Ação voluntária dos funcionários do Sicoob apoia coleta seletiva para reciclagem da Ascaveni
Projeto foi um dos três escolhidos dentro da Seleção de Ações Socioambientais do Sicoob ES
![]() |
Neste final de mês de março um grupo de funcionários das agências do Sicoob de Venda Nova está finalizando a implantação de pontos de coleta seletiva dentro da agência de São João e da Unidade Administrativa- UAD do Sicoob Sul-Serrano para coleta de materiais reciclados a serem destinados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante- Ascaveni.
Dentro da mesma ação, outro ponto de coleta será implantado na cidade e, serão ministradas palestras orientativas com moradores de localidades mapeadas pela associação como pontos críticos. Já foram promovidas palestra de educação financeira para a Ascaveni, o preparo do jogo interativo para levar às escolas e um painel mostrando o passo a passo das atividades na associação para facilitar a explicação dos professores no momento da visita de educação ambiental ao local.
“O objetivo é ampliar a coleta seletiva. Também faremos a produção e a entrega de panfletos e divulgação onlines em empresa, comunidades e círculos bíblicos das igrejas. Vamos ainda elaborar panfletos com linguagem infantil online para levarmos a ação e conscientização às escolas”, explica Aline Vianna Belisário, funcionária do Sicoob Sul-Serrano.
As ações estão previstas em um dos três projetos aprovados na Seleção de Ações Socioambientais Sicoob ES, com recursos oriundos da economia gerada pela recente campanha interna “Gesto que Transforma – Adesão à Fatura Digital”. Mayara Caus, gerente operacional do Sicoob Sul-Serrano, explica que o objetivo da campanha foi incentivar a redução das faturas impressas dos cartões Sicoobcard e, com isso, gerar comissionamento às unidades que aderiram e com esses recursos estimular o fomento de ações socioambientais nas comunidades.
“A partir desse comissionamento, cada unidade ficou com a missão de apoiar ações socioambientais em seu território de atuação”. Mayara explica ainda que para estabelecer critérios e direcionar para ações ambientais, o Sicoob ES estabeleceu o regulamento para a 1ª Seleção Interna de Ações Socioambientais.
“Além de gerar um novo hábito (o de reduzir impressão de faturas), o propósito é incentivar atitudes voluntariadas dos colaboradores ao acolher e selecionar projetos propostos que possam ser apoiados pelas Cooperativas, objetivando fortalecer iniciativas de cunho ambiental nestes territórios”, ressalta Mayara.
Foram inscritos nove projetos, sendo três das agências do Sicoob Sul-Serrano: ‘Ibatiba + Verde’, ‘Berço das Águas’ e ‘Reciclando Para Um Ambiente Mais Saudável’.
Ibatiba + verde - Atuar na preservação de espécies florestais ameaçadas de extinção fornecendo mudas de árvores endêmicas da mata atlântica para plantio em áreas de preservação permanente (APP) de propriedades rurais. Auxiliar no plantio das mudas e orientar os produtores sobre a manutenção e a importância da preservação da flora. Serão contemplados dez produtores rurais, cada um receberá 20 mudas para plantio em uma APP de sua propriedade, totalizando o plantio de 200 mudas de quatro espécies distintas.
Berço das águas - Promoção de iniciativas voltadas à recuperação de nascentes, no ambiente rural, visando a melhoria da vazão hídrica, bem como a qualidade da água. O uso das nascentes da região, com intuito de abastecimento doméstico rural, são explorados sem proteção contra a invasão de insetos e pequenos animais, além de represamentos que forçam a infiltração na região da nascente, com consequente perda de volume na vazão.
Ascaveni completa sete anos de atividade
Desafio continua na adesão dos moradores, que devem colocar o lixo para reciclagem nos dias e horários corretos para coleta
No último dia 31 de janeiro, a Ascaveni completou sete anos de atividades. Com 13 membros associadas, o grupo trabalha na separação de materiais recicláveis oriundos da coleta seletiva promovida pela Municipalidade. Além de dar um destino correto aos resíduos, a Associação garante renda para as famílias associadas e economia para a Administração Pública, que paga por volume o lixo recolhido e levado para um aterro central na Grande Vitória.
A criação da Ascaveni, em 2014, foi por meio de um termo de compromisso ambiental entre a Prefeitura de Venda Nova e o Ministério Público.
Atualmente, 15 toneladas de material reciclável saem da associação por mês. O objetivo do grupo é dobrar o volume, tendo em vista que ainda há resíduos fora do circuito de coleta seletiva. De acordo com a Ascaveni, de 2015 a 2019, 973 toneladas de materiais deixaram de ir para aterros sanitários e foram reciclados, gerando uma economia de cerca de R$ 90 mil aos cofres públicos.
Em contrapartida, foram quase meio milhão de reais retornando para o comércio e serviços de Venda Nova, através do poder de compra dos associados.
Os resultados e números são bons, mas podem melhorar. Toda a população do município pode contribuir com esse trabalho separando corretamente seu lixo e colocando para a coleta nos dias apropriados. “A população é um membro importantíssimo para nós. Quanto mais material reciclável tiver em casa e colocar para coleta no dia correto, para a gente é ótimo, pois vamos ter um número maior de material aqui para poder vender”, reforça Rogeria Aparecida Da Silva, presidente da Ascaveni.
As portas da Ascaveni estão abertas para visitação tanto para turmas de escolas, faculdades ou de qualquer pessoa que se interesse em conhecer esse trabalho. O galpão da Associação fica localizado na comunidade de Viçosinha, no km 3 da Rodovia ES-473, São João de Viçosa.
O Projeto é uma parceria com a Prefeitura e com a FF Brasil, que é para onde os resíduos vão após serem selecionados. Também conta com o apoio de escolas, como a Coopeducar e EEEF Liberal Zandonadi. Algumas empresas do Município levam o resíduo diretamente para a Associação.