Português (Brasil)

5,5 milhões em investimentos para o Hospital Padre Máximo: atendimento cada vez melhor

5,5 milhões em investimentos para o Hospital Padre Máximo: atendimento cada vez melhor

Compartilhe este conteúdo:

Em tempos de escassez de recursos, o Hospital Padre Máximo, de Venda Nova continua tendo em um de seus pilares financeiros e morais a colaboração da comunidade, que faz doações de diferentes formas: dinheiro, alimentos e ações, como trabalhando voluntariamente em eventos geradores de renda a serem doadas às instituições. A mais nova modalidade, as lives, também têm contribuído com essa corrente de solidariedade.

Com necessidade de grande aporte financeiro, o Hospital tem com o aliado nos últimos anos o deputado federal Evair de Melo, filho da região, e com fortes ligação com Venda Nova. Evair sempre ressalta que diferente da grande maioria que muda para Vitória após eleito, fez questão de continuar morando em Venda Nova e também manter aqui o domicílio eleitoral.

Sua visão ampla sob o funcionamento do sistema econômico e social permite uma leitura sobre a importância do Hospital sob diferentes pontos de vista. A unidade agrega qualidade de vida e é um dos fatores que pode ser citado no fortalecimento da região como destino turístico, pois em tempos de pandemia (principalmente) é um conforto saber que se está indo para um lugar servido por um Hospital que funciona tão bem e ainda conta com 10 leitos de UTI. “Todos precisamos internalizar que o Hospital Padre Máximo faz bem para o povo de Venda Nova, em diferentes sentidos. Congressos e diferentes eventos de grande porte podem contar com essa estrutura como um fator de segurança a mais para atrair esse público”, diz o deputado.

“Ter um hospital descente é pedra fundamental para garantir dignidade de uma região. Estrutura de saúde eficiente é fator determinante na tomada de decisão para se desenvolver um território”. Para Evair é essa a visão que precisa ser fortalecida e assim muitos passarão a enxergar a manutenção da unidade como um investimento, um bem.

Evair ressalta as raízes do Hospital, como ele foi construído, como um verdadeiro patrimônio local. “Com 61 anos de existência, a história de assistência humanitária e voluntariado do Hospital Padre Máximo nasceu da união da comunidade que, diante da necessidade de assistência à saúde da comunidade de Venda Nova do Imigrante, uniu forças e ergueu o primeiro pavimento do hospital em um terreno doado pela família Zandonadi”, rememora.

Ele ressalta a importância regional do Hospital em Venda Nova. “O Hospital oferece, com primor, assistência médica de urgência e emergência, 24 horas por dia, a uma população de cerca de 180 mil pessoas, já que atende não só aos moradores locais, mas também das cidades vizinhas e pacientes de eventuais ocorrências na BR 262”.

Evair reconhece a constante busca pela excelência do Hospital que trabalha para atender à demanda e ampliar os serviços, realizando melhorias contínuas na estrutura física, na operacionalização dos serviços e investindo em gestão hospitalar e em avanços tecnológicos. “E, para isso, conta com várias fontes de recursos, como os repassados pelo meu mandato, por meio de emendas individuais impositivas ao Orçamento da União”.

Na visão de Evair, infelizmente, no passado, o Hospital Padre Máximo foi regionalizado de uma forma irresponsável, sem a garantia de investimentos para que o mesmo

Evair de Melo, deputado federal.

pudesse prestar esse bom serviço. “Enxergando essa situação e por acreditar no potencial de nosso hospital, desde o início do meu mandato, destinei quase R$ 5,5 milhões ao Hospital Padre Máximo. Entre 2015 e 2020, estes recursos foram destinados para a aquisição de equipamentos hospitalares, custeio (manutenção do dia a dia da   Saúde) e aquisição de equipamentos não hospitalares”.

De acordo com Evair, ele está em plena articulação para formalizar a indicação de mais R$2 milhões para custeio e manutenção da instituição. Parte dos recursos  anteriores já foi revertida para a compra de equipamentos necessários para a implementação de 10 leitos de UTI e para a reestruturação da lavanderia. “Sabemos da importância do custeio, por isso essa busca de novos recursos com essa destinação’’.

Entre os equipamentos adquiridos pelo Hospital com os recursos estão ventiladores pulmonares pressométrico, desfibrilador externo, camas, além de lavadora ultrassônica, lavadora termodesinfectora, calandra de alta produção, centrífugas de roupas e secadora de roupas hospitalares.

“Acredito que em torno de uma boa estrutura hospitalar cria-se um mundo de oportunidades: farmácias, laboratórios, serviços médicos, variedades e prestadores de serviços, fazendo assim o Hospital ter uma importância além suas paredes”, diz se referindo às oportunidades para geração de riqueza e oportunidade de trabalho.

Algumas conquistas também se devem à forte presença do Hospital. Para Evair, a decisão de se instalar os bombeiros e Samu na região tornou-se possível pela presença do Hospital Padre Máximo e dos serviços que a unidade presta.

“Como é sabido, recentemente o Hospital se reposicionou com a implantação da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Antes de completar um ano, que será em julho, devemos atingir o números de 500 pessoas que utilizaram os seus serviços. A UTI traz para o HPM a possibilidade de cirurgia de risco, aumento de procedimentos especializados, partos de risco e outros. Para Venda Nova isso significa novos especialistas, oportunidades, entre outras benesses.  Essa foi uma decisão corajosa que nós assumimos com a diretoria e com a comunidade”, observa.

Evair vai mais longe e afirma acreditar na regionalização da assistência à saúde da população capixaba e destaca o Hospital Padre Máximo como unidade fundamental para que o nosso Estado do Espírito Santo alcance essa meta na Região Serrana.  “Venda Nova é um município geograficamente bem localizado. Sua posição é estratégica para a circulação de pessoas em busca de serviços e bens. Não seria diferente com o Hospital e os serviços de saúde que se ampliam em seu entorno”.

Por todas essas avaliações, Evair diz que grande parte dos recursos que destina são voltados para a área da saúde. “Entendo que é preciso dar mais qualidade ao atendimento dos capixabas, na média e na alta complexidade, reconhecendo as carências e necessidades de cada região.  Acredito que, quanto maior a estrutura dos hospitais do interior, melhor será a qualidade de vida da população, que não vai depender tanto dos hospitais da Região Metropolitana”.

Ele conclui dizendo que é por isso que continuará a priorizar os repasses de emendas individuais ao Hospital Padre Máximo. “Para que o atendimento à população de Venda Nova do Imigrante e dos municípios vizinhos continue melhorando a cada dia”.

Compartilhe este conteúdo: