A importância da busca pelo autocuidado
“Não precisamos ser perfeitas ou eternamente jovens. Mas podemos ser melhores sempre. Olhar no espelho e reconhecermos e nos amarmos essa mulher que a gente vê. Tenho muito orgulho de poder fazer parte desse processo transformador para muitas mulheres”. Arianne Ruberth - Dermatologista
![]() |
Uma coisa é certa: houve muita mudança na nossa rotina nesses dois últimos anos. “Temos vivido um tempo de incertezas e isso gera insegurança e angústia. Mas ter um ritual de autocuidados é algo que está sob nosso controle, desde que dediquemos algum tempo durante o dia ou na semana”, diz Arianne Ruberth, dermatologista.
Embora várias tecnologias estejam disponíveis atualmente, faz parte do pacote de autocuidado valorizar a beleza única de cada uma de nós, escolhendo o que fazer, como fazer e quando fazer. “O ideal é que sejamos o nosso próprio padrão de amor e aceitação. Podemos melhorar tudo isso, mas o fundamental é a aceitação”, reforça para falar do amor próprio.
Para Arianne, esse problema atinge em cheio as mulheres, que na maioria das vezes colocam os filhos, o marido, a casa e o trabalho na frente de tudo. Elas ficam sempre para o último plano, quando sobra tempo.
Arianne destaca que ser dermatologista lhe permite conhecer e conviver com mulheres de diferentes idades, objetivos de vida e história. “A maioria está em busca de melhorar a aparência e meu trabalho é mostrar a elas as possibilidades. O mais importante para mim é olhar para cada uma e mostrar qual é a sua beleza. Mostrar que dentro de uma mesma mulher existem uma filha, uma mãe, uma esposa e até mesmo uma avó... Mas, sobretudo, existe ela mesma”.
Para Arianne, a busca por uma pele melhor e um rosto mais harmônico e bonito faz parte dessa essência feminina. Ela ressalta que várias técnicas estão disponíveis para ajudar essa mulher a gostar mais de sua imagem refletida no espelho. “Não há mal nenhum em querer ser mais bonita, desde que lidemos bem com a passagem natural do tempo. Podemos estar bem em qualquer idade”.
Enquanto está fora do consultório da dermatologista, muito pode ser feito para manter uma pele saudável e mais bonita. A limpeza completa da pele do rosto (com sabonete adequado a cada tipo, seguido de tônico ou adstringente), cuidado (nutrição e tratamento, com ativos que variam de acordo com a necessidade do paciente) e proteção (o protetor solar deve ser usado mesmo dentro de casa).
“Há quem pense que o protetor solar pode ser deixado de lado por estarmos dentro de casa, mas a proteção é necessária porque a pele sofre danos com as luzes artificiais também. Especialmente pelas luzes azuis dos computadores e smartphones”, reforça Arianne.
Dentro dos rituais do autocuidado, inclui-se também o uso da maquiagem, que atua diretamente em casos de depressão e ansiedade. “Já ouvi relatos de clientes e também de amigas que conseguiram melhora significativa quando passaram a se arrumar mais e cuidar da autoestima. Para muitos, o fato de ter um ritual - um compromisso consigo - era um motivo para sair da cama pela manhã. Se faz importante mencionar que o que a beleza só é uma ajuda e que o acompanhamento de um profissional (psiquiatra ou psicólogo) é de fundamental importância. Se usar maquiagem, lembre-se de não dormir com ela”.
Dentro do combo do autocuidado, lave os cabelos todos os dias ou dia sim dia não. Caso tenha dúvida de qual frequência é a ideal para o seu tipo de cabelo, pergunte à sua dermatologista. Arianne também lembra que por estarmos lavando as mãos com mais frequência, é ideal usar um sabonete que não agrida nem resseque tanto a pele. “Dê preferência aos sabonetes de coco, por exemplo. Hidrate muito bem as mãos: depois de cada lavagem, finalize com a aplicação do creme hidratante. A combinação álcool gel + sabonete pode causar ressecamento e piorar com quem sofre com peles sensíveis”, ressalta.
Como os cuidados não devem se ater à pele do rosto e das mãos, deve-se ter atenção à temperatura da água do banho: o ideal é que seja de morna para fria, para não ressecar a pele. Durante o banho, que deve ser diário, use o sabonete apenas no colo, costas, axilas, genitais e pés.
O mesmo cuidado deve ser estendido para a alimentação. Deve-se evitar alimentos com alto teor de gordura, como o chocolate por exemplo, que podem causar desequilíbrio no organismo, refletindo na saúde da pele.
![]() |