Português (Brasil)

A saúde da visão num piscar de olhos

A saúde da visão num piscar de olhos

A Ótica Serrana traz uma reflexão sobre quais são os impactos do uso prolongado de dispositivos eletrônicos para a visão

Compartilhe este conteúdo:

Quantas horas por dia você fica em frente à tela do celular ou do computador? As respostas sinceras poderão trazer até 16 horas, considerando que as pessoas dormem em média 8 horas por dia. Com a pandemia, os dispositivos eletrônicos passaram a integrar a rotina das pessoas de maneira ainda mais frequente. Trabalho, estudo e até o lazer migraram com mais intensidade para o ambiente online.

Segundo estudos, o contato com as telas por longos períodos não causa lesões na visão, mas pode levar a sintomas de vista cansada, causando miopisação dos olhos pela falta de exercício da visão. Ficar em frente ao computador ou tablet, por exemplo, também pode provocar sinais de vista cansada como dor de cabeça ao ler, lacrimejamento, dor no olho e enxergar as letras embaralhadas.  

Tem surgido com certa frequência o chamado espasmo de acomodação, que é uma contração da musculatura dentro do olho, causando uma miopia transitória. Olhar para um ponto distante e não enxergar nada por alguns segundos é um sintoma da miopia transitória provocada pelo excesso de exercício para perto.

Outro problema comum em atividades que exigem concentração, com ou sem as telas, é o ressecamento dos olhos. Isso porque é natural piscar menos, o que faz com que a lágrima evapore mais rápido, causando o ressecamento da superfície ocular. A pessoa pode sentir dor, ardência e até embaçar um pouco a visão.

 

Dicas

- Programar intervalos a cada 20 a 30 minutos para descansar de 20 a 30 segundos, focando em objetos distantes. Não adianta sair do computador e ir checar mensagem no celular ou ver televisão, por exemplo.

- Lembrar de piscar durante atividades que exigem muita concentração.

- Alguns modelos de celular e tablets têm a opção de mudar a paleta de cores para mais quente, o que causa menos cansaço visual e interfere menos na síntese de melatonina – hormônio produzido naturalmente pelo organismo ligado a regulação do sono.

- Outra dica é deixar a tela um pouco abaixo do nível os olhos. Além de evitar problemas no pescoço, reduz o cansaço visual.

 

Sobre a Ótica Serrana

Atualmente com 13 lojas e com aproximadamente 50 funcionários, a Ótica Serrana continua investindo em equipamentos de alta precisão para produção de lentes. Também investe em marcas de armações que conferem segurança aos usuários, que recebem orientações na hora da escolha.

Paulo Lobo, sócio da Ótica Serrana, que acompanha de perto o atendimento das lojas e faz os levantamentos das demandas, sempre cuida para que os funcionários estejam atualizados com os lançamentos e sobre como atender bem os clientes.

Já a sócia Christina Haddad cuida do financeiro e o trabalho da dupla proporciona o equilíbrio da empresa, que culmina no bom atendimento e nas soluções assertivas para as demandas dos clientes. Há investimentos constantes em equipamentos e em treinamentos dos funcionários, tanto os da linha de frente (atendimento) quanto os que atuam no laboratório de lentes e na gestão da empresa.

Mais um equipamento de ponta está programado para chegar em setembro na Matriz, em Venda Nova. Com o investimento, serão produzidas lentes personalizadas para os clientes.

Compartilhe este conteúdo: