As Cervejarias Artesanais no Turismo de Experiência - ÁGUA PURA e MINERAL na produção da cervejaria pioneira das Montanhas Capixabas
![]() |
Na Cervejaria Altezza/Espaço Via Olivari, em Venda Nova, o turista tem a oportunidade de fazer uma visitação à uma fábrica de cerveja artesanal com degustação. Dependendo do nível de interesse sobre o assunto, pode-se escolher um tour de 30 a 40 minutos ou o de aproximadamente 2 horas.
Na primeira opção, fará uma visitação guiada ao processo cervejeiro, incluindo a prova de uma régua de degustação, ao valor de R$ 70,00. Com um investimento de R$ 185,00, a segunda alternativa é uma visitação ao processo cervejeiro, uma régua de degustação e mais o prato principal, cerveja e sobremesa. Em ambas as opções, o visitante vai conhecer a história dos empreendedores, pioneiros em apostar nessa modalidade de produção de cerveja artesanal na Região das Montanhas Capixabas.
Localizada a 1100 m de altitude, na estrada do Vai e Vem, na comunidade de São José do Alto do Viçosa, a Cervejaria Altezza está instalada em um lindo casarão antigo que remonta ao século XIX, com uma jardinagem que compõe um cartão postal digno de muitas selfies. Sem contar com a vista linda da Pedra Azul, que torna o lugar ainda mais especial.
A atividade começou entre irmãos Angelo, Daniel e Gino Rigo como um hobby, em Vitória de 2005 a 2012. Depois da aquisição da propriedade, em 2006, entrou em cena os talentos de Regina Rigo, que adequou o projeto da casa sede utilizando os elementos típicos de uma residência de fazenda do século XIX, mantendo a originalidade de toda a estrutura. A construção se deu entre 2008 e 2009, sendo que a montagem da primeira fábrica foi entre 2012 e 2013, quando começou a fabricação sob autorização do Ministério da Agricultura. Com o crescimento da atividade, entre 2019 e 2020, uma segunda fábrica foi montada.
Além dos conhecimentos do mestre cervejeiro e sócio Gino Rigo, a água pura, sem necessidade de tratamento é um dos maiores pontos favoráveis à qualidade da Cerveja Altezza. Extraída de um lençol subterrâneo protegido, de um poço profundo, a água sai pronta para ser utilizada, pura e mineral, ideal para fabricação de cerveja. Além da água da montanha, são utilizados maltes especiais, leveduras e lúpulos importados, que conferem às cervejas da Altezza sabores e aromas exclusivos.
Com a constante procura do lugar pelos turistas, a oferta de pratos mais elaborados ganhou campo. Nasceu então em 2017 o restaurante Via Olivari, que sob os cuidados do chef Enrico Bissoli, cuida da gastronomia preparando pratos originais, criativos e que combinam com as cervejas produzidas pela Altezza. Tudo em perfeita harmonização: cervejas, pratos, arquitetura e paisagem.
Uma verdadeira equipe, que fez esse projeto evoluir com dedicação e qualidade, trabalha apaixonadamente pelo resgate da cultura cervejeira fabricando cervejas tradicionais com sabores e aromas únicos.
As visitas agendadas podem acontecer das 10 às 14h (de 4 a 10 pessoas), em dias diferentes da semana de acordo com a temporada: de abril a setembro, às quintas e sextas-feiras, e de outubro a março, de quinta a domingo.