As Cervejarias Artesanais no Turismo de Experiência - A SIMPLICIDADE DO CAMPO e a sofisticação do mundo cervejeiro
![]() |
Os irmãos Stanislaw e Tedesko Almeida e o sócio Neimésio Spadeto estão unindo a simplicidade de uma propriedade rural em Viçosinha (no distrito de São João de Viçosa, em Venda Nova), com a sofisticação da produção artesanal de cerveja. Ao mesmo tempo que usufrui das belezas e da paz do campo, o visitante estará diante de experiências sensoriais que o remete a diferentes países. Estamos falando da Piwo, uma marca que nasceu de muita pesquisa e dedicação.
“Cada país tem estilos diferentes e cada estilo tem escola específica. Saímos do Brasil para conhecer os processos e também os insumos. Trabalhamos, por exemplo, com lúpulos de micro lotes dos Estados Unidos. São produções especiais de uma matéria-prima sofisticada. E o mais interessante é experimentar isso num ambiente confortável, simples e conectado com a natureza”, observa Tedesko.
Stanislaw compara a produção das cervejas artesanais à dos cafés especiais. “Venda Nova está se despontando e estamos entre as dez cidades que mais tem cervejaria no Brasil. Nós juntamos os dois mundos quando levamos nosso visitante a conhecer o cafezal da propriedade, bem como os plantios de abacate, as jabuticabeiras e o pomar. Fazemos um tour com o turista”.
Na fase final e mais prazerosa da visita, o turista vai conhecer o processo de produção da cerveja artesanal, bem como os ingredientes de diferentes países. Finalmente, eles fazem uma viagem pelas biqueiras, onde degustam diferentes tipos de cerveja. “Estamos agregando ingredientes regionais para conferir ainda mais personalidade a nossa cerveja”, informam os irmãos.