Português (Brasil)

43ª Festa da Polenta, ‘O Recomeço’

43ª Festa da Polenta, ‘O Recomeço’

Com uma programação enxuta, evento será promovido em um único final de semana

Compartilhe este conteúdo:

Agora está marcado no calendário: nos dias 12,13 e 14 de novembro Venda Nova volta a reviver as emoções de uma Festa da Polenta. A 43ª edição escolheu como tema ‘O Recomeço... Nella Cucina Della Nonna’ em razão da crise sanitária da pandemia do covid 19 ter limitado a programação do ano passado ao modo 'live' e este ano ainda pairar dúvidas sobre a liberação de público por parte do Governo do Estado.

Mesmo diante do cenário, a diretoria da Associação Festa da Polenta - Afepol está confiante e já lançou convites e a programação. Todos os elementos típicos estarão presentes no evento: culinária, vestes, música e dança, distribuídos nos três dias do evento.

Depois da abertura oficial de sexta-feira (dia 12 de novembro), haverá Desfile de Eleição da Rainha, este ano com sete candidatas, todas vestidas tipicamente. “Temos um guarda-roupa rico em vestes que serão usadas, garantindo a beleza das meninas e do espetáculo que sempre foi o Desfile”, afirma Rosimeire de Aquino Falqueto, diretora cultural da Afepol.

Três tombos da polenta- um em cada dia- estão garantidos na programação oficial. Quinta-feira promoverá um extra para abastecer a cozinha na sexta-feira à noite, que tem show no palco principal. “Predominarão shows com artistas locais e regionais, com exceção do Ragazzi dei Monti, que vem do Sul, e o Álvaro Nobre, de Cachoeiro, que está fazendo muito sucesso em suas apresentações. O Ragazzi, que é tão apreciado pelo frequentador da Festa, topou o desafio e acredito que vai levantar o público em seus dois shows”.

No sábado pela manhã vai ter Desfile Típico pelas ruas de Venda Nova. O destino continua o mesmo, o Centro de Eventos, porém com uma novidade: todos deverão portar a pulseira de controle de público (uma exigência das autoridades sanitárias). Será cobrada uma contribuição colaborativa no valor simbólico de R$10,00 (antecipado). A cozinha já estará com os pratos típicos prontos aguardando o visitante. O almoço começará a ser servido por volta das 11 horas. A programação cultural se estenderá até as 16 horas, quando os portões serão fechados para reorganização do espaço.

Serão cinco horas de programação em cada turno da Festa: sexta à noite, sábado-dia, sábado-noite e domingo ao dia. A reabertura dos portões sábado à  noite será às 20h30. Além de um Tombo da Polenta, vai contar com o aguardado show do Ragazzi dei Monti, sendo que o show principal será o de Álvaro Nobre.

A programação de domingo começa com a tradicional Missa na Matriz, seguido da cantarola da ‘Missa das Dez’, já no Centro de Eventos. O almoço começará a ser servido por volta das 11 horas e vários atrativos culturais, como a virada do açúcar do Senhor Ambrósio Falqueto, dança com o Gruppo di Ballo Granello Giallo, dentre outros, farão a alegria do público. O último show encerrará às 17 horas.

Toda a programação vai se concentrar nos galpões, sem a montagem do Armazém da Polenta, da Casa da Nonna e do Paiol do Nonno. ‘O Recomeço’ é a palavra de ordem, é o sentimento deste momento de pandemia vivido por todos e flexibilidade foi a equação da diretoria para conviver com as incertezas que o cenário impõe. “Se liberar a portaria, o público extrapola o permitido, hoje previsto em 5 mil pessoas. Cada mudança envolve uma série de ações das quais o tempo não permite cumprir. A diretoria da Festa teve apenas quatro semanas para organizar tudo, desde legalização, assembleia, voluntários, patrocínios, programação, definição dos custos, dentre outras ações que são fundamentais para o bom andamento da Festa”, explica Paulo Mazzoco, presidente da Afepol.

O famoso prato típico centralizará o cardápio da cozinha, que vai preparar porções de polenta, linguiça, frango e macarrão, sozinhos ou combinados entre si.

 

Compartilhe este conteúdo: