As Cervejarias Artesanais no Turismo de Experiência - UMA CERVEJA que surgiu da experiência numa panela de preparar caranguejo
![]() |
Localizada no Centro de Venda Nova, a Cervejaria Tarvos tem uma história atípica para contar: começou de um lazer de Ricardo Feitosa que, por curiosidade, produziu em casa sua primeira cerveja na panela de seu pai preparar caranguejo. O único recipiente disponível capaz de produzir de um volume desejável da bebida passou a ser um marco nessa trajetória de afeto e conexão familiar.
A primeira experiência foi no ano 2013 e com a continuidade, as receitas experimentadas foram ficando tão boas e, apreciadas pelos amigos, passou a cair no gosto dos conhecidos.
Ao colocar no menu as cervejas artesanais em um restaurante que era sócio na época, Ricardo despertou a curiosidade e o desejo de produzir a sua própria. Aos poucos, a aprovação da bebida por pessoas fora de seu circuito de amizade animou ainda mais Ricardo a investir nessa nova atividade. E ele buscou longe novas formações, pois queria ficar cada vez melhor.
Hoje ele é formado pelo Instituto de Cerveja do Brasil no curso avançado de tecnologia cervejeira com certificação internacional pela Universidade de Weihenstephan, uma das principais instituições cervejeiras do mundo. E também é Sommelier formado pela Escola de Cerveja e Malte de Blumenau com certificação internacional pela Doemens Akademie. E com capacitação em microbiologia e controle de qualidade cervejeira, na mesma instituição.
Ao chegar no estabelecimento, além de conhecer a história, o turista vai conhecer as matérias-primas (malte, lúpulo e levedura), o processo e a prova da bebida, que será com harmonização com iguarias. “As diferentes cervejas, ao serem harmonizadas com determinados alimentos, proporcionam diferentes experiências sensoriais ligadas aos sabores”, explica Ricardo.
A visita também garante estímulo aos outros sentidos: a formação de bolhas e chiados na retirada na bebida, a beleza de vários tons de dourados, o cheiro peculiar de cada receita e toque nos grãos estão entre as boas sensações de conhecer a cervejaria. “Nosso convite ao turista é para construir um novo conceito e relação com a bebida, que merece um lugar especial na mesa, assim como os bons vinhos”.