Português (Brasil)

Camila Voss: talento para adoçar a vida

Camila Voss: talento para adoçar a vida

Data de Publicação: 28 de fevereiro de 2019 09:12:00 Formada em educação física, ela se encontrou na confeitaria e se tornou conhecida pela excelência e qualidade de seus produtos, que além de saborosos, são lindos

Compartilhe este conteúdo:

s bolos e os doces produzidos pela Alitê Doceria de Camila Voss, de tão lindos, acabam contribuindo para compor a decoração de qualquer evento. Por trazerem tanta

precisão nas formas e no sabor, fica até difícil esperar a liberação nas festas para saboreá-los. Tem sempre alguém para furar as 'regras' e pegar um docinho antes da hora.

Foi há aproximadamente seis anos que surgiram suas primeiras experiências com os doces, mais propriamente com a produção de ovos de Páscoa, o que revelou Camila Voss para o mundo da confeitaria e a fez investir na nova profissão. Há cinco anos, uma reportagem na Revista Folha Nova ajudou a tornar público essa sua habilidade e logo, logo, fez com que a confeiteira deslanchasse ainda mais com suas encomendas.

Com um portfólio crescente de receitas e modelos de doces, Camila inovou e resolveu criar uma nova marca, que pudesse traduzir no nome, toda sua essência, e o que a motiva a buscar sempre o melhor resultado para cada cliente. Hoje a Camila Voss Doces, tornou-se Alitê Doceria. Que faz a junção dos nomes Alice + Maitê, suas filhas e fontes de inspiração. Nem é preciso dizer que ela conta com a compreensão das filhas e com a parceria do esposo, Dudu Altoé, para se entregar a esse ofício que exige muita dedicação, principalmente nos finais de semana.

Perfeccionismo em cada doce produzido traz a marca da personalidade de Camila: delicada e decidida, pois é preciso criatividade, mão leve e ao mesmo tempo firme para garantir os sabores e a perfeição em cada modelo. Além da produção em seu ateliê, Camila gosta e faz questão de arrumar os doces nas mesas dos eventos, pois assim ela consegue garantir uma harmonia e apresentação que valorize ainda mais o seu produto. O cuidado que gosta de garantir para que seu trabalho chegue até o consumidor de forma impecável.

Naked cake, semi naked e bolo espatulado

Com uma grande gama de possibilidades de decoração, os bolos feitos por Camila Voss são oferecidos nos modelos naked cakes, semi nakeds,  espatulados com chantininho, ou chocolate.

A experiência em atender em diferentes cidades e trabalhar com diversos profissionais da área de eventos fez com que Camila ganhasse a confiança de alguns fornecedores. Prova disso foi quando uma cliente de Cachoeiro, indicada por uma cerimonialista da cidade, a procurou fazendo questão de que a mesma fizesse o bolo de sua filha, e no final, acabou contratando não só o bolo, como todos os doces para compor a mesa.

“Em casamentos, sempre monto os bolos maiores (quando passam de dois andares) no local do evento, pois é mais seguro. Levo todos os aparatos necessários e materiais para o acabamento. Geralmente uso as mesmas flores devidamente higienizadas que compõem a decoração para dar o toque final ”, diz Camila, confessando que o momento é pura adrenalina, devido a grande responsabilidade em trabalhar com os sonhos dos noivos.

Nos nakeds, os recheios também conferem personalidade no visual dos bolos. “Tem que ter equilíbrio e consistência entre as camadas para ficar bonito”, diz sobre este modelo que tem ficado na frente de eventos com decorações   mais modernas e rústicas. “Os nakeds cakes, ou semi nakeds, caem muito bem em festas no entardecer”, repara.

Outra opção que está na moda há pouco tempo são os trios de bolos que estão fazendo parte das inovações nas festas de casamento ou até mesmo de aniversário. A diversidade de modelos vai de acordo com o gosto do cliente e geralmente, para eventos maiores, se dividem em um com três andares, um de dois e outro de somente um.

Ainda em casamentos e grandes eventos, outra opção são os bolos para a mesa de saída, onde o próprio convidado pode se servir de acordo com seu paladar. “Geralmente são três bolos com sabores e massas diferentes que ficam à disposição ao lado da mesa de café".

A técnica de misturar chantilly com leite Ninho, resultando na cobertura de chantininho, tem proporcionado ótimas possibilidades de criação.  A con-feiteira espatula a cobertura, dando um resultado semi-rústico de extremo bom gosto. Fica mais moderno e dá a possibilidade de obter diferentes texturas e formas. Podendo ser finalizados com flores, frutas, suspiros, chocolates e outros elementos que dão personalidade à decoração dos bolos, que apresentados em forma de trios em uma mesa podem combinar entre si.

Além dos diferentes modelos e técnicas, a produção dos bolos traz responsabilidade desde a escolha das matérias-primas que vão compor a receita. “Temos que saber escolher as que dão segurança no resultado, garantindo o sabor e a consistência necessária para o bolo se manter firme e não desmoronar, principalmente se tratando de bolos em andares”, diz.

Camila diz que a experiência da confeiteira conta muito. “Já deixei de trabalhar com vários produtos que não me trouxeram segurança e optei por outros. Trabalho com sonhos e não posso correr o risco de deixar esse sonho desmoronar justamente num dia tão especial. Por isso conta muito a experiência do profissional que será contratado”.

Os sabores diferentes dos recheios também fazem parte do encantamento que os bolos feitos por ela geram nas pessoas. São variações entre brigadeiros, frutas, chocolates e sementes.

Doces, o carro chefe

Dos doces mais simples aos mais sofisticados compõem o cardápio da Alitê Doceria. Buscando sempre criar novos modelos, ou sabores, ela possui mais de 70 opções para os clientes. Entre eles estão os bombons de modelos fechados, os doces finos moldados, bombons abertos, brigadeiros tradicionais, brigadeiros gourmets, brigadeiros com chocolate belga, doces finos com frutas, cremosos, tarteletes e muitos outros. O resultado é uma experiência sensorial cheia de sutilezas.

Como boa gestora, Camila tem na ponta do lápis o custo de cada produto seu. Cada um possui uma ficha técnica onde estão registrados o quanto gasta de cada grama de produto, assim como tempo de forno, horas trabalhadas e todos os detalhes relacionados à produção.

Além da preocupação em calcular um preço justo, Camila gosta de padronizar tamanho, sabor e aparência. “Todos os meus doces são pesados na balança. Preciso garantir a harmonia de cada um, para que chegue no produto final (mesas dos eventos) de forma impecável. E o resultado vejo quando um cliente vem degustar e fala que dá até dó de comer os doces por que estão lindos. É aí que me realizo e que me motivo a continuar buscando o melhor que posso oferecer".

Mesa mosaico

Camila organiza a apresentação dos doces de acordo com a proposta da decoração. A mesa mosaico está entre seus mais recentes feitos. “Fui questionada sobre montar uma mesa mosaico na formatura do curso de direito da Multivix, que seria em dezembro de 2019 aqui em Venda nova. Respondi que nunca havia feito, mas que eu toparia o desafio se quisessem, pois  eu já vinha sonhando com essa oportunidade há algum tempo”.

De acordo com Camila, os formandos mandaram uma foto para ela ter uma ideia do que queriam. “Os doces são diferentes, a medida da mesa não é a mesma, assim como características da decoração da festa. Então o processo de criação acontece na hora que eu chego no evento. Abri todas as caixas dos 3000 doces e fui vendo modelo e imaginando qual ficaria bom, ao lado de qual. Não tem muito o que pensar, tem que ter o ponto de partida, e daí ir encaixando os melhores doces ao lado, para ir formando o mosaico. Foram quatro horas nessa arrumação, que pude contar com a ajuda do meu esposo, que está comigo em todos os eventos. Pelo retorno que tive, os formandos ficaram felizes com o resultado e eu mais ainda. O trabalho foi muito elogiado por amigos, clientes e conhecidos nas ruas. Foi a foto postada em rede social que eu mais obtive comentários, foi realmente muito gratificante participar desse evento”.

Páscoa

Quem gosta dos ovos e outros produtos que a Alitê Doceria prepara para a Páscoa, pode logo pensando no que vai encomendar. Ovos de colher, ovos recheados e as famosas e deliciosas 'cenourinhas' estão entre as ofertas que Camila está trabalhando para o cardápio de 2020.

Ela atende por encomenda e considera essa uma ótima época do ano para trabalhar, pois adora esse tipo de produção. São receitas feitas com chocolate de alta qualidade, na modalidade blend (que é 50% ao leite e 50% meio amargo), o que ajuda a garantir que o produto não fique tão adocicado. Ela, que começou no mercado com produtos de Páscoa, pretende continuar nessa área, por muitos anos. Inclusive possui clientes fiéis, não só em Venda Nova, como na Grande Vitória, que fazem a encomenda com ela desde que ela começou.

Compartilhe este conteúdo: