Português (Brasil)

As imagens mais bonitas de Venda Nova

As imagens mais bonitas de Venda Nova

Concurso promovido pela Municipalidade anuncia vencedores e premia com smartphones e notebooks

Compartilhe este conteúdo:

Dentre as oito finalistas, a foto de Deusdete Ambrozim Zandonadi é a campeã do II Concurso Municipal de Fotografia de Venda Nova do Imigrante. A foto, que estampa esta página, reproduz a vista da cidade a partir da Torre TV, de Alto Bananeiras, e o morador a captou em uma das caminhadas que faz pelos arredores de Venda Nova, que é cercada de montanhas, de pedras e de muito verde.

O anúncio foi na tarde do dia 17 de novembro, quando também foram reveladas as classificadas em segundo lugar (de autoria de Mariana de Freitas Leal) e a em terceiro, de Heitor Delpupo Alves, categoria morador. Já na categoria turista (isto é, imagem feita por não morador de Venda Nova), o campeão é Jailton Dias Brambilla, morador do município vizinho de Castelo, mais especificamente da comunidade rural de Forno Grande.

Os vencedores da categoria morador foram premiados com um notebook, o campeão, e o segundo e terceiro lugares, com um smartphone cada. O vencedor da categoria turista também ganhou um notebook.

O concurso foi promovido pela Prefeitura, através das secretarias de Meio Ambiente e de Turismo, Cultura e Artesanato, que em sua segunda edição veio com a temática “Venda Nova Formoso Recanto”. Com as inscrições iniciadas no dia 21 de setembro pelo site da Prefeitura. O concurso teve mais de 70 fotografias inscritas e foram registrados mais de 8 mil votos.

A edição anterior do concurso foi em 2019, com quase 60 fotos inscritas e mais de 600 votos registrados. Depois do hiato em razão da pandemia do novo coronavírus, o concurso volta em 2021 para premiar não apenas moradores, mas também turistas que se encantam com as belezas de Venda Nova. 

De acordo com o prefeito Paulinho Minetti, a realização do concurso é uma forma de ver o Município com outros olhos. “As fotos vencedoras, e também as selecionadas, evidenciam que Venda Nova do Imigrante é uma terra abençoada. Podemos apreciá-la de diversos ângulos e localidades. Parabéns aos fotógrafos que tiveram tamanha sensibilidade em retratar estes momentos e tornar público para todos nós. São todas lindas! ”

Com duas categorias de inscrição (morador e turista), conforme explica a secretária Municipal de Turismo, Carla Caliman, o concurso trouxe uma temática com a proposta de evidenciar a diversidade, riqueza ambiental e turística do Município. Os participantes puderam escolher um dos temas específicos dispostos no edital: Meio Ambiente (com fotos de fauna, flora, paisagens urbanas e naturais) e Turismo e Cultura (com fotos de manifestações culturais, festas tradicionais, artesanato, agroturismo e atrativos turísticos).

As inscrições se encerraram no dia 21 de outubro e foram totalmente online. A fotografia vencedora da categoria morador foi determinada por meio de votação online pelo Facebook e Instagram oficiais da Prefeitura. Já a fotografia vencedora da categoria turista, além de ter sido determinada por meio de votação online via Facebook e Instagram oficiais do Descubra Venda Nova, levou em consideração a soma das curtidas nas duas redes sociais.

 

Experiência ambiental do vencedor

Para Deusdete Ambrozim Zandonadi, ganhar o concurso foi uma experiência única, principalmente porque foi a primeira vez que participou desse tipo de competição. “Escolhi concorrer com uma foto que permitisse a melhor visualização de Venda Nova. A cidade possui inúmeros locais incríveis e foi complicado escolher somente uma para enviar ao concurso”.

O campeão tem o hábito de fazer trilhas pelo interior do município, quando tem a oportunidade de visualizar muitas paisagens que fazem das montanhas Capixabas um cenário único. E a foto campeã foi tirada no 'Mirante da Torre' em uma manhã em que ele e alguns amigos estavam indo em direção a Pedra do Campo. “Como havia certa cerração na região de Lavrinhas, a vista estava ainda mais bonita. Não perdi a oportunidade e registrei o momento".

Estudante de engenharia florestal na Ufes desde 2019, Deusdete fez sua escolha acadêmica em 2016, inspirado em suas experiências pessoas. Durante o ensino médio ele começou a se dedicar mais ao meio ambiente com a produção e doação de mudas de árvores nativas. “Eu sempre coletava muitas sementes nas trilhas que eu fazia e, às vezes, ia para as matas apenas com o intuito de fazer a coleta”, diz o rapaz que está feliz em ser campeão.

“De um modo geral, é muito gratificante ganhar o concurso, que já é, por si só, uma forma de divulgar os encantos de nossa cidade e de promover a prática da população e de turistas na contemplação das belezas de Venda Nova, e assim estimular o agroturismo”.

Compartilhe este conteúdo: