Português (Brasil)

As Cervejarias Artesanais no Turismo de Experiência - 10 ESTILOS DE CERVEJA e a escolha de cinco para harmonizar com petiscos

As Cervejarias Artesanais no Turismo de Experiência - 10 ESTILOS DE CERVEJA e a escolha de cinco para harmonizar com petiscos

Compartilhe este conteúdo:

Dentro da rota de Turismo de Experiência a Cervejaria Nobat convida seus visitantes a conhecerem a fábrica, que fica separada do seu ponto comercial, onde costumeiramente recebe seus clientes. Uma distância de 400 metros separa os dois pontos a serem conhecidos, ambos em Providência, próximo à área central da cidade de Venda Nova.

No primeiro momento, os visitantes irão conhecer o processo de produção das cervejas. Depois de passar pelo setor de produção, serão guiados até a lojinha da fábrica, onde experimentarão a régua de degustação. Os turistas poderão escolher cinco estilos da bebida para harmonizar com iguarias diferentes.

“Uma das opções de harmonização é a White ipa, que contém limão siciliano e pimenta rosa em sua composição, e será harmonizada com torresmo crocante”, exemplifica José Roberto Bolzan. Ele relata que já preparou a proposta de harmonização para cada uma das 10 cervejas.

Esse conhecimento em sabores de alimentos vem de sua experiência no restaurante. Já a diversidade de oferta cervejeira foi construída ao longo dos anos e traz na história uma forma inusitada de se começar um projeto: pela internet.

Foi assistindo um vídeo no Youtube que ele se interessou pelo tema. Essa primeira experiência foi em janeiro de 2016 e Roberto se empolgou tanto que resolveu reproduzir em uma panela de 36 litros. Com extrato de malte, reproduziu de forma artesanal exatamente a receita demonstrada pelo tutorial. O mestre cervejeiro, que iniciou de forma artesanal em uma cozinha improvisada nos fundos de sua residência, hoje produz 9 mil litros por mês em uma cozinha automatizada com capacidade de 600 litros por brassagem.

O fato de ser proprietário de um restaurante foi um estímulo, pois o meio era propício para divulgar essa sua nova habilidade. “Tudo que ia sendo produzido era consumido pelos clientes de seu restaurante. As cervejas foram muito bem aceitas. Quem não consumia no local, levava para casa, num recipiente que disponibilizei ao longo da experiência”.

Ao receber o turista, Roberto vai explicar esse processo de evolução conquistada pela sua dedicação aos estudos e experiências. Entusiasmado com essa nova possibilidade, ele lança um novo produto: o milke shaike com cerveja Stout (milk shake stout).

Compartilhe este conteúdo: