Português (Brasil)

A arquitetura com o incentivo da família

A arquitetura com o incentivo da família

Acostumada a trabalhar desde muito cedo ao lado dos pais, a arquiteta Beatriz Vinco assumiu os canteiros de obra e a parte comercial das vendas e dos alugueis dos imóveis

Compartilhe este conteúdo:
Beatriz Vinco encontrou no esposo Philipe Tozzi um fiel companheiro da vida e do trabalho.
Ele atua ao lado dela na administração dos imóveis de terceiros
(dos investidores) e também no canteiro de obras.

Beatriz Fiorese Vinco contou com o incentivo da família ao escolher a se graduar em arquitetura e urbanismo. “Queria algo que agregasse aos negócios da família e, com o incentivo dela estudei de 2012 a 2016 na Multivix, em Vitória”.

Nesse período ela dividia o apartamento com o irmão no bairro Jardim da Penha, de onde cada um saia cedo para fazer seu respectivo curso. Ela, assim como o irmão, sabia que muito os aguardava em Venda Nova.

Quando retornou, Beatriz foi trabalhar na administração da fábrica de blocos que a família mantém em sociedade. Mas ela ficou pouco tempo por lá ao perceber que seria útil nos canteiros de obras, inicialmente ao lado do pai. Logo Beatriz coordenaria solo todo o andamento das obras.

Com vários projetos em andamento, Beatriz se entregou ao desafio de atuar num ambiente tipicamente masculino. Ela passou a fazer todo o gerenciamento das obras, contratando mão de obra, designando responsabilidades, traçando cronogramas e fiscalizando a execução de cada etapa dos trabalhos.

“Foi desafiador: uma mulher, jovem e arquiteta, comandando obras de um edifício inteiro. Eu me posicionei pela minha capacidade técnica, resolvendo desde a definição dos materiais da obra ao cronograma de execução de acordo com o projeto. Também tive que ser firme com os quesitos de segurança no trabalho e saber reconhecer o perfil do funcionário a ser contratado”.

Beatriz ressalta que gerenciar recursos humanos foi a parte mais difícil, pois passou a coordenar a atuação de pessoas que chegaram ao canteiro de obras com 20 a 30 anos de experiência. “No início eu tomava as decisões sempre lado a lado com o meu pai. Com o passar dos anos, fui ganhando experiência e assumindo várias funções sozinha”.

Com essa segurança Beatriz faz pelo menos duas visitas por dia ao canteiro de obras, onde foi construindo uma rede de relações com sua equipe e também com as pessoas que visitam a obra por curiosidade. Com o desenrolar de sua atuação, ela passou a apresentar os projetos dos apartamentos para os interessados.

“Muitas pessoas passam pela obra pelo interesse de comprar um apartamento. Ao estar lá, calhou de eu explicar e eu acabei me tornando também uma vendedora. Foi uma função que surgiu naturalmente”, disse. Entusiasmada, ela passou a postar nas redes sociais o dia a dia nas obras, o que se tornou também um fator de divulgação dos empreendimentos.

Felizes com o sucesso dos projetos imobiliários,
a Família Fiorese/Vinco festeja suas conquistas e mantém o
foco no trabalho, sempre equilibrando dedicação,
estudos de mercado e momentos de lazer e de celebração.

Além de comercializar as unidades, Beatriz também se tornou responsável pela carta de imóveis para aluguel da imobiliária criada pelo seu irmão. Existia uma demanda por locador e locatários, esses últimos formados pela família e pelos compradores dos imóveis da Vinco Engenharia e a imobiliária preencheu essa lacuna.

Beatriz comanda a imobiliária nos horários entre as visitas às obras e, como também assumiu a administração desses imóveis, passou a contar com a ajuda do esposo Philipe Tozzi da Rocha. “Fazemos reparos e resolvemos os problemas que surgem nos apartamentos, como vazamentos e outros. Assim, o dono do imóvel fica tranquilo no seu papel de investidor”.

Essa oferta de administração dos alugueis e da manutenção dos imóveis passou a atrair os investidores, que não têm tempo de se envolver com essas demandas. “As pessoas passaram a me procurar para administrar os futuros imóveis. Alguns dizem que só compram se eu assumir. Com isso meu trabalho também passou a ser um atrativo para o investidor, que quer investir sem arranjar um compromisso a mais”, explica a arquiteta.

Como Beatriz conhece os fornecedores de materiais de construção e também conta com uma mão de obra especializada, ela organiza todo o esquema de manutenção dos imóveis. “Os proprietários querem se eximir dessa responsabilidade. Todo imóvel requer manutenção e, como o investidor quer que o apartamento funcione e gere renda, ele me dá carta branca para resolver estes problemas”, diz Beatriz, também responsável pelos condomínios de vários empreendimentos.

Dentro desse portfólio de prestação de serviços, Beatriz faz projetos de casas para os clientes e também design de interiores para os compradores dos apartamentos da imobiliária. “Faço os projetos dos móveis, os de iluminação e as modificações que o cliente pede. Como acompanho as obras, muitas intervenções são feitas no seu decorrer e o cliente recebe a unidade pronta para ser habitada”, explica a arquiteta.

Compartilhe este conteúdo: