
SOLARIS CONSULTÓRIOS MÉDICOS: HoLEP – Cirurgia minimamente invasiva para a próstata
![]() |
Embora o comportamento dos homens tenha melhorado nos últimos anos, ainda há muita resistência quando o assunto é estabelecer uma rotina de cuidados com a saúde. Quem alerta para isso é o urologista Renato Gargano Fabris, que atende em Venda Nova desde 2015, oferecendo consultas, tratamentos e intervenções cirúrgicas quando necessárias.
Uma das novidades que Renato traz para a região é a técnica HoLEP, um procedimento cirúrgico moderno para o tratamento da hiperplasia prostática benigna, condição em que a próstata aumenta de tamanho e comprime a uretra, causando diversos sintomas urinários. O HoLEP utiliza um laser de hólmio para remover o tecido prostático aumentado, de forma suave e precisa, através da uretra do paciente e sem cortes na pele.
“Com o uso da tecnologia a laser, o procedimento se destaca por ser minimamente invasivo e permitir uma recuperação muito mais rápida em comparação aos métodos tradicionais”, explica Renato, que, junto com seu colega urologista Gotardo Zini Pinho, vem realizando cirurgias com essa técnica na cidade de Venda Nova do Imigrante. A oferta do HoLEP em Venda Nova é recente, mas já é reconhecida como uma abordagem eficaz, segura e com alta taxa de sucesso e satisfação dos pacientes.
Essa técnica vem ganhando cada vez mais popularidade devido aos seus excelentes resultados e à capacidade de tratar próstatas de qualquer tamanho, com grande precisão e segurança. Segundo o urologista, o HoLEP é recomendado para homens que apresentam sintomas urinários relacionados a problemas prostáticos obstrutivos, tais como aumento da frequência urinária, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, jato urinário fraco, gotejamento pós micção, dificuldade para iniciar a micção, aumento do número de micções no período noturno dentre outros.
A cirurgia HoLEP oferece diversas vantagens, sobretudo pelo fato de ser minimamente invasiva, pois utiliza-se do próprio orifício natural da uretra para realizar esse procedimento, o que resulta num período de recuperação muito mais curto. “É como se a pessoa renascesse para sua próstata, pois remove todo o tecido que cresceu com o passar dos anos, trazendo grande satisfação devido à qualidade de vida que o paciente apresenta após o procedimento” relata o especialista.
“Disponibilizamos em Venda Nova todos os recursos necessários para que os pacientes não precisem buscar grandes centros para tratar questões não só relacionadas à próstata, mas de todo o trato uro-genital”, destaca o urologista.
Rotina e prevenção
Renato Gargano Fabris ressalta ainda uma certa resistência que muitos homens enfrentam para ir ao urologista regularmente, assunto muito ligado a tabus e preconceitos. “Muitos associam a consulta do urologista apenas ao exame de toque retal e à saúde da próstata, o que causa desconforto e vergonha, levando à negligência da saúde preventiva”.
Ele reforça a importância das consultas regulares, que permitem a detecção precoce e o tratamento mais eficaz de problemas de saúde. A avaliação da próstata envolve vários exames e procedimentos, como a biópsia, que coleta amostras para análise laboratorial e cirurgias como a prostatectomia, que pode ser realizada por abordagens laparoscópica ou robótica.
Apesar da demanda ainda ser inferior ao ideal, os números mostram a importância da especialidade em Venda Nova: são cerca de 55 cirurgias por mês realizadas no Centro Cirúrgico do Hospital Padre Máximo, com alto índice de sucesso.
“Os homens precisam se esforçar para estar um passo à frente das doenças e abandonar o estereótipo de que não ficam doentes. Além disso, é fundamental adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e controle do estresse”, orienta.
O papel do urologista na saúde do homem
A consulta com o urologista não é recomendada apenas para homens acima dos 40 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a especialidade deve ser procurada desde a infância e ao longo das diferentes fases da vida masculina.
Faixa etária e recomendações:
- 3 a 5 anos: detecção de criptorquidia (testículos não descidos) e avaliação de fimose.
-12 a 18 anos: acompanhamento do desenvolvimento genital, prevenção e tratamento de DSTs, orientações sobre vida sexual.
- 20 a 49 anos: prevenção e tratamento de DSTs e câncer de testículo.
- 45 a 50 anos: consulta anual para avaliação individualizada e prevenção do câncer de próstata.
- A partir dos 50 anos: tratamento do crescimento benigno da próstata, problemas na bexiga e rins, e prevenção e tratamento de disfunções sexuais.
Atuação: consultório e Centro Cirúrgico do Hospital Padre Máximo
Com uma consulta detalhada que nem sempre inclui somente o exame de toque retal, o acompanhamento periódico com o urologista é uma excelente oportunidade para o homem conhecer melhor sua saúde. “Os exames da próstata são recomendados a partir dos 45 anos e, em casos de histórico familiar da doença, devem começar mais cedo”, informa Renato.
O consultório do médico está localizado no terceiro andar da Solaris Consultórios Médicos, em Venda Nova, atraindo pacientes de toda a Região Serrana do Espírito Santo.
Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2005 e especialista em urologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 2011, Renato atende em Venda Nova há dez anos, com consultas também nas cidades vizinhas de Afonso Cláudio, Ibatiba, Iúna e Domingos Martins.
“Me estabeleci aqui por conta da cultura da população local. As pessoas são comprometidas, levam o tratamento a sério, o acompanhamento é próximo e humanizado e os resultados têm sido fantásticos, o que traz grande satisfação para mim”, afirma o profissional.
Quando a cirurgia é necessária, Renato conta com a infraestrutura moderna do Hospital Padre Máximo, atuando em conjunto com seu colega Gotardo Zini Pinho. As intervenções são feitas com equipamentos de alta tecnologia, permitindo cirurgias complexas, minimamente invasivas, por meio da laparoscopia, técnica frequentemente chamada popularmente de “cirurgia a laser”.






