ICR, competirá na segunda etapa do Capixaba de Karatê 2021 em Jaguaré, nos dias 6 e 7 de novembro.
![]() |