As dores da alma e seus reflexos no corpo e na vida social
Já conhecido pelas suas palestras, o padre e terapeuta Antônio Tatagiba Vimercat acrescentou Venda Nova em sua rotina semanal de atendimentos
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Foto Wanda Ferrera/Jean Davies |
Nascido em Alegre, no Sul do Espírito Santo, Antônio Tatagiba Vimercat, mais conhecido como Padre Tatagiba, é referência na região quando o assunto é a busca do equilíbrio emocional. Professor universitário, palestrante e terapeuta, cuida das dores da alma e os seus reflexos na vida familiar, social e na saúde do corpo.
Já bastante conhecido pelas suas palestras e atendimentos, padre Tatagiba passou a fazer atendimentos em Venda Nova duas vezes por semana, ficando mais próximo da população local e Sul-Serrana que busca o autoconhecimento.
Vocação e formação
Aos 19 anos de idade, ainda estudante e morando em casa, Tatagiba decidiu ser padre e um ano depois foi para o Seminário Diocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1987 foi ordenado padre e já tinha na bagagem a formação em filosofia através da Universidade Federal daquela cidade.
Tatagiba retornou então para o Espírito Santo, mais propriamente para Cachoeiro de Itapemirim, onde assumiu a reitoria do Seminário e passou a ser professor de filosofia das faculdades Madre Gertrudes de São José e mais tarde, do Centro Universitário São Camilo.
Em 1990 buscou a compreensão da filosofia e teologia com foco no corpo humano com estudos na Europa. “Platão influenciou muito o pensamento ocidental que dissocia a alma do corpo. E não existe dissociação, pois o corpo é o lugar da manifestação da alma”, explica.
Logo que voltou para o Brasil, Tatagiba fez a formação em psicoterapia corporal em São Paulo baseado no pensamento de *Freud, **Reich e ***Lowen. “A base desse pensamento é quando a palavra não diz e aí os sintomas se instalam. Quando a boca cala, os órgãos gritam. É a psicossomatização. E o caminho da cura é a expressão das emoções”, relata. A formação em Análise Bioenergética foi no Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo (IABSP) e ele é filiado ao Instituto Internacional de Análise Bioenergética (IIBA).
Esse período foi de seis anos, quando ele ia para São Paulo e voltava para o Espírito Santo, intercalando estudos com a sua atuação como professor. Nessa época, somava à sua atuação no Seminário e na Faculdade São Camilo, em Cachoeiro, aulas no Instituto de Filosofia e Teologia na Arquidiocese de Vitória.
E, para colocar na prática os seus estudos teóricos, posteriormente foi para os Estados Unidos fazer um treinamento na Clínica de Dr. Lowen. Foram duas temporadas: uma em 1998 e outra em 2001, fase que Tatagiba passou a fazer atendimentos. “Essas práticas me ajudaram muito a fundamentar as bases da psicoterapia corporal, uma vez que Lowen tinha sido paciente de Heich”, observa.
* A história da psicanálise está relacionada ao seu precursor, Sigmund Freud (1856-1939). Freud elaborou teoria psicanalítica que formou as bases para uma nova ciência, dotada de métodos próprios para a investigação dos processos da mente humana. Ele revolucionou o modo de compreensão do ser humano. Se opôs à tradição da modernidade, onde havia o apelo da razão como uma faculdade plenamente livre e consciente de suas escolhas e atos.
A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais. Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica (neuroses).
Ele desenvolveu a análise como um método de cura dessas neuroses. Através da fala, em uma relação entre o analisando e analista busca-se a origem dos problemas de ordem psíquica. Freud afirmava que dar voz ao inconsciente era a forma mais eficaz para a superação de traumas e a cura das desordens nos processos mentais.
** Austríaco Wilhelm Reich foi o maior revolucionário da psicologia deste século. Pioneiro da Revolução Sexual, precursor dos movimentos ecológicos e da psiquiatria biosocial, Reich desenvolveu também artefatos usados na cura do câncer e na diminuição dos efeitos negativos da energia nuclear. A sua mais importante contribuição, que revolucionou toda a psicologia, foi provar que a neurose é produzida socialmente, instalando-se em todo o corpo e não apenas na mente. O conceito de couraça neuro-muscular do caráter mostra como a neurose se dá através da estagnação da energia vital.
***Alexander Lowen, médico e psicoterapeuta, foi um psicanalista estadunidense de orientação freudiana. Foi um dos estudantes de Wilhelm Reich nos anos 1940 e início dos anos 1950 em Nova York. Desenvolveu a psicoterapia mente-corpo conhecida como análise bioenergética com seu então colega John Pierrako. Lowen procurou compreender e ensinar a respeito daquilo que ele acredita ser o caminho real para a saúde, o prazer e o bem-estar: um corpo cheio de vida, vibrante, capaz de expressar emoções e sentimentos e também de relacionar-se amorosamente, dedicar-se a causas significativas, trabalhar e produzir criativamente. O princípio central para o criador da Análise Bioenergética é tornar o corpo vivo – que para ele significa vibrante – e devolver-lhe a graça natural. Para isso é necessário desmanchar os congelamentos, áreas do corpo literalmente frias, pálidas, sem movimento ou sem expressão, em que o sangue e a energia circulam pouco ou muito lentamente.
Bioenergética: como chegar ao equilíbrio psíquico através do trabalho com o corpo
A bioenergética, um método para estimular e liberar a força vital, pode ser visto com o ponto entre as escolas orientais que trabalham a conscientização e o corpo, e a psicologia ocidental
Vivacidade do corpo e da alma
Na abordagem bioenergética, energia é algo dinâmico; O seu fluir e pulsar é sentido pelo corpo como um agradável movimento interno e se expressa de bem-estar e alegria. Observando os nossos semelhantes, é fácil perceber os efeitos dessa energia.
Existem pessoas que 'irradiam' algo, que parecem cheias de vida. A gente se sente atraída por elas e sua irradiação positiva é contagiosa. Dão a impressão de serem física e psiquicamente 'livres'.
Outra são apagadas. A descrição apropriada é a palavra 'cinza': sua pele, de fato, muitas vezes é cinzenta ou pelo menos pálida. O comportamento é reservado e sua expressão traduz pouco do que se passa em seu interior. Parecem física e psiquicamente 'inibidos', externa e internamente 'estáticos'.
Espontaneidade e controle
Tudo o que os acontece na vida respondemos com um 'movimento': em cada experiência, em cada alimento ingerido, reagimos com o nosso copo e a nossa psique. O conjunto desses processos internos, perfeitamente sincronizados, é bem mais sábio que o nosso planejamento consciente.
Somos portadores de inúmeros padrões de reação que não podemos dirigir conscientemente. Em determinadas situações, podemos tolhê-los, reforça-los e exagerá-los, ou transportá-los para situações, mas, de um modo geral, a nossa capacidade de controlar os processos vitais dentro de nós é muito limitada.
Um dos principais objetivos dos exercícios bioenergéticos é o de limitar o nosso controle consciente àquelas áreas que convém, e de proporcionar mais espaço à espontaneidade do nosso corpo e a expressão dos sentimentos.
A importância da respiração
Até um certo grau, podemos influenciar a nossa respiração conscientemente, mas em última análise, é um processo que não podemos dirigir.
Há um processo natural que chamamos de respiração natural: numa respiração tranquila isto pode ser bem observado na posição de decúbito. A parede abdominal se ergue na inspiração, o baixo ventre se expande e a pelve se move ligeiramente para trás, depois o tórax se ergue gradualmente e o segmento superior da coluna vertebral se espicha, e ao mesmo tempo a cabeça se move ligeiramente para trás. Ao expirar, esses movimentos transcorrem em ordem inversa. Por outro lado, quando respiramos profundamente, como quando fazemos um esforço maior, é sobretudo o tórax que se expande amplamente, elevando ao mesmo tempo os ombros.
Podemos intervir nesses processos, inibindo-se ou intensificando-os. O resultado de um controle desse tipo – muitas vezes inconsciente – é uma respiração superficial, inibida, conjugada com perda de vitalidade e vivacidade.
Uma expressão de energia vital: os nossos sentimentos
Na vivência interior a energia vital se expressa através dos sentimentos: alegria, amor, medo, tristeza, aborrecimento ou raiva. Ou seja, estados em que vive-se uma experiência com maior intensidade ou pelo menos uma emoção que impele a fazer ou deixar de fazer determinada coisa.
Esses sentimentos são os poderosos condutores da vivência e do comportamento. Nos dão orientação, permitem-nos avaliar espontaneamente pessoas e acontecimentos: eu amo alguém, tenho medo de alguma coisa, alegro-me com isso ou aquilo.
Os sentimentos nos fazem perceber que estamos ligados com a vida. Quando acreditamos e permitimos que se expandam dentro de nós e também se manifestem exteriormente, vamos nos sentir espontâneos e cheios de vida.
Os exercícios de bioenergética podem fazer com que esta espontaneidade aumente. Isto não significa que devemos manifesta qualquer ideia que nos surja ou perder o controle, concretizá-la imediatamente. Pelo contrário a força dos pensamentos, dos monólogos, das fantasias e das ilusões devem diminuir, pois através delas inibimos sentimentos e dificultamos o contrato imediato com os nossos semelhantes ou até o tornamos impossível.
A bioenergética pode nos capacitar a aprofundarmos o contato conosco mesmos e a acompanharmos conscientemente as principais correntes da vivência interior. Isso também abre naturalmente o controle com o meio ambiente, nos torna mais compassivos, compreensivos, mas também mais diretos e assertivos na interação com os outros.
O 'ciclo da carga-descarga'
A nossa vida está sujeita a um ritmo natural de abrir-se, ir ao encontro de, afastar-se, fechar-se. Em bioenergética entendemos esses ritmos como um processo energético e o chamamos de 'ciclo de carga-descarga'.
*Imagine-se num estado de harmonia tranquila. Depois de algum tempo isso se modifica. Em seu interior se faz sentir uma necessidade, um desejo, um impulso – talvez você queira receber alguma coisa ou fazer alguma coisa. Esse momento nós chamamos de 'tomada de consciência'. Porém, você ainda se encontra num estado de tranquilidade.
*Para satisfazer qualquer tipo de necessidade, terá de mobilizar energias. Os sentidos ficam alerta, os músculos se preparam, ou metabolismo e também a respiração se adaptam ao movimento. Esta fase chamamos de 'carga'.
*Agora passa-se à ação. Seja qual for o motivo, se quiser convertê-lo, terá que entrar em contato com o ambiente, ou com a pessoa à qual dirige a intenção. Terá de mostrar ou dizer o que deseja, o que o agita. É a fase de 'contato'.
*Você manifesta, portanto, seu desejo. Com isso, o seu nível de energia atinge o ponto culminante. Suponhamos agora que o contato com o ambiente decorre de acordo com as expectativas, à necessidade. Se você quer alguma coisa, o obtém, se quer livrar-se de algo, você consegue. Se procura algo para comer, o encontra e passa a comer; Se você estava procurando amor, se entrega ao abraço. Esta é a de 'descarga'. É o momento que proporciona o maior prazer.
*Depois disso, sua tensão e sua excitação diminuem. Se comeu, é hora de fazer a digestão. Se viveu uma bela experiência com outra pessoa, necessita de tempo para aceitá-la e integrá-la em sua vida. Esta é a de 'aceitação'.
*E, finalmente, pode voltar ao estado do tranquilo estar consigo mesmo. O sistema nervoso está no modo tranquilidade, a respiração é suave, os músculos relaxados. Esta fase é a de 'repouso'.
O conjunto dessas fases resulta num ciclo de repouso, carga, descarga, repouso. Em muitas pessoas este ciclo, ou fases isoladas desse ciclo, são inibidas ou prejudicadas. Os exercícios bioenergéticos podem ajudar a viver conscientemente cada uma das fases do ciclo de carga-descarga e a identificar as inibições, os bloqueios, e a liberá-los e superá-los, inicialmente ao fazer os exercícios e mais tarde, também no dia a dia.
Bioenergética em moléstias físicas
A bioenergética é proveitosamente aplicada nas moléstias físicas originadas por problemas psíquicos, as quais, por esta razão, são chamadas de psicossomáticas (do grego: psique = alma e soma = corpo).
Mas como ocorre a influência do nosso estado psíquico sobre a nossa saúde física? Se alguém se encontra repetidamente e durante muito tempo em má disposição emocional. O corpo, através do sistema hormonal, será levado constantemente a um estado que a natureza prevê para situações de exceção. Os órgãos envolvidos com esses estados emocionais são submetidos a uma solicitação constante. A sua reação de estar sendo constantemente pressionado, poderia manifestar-se em problemas de estômago de ordem nervosa ou dores de cabeça decorrentes de tensão Depois de algum tempo de repouso e descontração, os incômodos podem desaparecer completamente. Tais incômodos são chamados 'funcionais'. Quando porém, podem ocorrer distúrbios nos órgãos afetados o resultado é uma doença orgânica manifesta.
Problemas psíquicos também atuam sobre o sistema imunológico. A complexa coordenação do sistema de defesa do nosso corpo está estreitamente vinculada à nossa vivência. Um estado de afável equilíbrio emocional fortifica o sistema imunológico, enquanto que o estresse o debilitam.
Estes inter-relacionamentos, aqui naturalmente descritos de uma maneira muito simplificada, mostram que o trabalho no âmbito psicossomático, em muitos casos, é uma parte importante de um processo amplo de cura e também presta uma considerável contribuição à prevenção sanitária.
A bioenergética tem se mostrando eficaz também no fortalecimento do sistema imunológico. Caso a pessoa deseje a prática de exercícios bioenergéticos, se faz necessário um diagnóstico médico. Os exercícios podem ser úteis para proporcionar alívio ou para apoiar o processo de cura em muitos incômodos físicos funcionais, como no caso de problemas na coluna lombar ou da cervical, dores de cabeça decorrentes de tensão, pressão baixa ou alta, males do estômago, moléstias do aparelho digestivo, distúrbios das funções sexuais e em alguns problemas ginecológicos. Se for portadora de alguma doença séria e a pessoa quiser aproveitar a bioenergética paralelamente ao tratamento médico, recomenda-se encarecidamente que trabalhe com acompanhamento de uma terapeuta.
Bioenergética e doenças psíquicas
Originalmente o âmbito de aplicação da bioenergética abrange o alívio para problemas psíquicos e o tratamento de doenças neuróticas. No caso de sentimentos de isolamento e irrealidade, de carência ou de vazio interior, abatimento, irritação, incapacidade de amar, decepção constante, sensação de fraqueza e timidez, os exercícios podem ajudar a tomar contato consigo mesmo de uma forma melhor e a encontrar novos caminhos para a vida da pessoa.
Em problema psíquico, como estados frequentes de intensa angústia, depressões graves ou problemas frequentes nas relações interpessoais, recomenda-se a procura de auxílio psicoterápico.
Quais são os exercícios bioenergéticos adequados para cada pessoa?
Existem posturas típicas, nas quais o corpo e a psique se revelam conjuntamente: em características físicas, externamente visíveis, e no sentimento decorrente da maneira como nós nos vivenciamos a nós mesmos e ao nosso corpo; Pela maneira como entramos em contato com o ambiente e nas inibições existentes no ciclo de carga-descarga.
Cada uma dessas posturas correspondem pontos fortes e fraquezas, uma maneira característica de travar relações humanas e problemas da vida ou de saúde. A pessoa deverá saber qual dessas é a que mais corresponde a ela, isso ajudará a encontrar os exercícios adequados e a maneira apropriada de praticá-los. Após a descrição de cada tipo, é elaborado um plano individual de exercícios.
Naturalmente as posturas descritas representam apenas modelos básicos, mas justamente esta simplificação permite reconhecer os traços típicos. Recomenda-se fazer a avaliação depois de ter lido todos as cinco posturas típicas.
Atendimentos com base na psicanálise e na leitura corporal
A dor fala mais do que estamos vivendo do que se imagina
Além de dirigir a formação em Análise Bioenergética no Espírito Santo, ministrar workshops e supervisionar a clínica social, Tatagiba atende em consultório particular em Cachoeiro, Vitória e Venda Nova. A base dos atendimentos proporcionados por Tatagiba é a psicanálise e a leitura corporal. Isto é, compreende-se a origem dos problemas com base nos relatos, bem como identifica-se problemas na forma como a pessoa se expressa, nas linguagens verbal e corporal.
Ele também trabalha formação em constelação familiar e a organizacional. Questões mal resolvidas e mágoas acumuladas entre parentes, mesmo envolvendo aqueles que já partiram há tempos, podem gerar dor, sofrimento e ruídos nos relacionamentos que atravessam gerações. A prática considerada terapêutica busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações.
Para romper esse ciclo penoso, a Constelação Familiar Sistêmica pode ser um recurso benéfico, rápido e eficiente. Numa avaliação superficial, a técnica tem conteúdos parecidos aos do psicodrama, por conta da dramatização de situações, e da psicoterapia breve, pela ação rápida.
Com a abordagem Corporal, ajuda-se o paciente a partir do conteúdo que ele leva para o ambiente terapêutico e lendo no corpo dele aquilo que muitas vezes nem mesmo ele tem consciência. E as queixas mais comuns que levam as pessoas ao consultório da Tatagiba são dores na coluna, principalmente lombares, e dores musculares. Tem também as dores difusas da fibromialgia.
Dentre os sentimentos, a ansiedade está entre o motivo de maior procura. No entanto, nem sempre é percebida, pois de acordo com Tatagiba, costuma se manifestar em forma de insônia, desregulação alimentar (muito apetite ou ausência dela), irritação, inquietude (balançando muito as mãos ou os pés), bem como tiques nervosos.
E a depressão divide o ranking dos motivos da procura, mesmo que algumas vezes confundida com tristeza. “Quando perdemos alguém querido é natural que se sinta tristeza. Depois de vivido o luto, retoma-se a vida. Se a situação persistir depois de três meses, pode ser que a pessoas não esteja elaborando o luto ou uma depressão esteja de desenvolvendo”.
“Numa tristeza por alguma circunstância não há perda de vitalidade, mas falta de prazer momentânea. Já num quadro depressivo, a pessoa perde o ânimo para atividades corriqueiras, para o trabalho, para o conhecimento, para o amor...’’.
E se a pessoa não se reconhece ansiosa ou depressiva, mas tem problemas recorrentes e cíclicos na via, qual e como buscar o caminho para a mudança? As pistas podem estar em frequentes dificuldade de ter sono qualidade ou insônias recorrentes. Também pode estar na disfunção alimentar. “Algumas pessoas logo procuram ajuda quando estão diante de um impasse, conflito ou tristeza. Outras têm dificuldade em reconhecer a necessidade. Então, observar alguns fatores ajudam a se certificar que é hora de procurar algum tipo de terapia”.
Nesse momento de pandemia, em especial, as pessoas têm procurado o consultório. “As queixas mais recorrentes são oriundas do isolamento e vêm das incertezas frente à situação de insegurança, pois trata-se de uma doença que não tem cura e as pessoas estão com medo de morrer. Também há a perda de emprego e renda”, reconhece.
Tatagiba afirma que, apesar da dificuldade do momento, as pessoas precisam enraizar-se na realidade. “É preciso colocar os pés no chão, no sentido de compreender o momento e literalmente, ao andar descalço, sentir as cargas nas pernas... Ter consciência corporal, alongar, respirar profunda e calmamente”.
De uma forma mais ampla para conviver com a pandemia, Tatagiba sugere olhar para o passado da humanidade (que já superou muitos momentos dramáticos), encarar a realidade explorando internamente todos os recursos para lidar com a situação e aprender com esses momentos, rei ventando a vida com prazer, alegria e fé.
Palestras e congressos
No ano 2000, padre Tatagiba passou a ser chamado para fazer palestras. Sempre girando em torno das relações humanas, os temas se desdobravam nas inúmeras nuanças, como é natural quando se fala em comportamento. O último foi em um congresso de psicoterapia corporal, quando falou sobre “Corpo Humano e Espiritualidade”, o mesmo tema que iria abordar num congresso de medicina, mas que não aconteceu devido à pandemia.
Tatagiba já falou em quase todos os estados brasileiros. Além do Brasil, já fez palestras no México, na Universidade de Guadalajara; Itália, Universidade de Milão, e na Universidade de Cecília, no Sul, e em Portugal, na Universidade de Lisboa.
Devido à pandemia, os próximos congressos em que faria palestras foram todos suspensos, com exceção de abril de 2021, quando está agendada sua participação em um congresso em Manaus. Tatagiba já tem compromissos na agenda para o segundo semestre de 2021. “Os temas sempre estão relacionados ao corpo emocional na sociedade do cansaço, conforme demanda a nossa atual realidade”.
Serviço:
Consultas Padre Tatagiba 28 99900-1112 (falar com Zelina - secretária)