Português (Brasil)

Amélia e Mariana: uma doçura de mulheres fortes

Amélia e Mariana: uma doçura de mulheres fortes

Ao resgatar receitas da matriarca, mãe e filha buscaram aprimoramento, criaram uma marca e uma lindeza de loja

Compartilhe este conteúdo:

Com um histórico familiar de mulheres fortes, Marta Amélia Zandonadi se inspirou na mãe e se uniu à filha Mariana Zandonade Bissoli para criar a marca Dona Martha Delícias. Mariana já era uma empreendedora experiente em comidas fitnes e saudáveis quando resolveu abraçar o sonho da mãe.

 Mesmo antes de criar o Dona Martha, Amélia já fazia cursos oferecidos pelo Sebrae, tanto os presenciais quanto os online. Mas o curso Líder Coach, que ela descreve como um Empretec mais detalhado, foi um divisor de águas para ela ampliar e começar a colocar em prática a segunda etapa de um sonho: uma loja física. “O curso mais detalhado, feito no início de 2020, me levou a resolver fazer o projeto da loja. Os instrutores Denise Lemos e Paulo Lisboa me estimularam bastante ir para frente com minha meta. Foi muito importante”.

Para Mariana, a participação no Empretec de 2019, em Venda Nova, foi o grande diferencial, principalmente em termos de gestão. Ela diz que passou a entender a empresa como um todo e o que a marcou muito foram as questões relacionadas à importância de trabalhar com meta. “Não basta ter talento para a cozinha, ter produto bom. É fundamental que exista o cliente que paga por este bom produto e, por isto, ações de marketing são importantes, além de uma boa gestão do negócio. Com estes conhecimentos, aproveitamos para oferecer produtos cheios de originalidade, de história e de valores culturais”.

Com a pandemia, mãe e filha aproveitaram ainda mais as ofertas de cursos online. “É importante aproveitar as oportunidades, como a participação na Ruraltures, no final do ano passado, quando o Sebrae subsidiou os empreendedores locais do agroturismo. Quando têm eventos e somos chamadas, sempre nos organizamos para participar”, diz Mariana. “As feiras representam uma grande chance de ampliar os horizontes. Conhecemos pessoas e estamos abertas a opiniões que façam nosso projeto evoluir”, evidencia Amélia.

Mãe e filha também não se inibem em ligar para as profissionais do Sebrae Venda Nova para tirar as dúvidas no decorrer do processo, como as relacionadas à legislação ou às de alguma etapa de formatação dos produtos. “Nos agendamos e somos atendidas. Também adquirimos os livros da área de nosso negócio disponibilizados pelo Sebrae para estudar”.

Amélia e Mariana abriram a loja física em junho de 2021. Desde então elas aceleraram o lançamento de novos produtos, alguns exclusivos para comercialização na loja. Estão nestes itens o azeite aromatizado, o sal de ervas, a manteiga aromatizada, dentre outros.  

Quando elas abriram a loja o pensamento era fazer algo mais amplo e, como os sonhos não param, elas agora estão em fase de elaboração de um projeto arquitetônico no escritório de Emílio Caliman. “Eu já queria fazer um museu com peças da fazenda e de minha mãe e somar outras ofertas à nossa loja e ao nosso setor produtivo, onde atendemos no molde 'turismo de experiência”.

A visão de ampliação levou a dupla optar em montar a loja em um contêiner. Além de moderno, o módulo possibilita a mobilidade no caso de mudança no projeto. “Esse espaço mais completo, com mais atrativos, vai ficar pronto dentro de dois ou três anos. Vamos incorporar os itens aos poucos”.

Ambas afirmam que os sonhos vêm sendo amadurecidos à medida que vão se firmando como gestoras e ampliando a visão, enxergando oportunidades. “É assim quando participamos da Ruraltures, por exemplo. Aprendemos muito, ampliamos o leque, pois conhecemos muitas pessoas e experiências diferentes. Tem muita gente legal, que gosta de dar dicas e isso ajuda abrir a nossa mente”, diz Amélia.

 

Produtos

Seja na prateleira da lojinha, ou em diferentes pontos do agroturismo de Venda Nova ou em empreendimentos turísticos da região, os produtos Dona Martha Delícias surpreendem pelos sabores e pela apresentação, configurando ótimos para presentear. Além de inúmeras geleias e antepastos, estão entre as novidades as torradinhas de azeite trufado e as geleias de abacaxi picante com gengibre, a de hortelã puro e a de framboesa. 

Quem quiser ver de perto e experimentar na prática como produzir uma dessas delícias, basta agendar na plataforma do Espírito em Rede, que divulga o turismo de experiência.

Dentro desta proposta, o Dona Martha Delícias está entre os empreendimentos com experiência validada do Roteiro Agroturismo (de Venda Nova). O roteiro está entre os oito escolhidos no Brasil pelo projeto desenvolvido pelos ministérios do Turismo e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- Mapa e a Universidade Federal Fluminense- UFF e que capacitou empreendedores para o desenvolvimento do turismo no campo. Já foi feita a produção de material de divulgação, que em breve será veiculado pelo Ministério do Turismo.

Outra novidade é a participação de Amélia em um novo projeto do Sebrae, valorizando mulheres empreendedoras. “Eu achei interessante. Muitas mulheres deixaram seus sonhos para trás e agora podem realizar e aquelas que já estão executando seus projetos terão a chance de aprimorar e ampliar”, finaliza Amélia. 

Compartilhe este conteúdo: