As Cervejarias Artesanais no Turismo de Experiência - Um dia acompanhando a PRODUÇÃO DE CERVEJAS
![]() |
Larissa Grecco, que começou a produzir cervejas para o consumo da família, agora prepara a bebida em panelas de 300 litros e tem uma sala de produção especialmente construída para este fim. A casa antiga, onde iniciou a atividade, agora é laboratório e o depósito de malte e lúpulos.
A primeira proposta de experiência que a Cervejaria Artesanal Grecco está atrelada à hospedagem nos finais de semana nos Chalés Grecco. Nessa modalidade, a diária inclui um tour guiado pelas instalações antes de abrir a cervejaria para o público e o hóspede tem acesso à degustação de todas as cervejas, tanto no sábado quanto no domingo.
Na segunda possibilidade, o turista pode conhecer a fábrica, quando a mestre cervejeira vai explicar como é a rotina e degustar cerveja diretamente do tanque. Larissa pretende também criar um dia por mês para abrir a rotina da fábrica para o turista acompanhar a produção ao vivo. “Nas três propostas, as experiências podem ser vivenciadas com dia marcado para determinados grupos”.
A produção de cervejas artesanais que nasceu de uma experiência pessoal está agregada às atividades diárias da família, que continua na agricultura e mantém chalés em sua propriedade em São José do Alto Viçosa, onde moram. “Temos pacotes de hospedagem com o consumo de chope, que é servido na cervejaria ou em barris levados até os chalés, no caso das unidades que hospedam grupos”.
A maioria dos chalés está preparado para receber casais, que geralmente escolhem o lugar para comemorar datas especiais. A cervejaria, que foi inaugurada nas vésperas da crise sanitária da pandemia do coronavírus, fica bem próxima a recepção e é um espaço confortável e aconchegante tanto para os hóspedes quanto para o público em geral, funcionando nos finais de semana e feriados prolongados.