Português (Brasil)

7ª Exposição Nacional de Orquídeas: setembro florido em Venda Nova

7ª Exposição Nacional de Orquídeas: setembro florido em Venda Nova

Feriado prolongado promete favorecer evento que contará com diversas atividades e palestras voltadas para os amantes e cultivadores de orquídeas

Compartilhe este conteúdo:

O feriado de 7 de setembro vai contar com um atrativo a mais nas Montanhas do Espírito Santo. É que a 7ª Exposição Nacional de Orquídeas de Venda Nova do Imigrante será realizada nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no ginásio de esportes da Escola Fioravante Caliman. O evento contará com diversas atividades e palestras voltadas para os amantes e cultivadores de orquídeas.

Promovida pelos donos de orquidários, Heron Gonçalves e Mônica Costa, e com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, a exposição trará também palestras gratuitas com renomados especialistas no campo das orquídeas. Aloísio Falqueto, proprietário do laboratório de germinação e clonagem de orquídeas, fará a palestra intitulada “Orquídeas: do laboratório ao Orquidário”, no dia 9 de setembro, às 9h. Em seguida, às 11h, será a vez de Fernando Assad, do Orquidófilo, abordar o tema “Combatendo as Pragas que Atacam Nossas Orquídeas”.

No mesmo dia, às 14h, Francisco   Deusvando, um experiente orquidófilo, apresentará a palestra “Cultivando Orquídeas”. Essa última palestra será   no dia 10 de setembro, também às 14h.

Para Heron Gonçalves, as palestras são ótimas oportunidades de colecionadores e donos de orquidários aprimorarem seus conhecimentos. Para o público que admira a planta, passa a conhecer melhor suas características e cuidar de forma mais eficaz das espécies que cultiva em casa.

 

Expositores

Colecionadores de orquídeas do Espírito Santo e de alguns outros estados fazem parte do grupo de expositores e, de acordo com Heron, o evento só acontece graças a colecionadores como Luiz Carlos Caliman, o Lô, e Keko Caliman, ambos de Venda Nova.  Já entre os vendedores, a exposição comercial traz nomes como o Emporium das Orquídeas, Casa das Orquídeas, Flora da Prata, Recanto das Orquídeas, Orquidário Itaúna e Orquidário Itaipava. Os preços das plantas variam de R$ 10,00 a R$ 200,00.

De acordo com Mônica, além de uma grande diversidade de orquídeas, outros tipos de plantas estarão expostos, como as de jardim, cactos, suculentas e rosa do deserto. O perfil do público participante é formado por colecionadores de orquídeas, vindos de diversos pontos do país. “São amantes de orquídeas e o público, que vai para ver plantas diferentes”.

“Muitas plantas belíssimas, uma área de exposição repleta de plantas cobiçadas pelos maiores orquidários do Brasil, a um preço diferenciado e não praticado comumente na região estão entre os motivos para visitar a exposição. O evento vem agregando movimentação turística à cidade e à região, pois os participantes - profissionais, colecionadores e visitantes em geral- aproveitam para conhecer as propriedades ligadas ao agroturismo, comprar os produtos locais, visitar rotas turísticas e outros atrativos nos horários livres da programação que se concentra a partir do meio da tarde dos três dias.

“A exposição de orquídeas faz com que apresentamos as pessoas o que Venda Nova tem de melhor: o clima, propenso para cultivo de espécies exuberantes. Além disso, reforça o mercado local, pois todos os orquidários da cidade e região recebem visitantes e gera negócios. Têm pessoas que vêm com carros próprios para fazer compras e levar para revenda em outras cidades”, finaliza Heron.

 

Serviço:

7ª Exposição Nacional de Orquídeas  Entrada gratuita

Horário de visitação:

Das 15 às 20h, no dia 08/9 (sexta)

Das 8 às 19h, no dia 09/9 (sábado)

Das 8 às 17h, no dia 10/09 (domingo)

Para obter mais informações sobre o evento, entrar em contato com Heron, pelo telefone (28) 99925-0415.

Compartilhe este conteúdo: